Racismo? Sim? Não? Talvez? De vez em quando?

Estive a ver o filme Crash (Colisão), e esta problemática que sempre está ao de cima, veio-me novamente ao de cima (estão a imaginar a problemática a boiar no meu cérebro, tal como um corpo morto a boiar na piscina, certo? Não?…Então deviam, é parecido).

São ou não racistas? Pensem nisto sem complexos. Não há problema em dizer “ya, matem-nos todos, só andam aí a fazer porcaria”, mas também não há problema em dizer “odeio quando generalizam quando há tantos pretos (falemos em pretos para simplificar, pode substituir a palavra pretos, por amarelos, encarnados, azuis, verdes (não, não era uma alusão às três cores futebolísticas, podem sempre aparecer por aí uns extra-terrestres verdinhos e também é importante pensar se vamos ser racistas com eles, não é?). Como ia dizer antes de me perder com as cores do parêntesis, podemos também pensar: “não generalizem que há aí tantos pretos a trabalhar seriamente, e que são excelentes pessoas.”

E quem é que está certo no meio disto? Na minha humilde opinião de branca, ninguém. (não estou a dizer que é melhor que qualquer outra, mas pelo menos se odiarem a opinião podem saber de que cor ela vem…)

A verdade é que o racismo está, e estará sempre presente nas nossas vidas. Vamos imaginar-nos a entrar num autocarro onde só existem dois lugares vazios: ao lado de um branco com mau aspecto ou ao lado de um preto com mau aspecto…hmmm hmmmm (provavelmente metade de vós vai dizer quem nem repara se é branco ou preto e se senta num banco qualquer…estes são teoricamente os não racistas, a outra metade…assume-se racista (ou diz que não gosta do cheiro…). E depois há aqueles que dizem que não reparam, mas por via das dúvidas ficam ao lado do branco).

E agora imaginemos outra situação. Temos um senhor, coitado, que já foi vítima de assaltos, violência (insiram aqui os actos terríveis que vos apetecer), sempre por pretos… O homem odeia pretos, bolas! É racista?

E agora imaginemos um senhor negro, também ele vitima de actos horríveis, sempre por brancos… Será que ele odeia brancos?

Fica a ideia que há mais brancos a odiar pretos, do que pretos a odiar brancos… Será simplesmente uma questão de quantidade? Ou odeiam-se igualmente?

Homens e Mulheres por vezes também se odeiam… (esqueçamos os actos sexuais envolvidos aqui no meio e a temática Sexo a Preto e Branco fica para um outro post….).

Benfiquistas e Sportinguistas as vezes também se odeiam…

Racismo?

O Racismo existe ou é simplesmente uma explicação para os nossos ódios, tal como tantas outras? (a violência domestica, o divórcio, as brigas na bancada de um estádio de futebol…)

Fica a proposta de pensarem um pouco nisso…

Psicologicamente negro…

9 Respostas to “Racismo? Sim? Não? Talvez? De vez em quando?”

  1. Parvo Na Cadeira Says:

    O rascismo existe, isso é um facto.

    Mas o que não pode haver é o exagero de quando um branco bate num preto ser racismo e quando é o contrário já não o é.

    Pode até ser que o motivo do arrufo nem seja racismo, mas se alguém de uma raça bate em alguém duma minoria (minoria já não será bem o termo lol) é racismo as pessoas levam logo tudo para aí…

    É como falar em tomates e as pessoas levarem para outros sítios a conversa.

    É rídiculo.

  2. psig Says:

    isso dos tomates não comento =X

    Mas as minorias são sempre vistas como “os coitadinhos”, e depois o racismo, muitas vezes, acaba por ser criado a partir dai…

    Nem sempre se sabe é distinguir quando é racismo, ou quando é simplesmente um problema entre pessoas, como tantos outros que nada têm a ver com racismo…

  3. Psicologicamente… » Sexo a Preto e Branco Says:

    […] E como sequela do racismo, fica uma questão pertinente… […]

  4. Carla Says:

    Pois realmente nem sei o que dizer em relação às minorias sociais, se bem que esse assunto é bem relativo, visto ao espaço geográfico onde nos encontramos no momento. Por exemplo aqui na Europa pertenceriamos à raça branca….enquanto que na América pertenceriamo-nos à minoria Latina….Fica a dúvida!!??

  5. psig Says:

    Provavelmente invertem-se mesmo as posições consoante somos maioria ou minoria (portanto, consoante o sitio onde estamos..)

    Não será uma questão de raça, mas sim de número?..(também fica a dúvida..)

    Obrigada pela visita e pelo comentário.

  6. contafantasma Says:

    Sim, tens toda a razão quando dizes que o racismo é só outra forma de expressarem os ódios.

    Acho que todos somos potencialmente racistas, no sentido em que todos desconfiamos das coisas diferentes. E aquilo é uma diferença óbvia, a cor.

    A questão é, se faz sentido. A minha resposta lógica, desde que me conheço, é não.

    Mas a minha experiência, no 8.º ano numa escola numa zona “mais negra” da cidade, fez-me temê-los, e metê-los numa classe.

    Irónicamente, vim a “trabalhar” nessa mesma zona mais tarde, e ter de estar bastante tempo com 90% de pessoal maioritatiamente escuro. O meu veredito?

    Nada a apontar! É mesmo só uma questão de hábito.

    O resto respondo-te no outro post😉

  7. psig Says:

    Se calhar muitas das coisas que sentimos, como esses ódios irracionais, são mesmo assim: ilógicos.. mas não deixam de existir pla sua falta de lógica😉

    tks plo comment ^^

  8. Robo Says:

    Racismo eu penso assim: Ninguem é perfeito para ninguém dai surge o preconceito gerando cada vez mais odio e vingança.

    Sofro preconceito todos os dias da minha vida, só quando saio de casa claro hehehe.

    Mas assim todos sempre acaba sendo vitima de racismo e outros preconceitos que existe graças as pessoas ignorantes que temos em nossa sociedade.

    “Não ser perfeito gera preconceito”

  9. psig Says:

    Pois, e como ninguém é perfeito..lá está…


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: