Vida de Surfista!

E como o prometido é sempre devido (e deve-se mesmo quando não se comprou nada) cá fica um post sobre surfistas. E porquê esta raça? Porque é tão digna de referência como qualquer outra!

Por vezes é uma raça que passa despercebida… (especialmente para quem vive no interior. De repente surgiu-me uma vontade imensa de viver no interior, porque terá sido?).

Ora, cá ficam os 10 princípios essenciais de como identificar um surfista:

1. Há três hipóteses: ou têm dinheiro suficiente e têm uma segunda casa ao pé da praia, de facto moram ao pé da praia (sendo essa a sua única casita…) ou andam sempre em viagem em busca de ondas.

2. Armam-se em garanhões, mas se tiverem de escolher, preferem sempre “uma boa onda”, do que “uma boa gaja”.

3.Há 99% de probabilidades de se encontrarem com uma peça de roupa da marca “Billabong” ou com uma prancha na mão. (sendo que há 90% de probabilidade de ambas as coisas ao mesmo tempo).

4.Grande parte desistiu dos estudos (ou está em vias de chumbar mais um ano). Os que não o fizeram estão em vias de deixar de surfar.

5. Sabem o vocabulário específico relativo ao surf na ponta da língua, mas muito do restante vocabulário fica repetidamente debaixo da língua…

6.A primeira coisa que fazem quando se levantam (isto quando já estão perto do mar) é ir ver se há ondas. (assim que amanhece).

7. A sub-raça beto-surfista (será redundante?) circula a grande velocidade exibindo a sua grande prancha no tejadilho do seu grande carro.

8. Por seu lado a sub-raça beto-wannabe-surfista (diferencia-se da anterior pela falta de posses monetárias, mas são também eles da cidade), circulam a grande dificuldade com as pranchas no interior dos transportes públicos. (para exemplo: basta observar a paragem no Campo Grande dos autocarros Lisboa-Ericeira).

9. Gostam de andar em bandos e têm um café onde se encontram regularmente para beber e jogar às cartas.

10. Fim-de-semana + Noite = Bebedeira de Caixão à Cova (mas geralmente não acabam a noite mesmo no caixão, resistindo para uma manhã seguinte de surf ressacado).

Ressalva: As regras não se aplicam, na sua maioria, a algumas pessoas que praticam surf esporadicamente, mas sim aos que se dizem verdadeiros “surfistas”.

Ressalva 2: É um estereótipo como tantos outros. Não se ofendam os surfistas meus leitores, pois provavelmente são a excepção à regra!

Ressalva 3, adenda da ressalva 2: Odeio generalizações, really.

Psicologicamente Surfista… (NOT!)

53 Respostas to “Vida de Surfista!”

  1. Parvo Na Cadeira Says:

    Surfa seguro. Diz não às ondas! Viva a net =X

    Ficaste com pózinho a surfistas? =X

    • Felipe Says:

      esta comparação de surfistas esta completamente, e absurdamente enganada… esta visao de que surf e coiza de folgado, vagabunda e muito ultrassada. claro que existem os surfistas vagabundos, maconheiros etc. Assim como axistem advogados, medicos, entre outros assim tambem. Mas o verdadeiro surfista, gosta de estar em contanto com a natureza, aprende a respeita-la, e outra coiza nao tem somente o lado ecologico, mas os reais surfistas sao aqueles que querem relaxar, curtir a vida pois ela e uma só… Nao necessariamente como voce diz.
      SOU SURFISTA E DIGO COM ABSOLUTA CERTEZA…
      Se todo o mundo surfasse estariamo em um Mundo muito melhor… sem poluição e a maioria dos problemas globais de hoje em dia

  2. psig Says:

    loli

    já tinha=P

  3. Glu Glu, Sou Um Perú! Says:

    9. Gostam de andar em bandos e têm um café onde se encontram regularmente para beber e jogar às cartas.

    10. Fim-de-semana + Noite = Bebedeira de Caixão à Cova

    OMG.. serei surfista!? NOOOOOOOOOOO..
    😮

  4. Beamtai Says:

    Lá pelo meio do sarcasmo do teu post encontrei algumas verdades, sendo eu um praticante da modalidade revejo-me nalgumas delas! :p
    Infelizmente, a imagem passada do surfista é a do “animal calão”, q só fala “jabão”, quando que na realidade apenas alguns elementos desta “raça” seja realmente assim, aliás, como em qq outra “raça”.
    Gostei do teu blog, hei de continuar a passar por cá;)

  5. Charlotte_gray Says:

    Aqui há gato😉

    Mas confesso que até achei piada à tua caricatura dos “surfistas”🙂

  6. bluesboy Says:

    Re: Ressalva 3

    Psicólogo que se preze gosta de generalizações😛

  7. bluesboy Says:

    Ah! Tks por adicionares o meu blog ali na sidebar😀

  8. psig Says:

    Glu Glu –> só por esses dois pontos não és =D loli

    Beamtai –> Obrigada pela visita e pelo comentário=)

    Charlotte –> ah ah minhau tks ^^

  9. psig Says:

    Bluesboy, mas eu vou pertencer à categoria dos que não se prezam =D
    Mas até não… há que ter cuidado com os “rotulos” =x

    tks por teres adicionado no teu tb=)

  10. CountessVampire Says:

    8. Por seu lado a sub-raça beto-wannabe-surfista (diferencia-se da anterior pela falta de posses monetárias, mas são também eles da cidade), circulam a grande dificuldade com as pranchas no interior dos transportes públicos. (para exemplo: basta observar a paragem no Campo Grande dos autocarros Lisboa-Ericeira).

    so damn true… LOL
    tou como ali o Glu Glu :X caixao a cova e cartas\o/

    *Anyway, conheço um surfista muito giro… mas é surfista :X temos pena lol*

    ;**

  11. psig Says:

    xD

    looooli com sorte é a excepção à regra😉

    **********+

  12. acrisalves Says:

    LOL realmente, y LOVE surphista… (yeah, eu sei que não se escreve assim :P)

  13. psig Says:

    LOL xD mto=x loool

  14. k Says:

    isso é preconceito teu que eu sei. Mas pensava ue eram só bodyboarders😛

  15. Glu Glu, Sou Um Perú! Says:

    Hey Countess, Eu sou surfista e não sou giro!😀 (ou seria ao contrario?)
    anyway.. Olá😛

  16. lunawinter Says:

    Ressalva 3, adenda da ressalva 2: Odeio generalizações, really

    então nao podes ir pelo método esperimental, pela “generalização de resultados”… ou será que vais pelo clínico?

    desculpa, acabei de fazer exame a psi

    blearghh

  17. psig Says:

    LOLOLOL luna!!

    Tenho sempre muito cuidado nessas generalizações sim… no entanto acho que servem muitas vezes para termos guias para entender certos fenomenos=P

    Espero que tenha corrido bem=P

  18. ISRAEL Says:

    legal o quer vc fazem

  19. Estilo de Vida dos surfistas « Sun Surf & Software Says:

    […] Várias vezes ao longo dos últimos meses, planeei começar um blog. No entanto com tantos assuntos na mente torna-se complicado escolher o primeiro tema. Ao ler o post https://psig.wordpress.com/2006/07/18/vida-de-surfista/ resolvi também escrever um para esclarecer os leitores daquele blog que podem ter ficado com ideias erradas sobre o estilo de vida dos surfistas.. […]

  20. Parvo Na Cadeira Says:

    É incrível como hoje em dia por dorzita de cotovelo se criam blogs inuteis. aconselho-vos a não seguirem esse link do surf. É só diarreia verbal (ou teclal praí) causada pela negação duma realidade e ainda há a lata de mascarar isso como “preconceito”.

    É uma palavra que puxa a atenção, mas raramente é bem empregue😛

    Adicionar à lista: surfistas são attention whores.

  21. zé pi Says:

    diria mais…

    factor f é uma diarreia crónica…

    sem comentários

  22. José Guilherme Moreira Says:

    Sinceramente, não faço ideia se a autora do «post» em questão tem ou não razão na análise que faz. Na verdade, penso que poucas vezes me preocupei sequer com tudo o que afirma. Só sei é que faço surf há quase 30 anos e que continuo «stoked» como quando era um miúdo (e confesso que na altura acordava a pensar nas ondas, dormia com a tábua ao lado, baldava-me às aulas para apanhar ondas, sonhava com viagens de surf e preferia claramente boas ondas a «miúdas boas»…)

    Talvez me tenha preocupado a sério uma vez com o facto de ser surfista. Foi quando percebi que tinha demorado 8 anos para tirar uma licenciatura de apenas 5… Mas mesmo aí, quando tive de fazer as contas, cheguei à conclusão de que (por causa da minha paixão pelo surf) tinha conhecido nos anos lectivos perdidos quase duas dezenas de países em 4 continentes. Para os meus colegas iniciais de curso que fizeram a licenciatura a eito, sou muito capaz de ter feito figura de burro… Que se lixe… Sabe o que é que eu lhe digo, cara «blogger»? Cada dia que passa me parece mais acertada a troca que fiz…

    Embora não a conheça, fica desde já convidada para um dia a fazer surf. Se eu lhe apresentar o meu grupo de amigas e de amigos (alguns deles praticam surf, outros não…) e você souber aproveitar um dia diferente na praia e se arriscar a fazer surf, vai ver que no final da experiência o que menos lhe importará é preocupar-se com o que disserem de si. Vai uma aposta que mudará radicalmente de opinião?

    Cumprimentos,
    José Guilherme Moreira
    webmaster@feiradaladra.net

    P.S. Permita-me ainda deixar aqui um convite para si e para todos os seus amigos: venham descobrir um site que eu desenvolvi com alguns amigos (sim, até porque o surf não é tudo na vida…) e que queremos que se mantenha sempre fiel ao espírito de uma verdadeira feira da ladra, gratuito e aberto a todos (http://www.feiradaladra.net)

  23. Psicologicamente... Says:

    São opções de vida, como quaisquer outras, onde não há o “certo” ou o “errado”, simplesmentes coisas que uns fariam e outros não =) O que importa é nos sentirmos felizes com isso…

    O post, foi “uma caricatura”, digamos assim😉

    Quanto ao convite, obrigada, mas dispenso, pode-se dizer que não tenho muita “afinidade” com o mar.

  24. herculanodacosta Says:

    …”pode-se dizer que não tenho muita ‘afinidade’ com o mar”?????
    hi hi hi
    já vou dormir melhor hoje!… há mt tempo k não ouvia uma destas tão gira…!

  25. sobral Says:

    faço tudo isso menos anda d onibus

  26. Yeahh... Says:

    Surfer q se preze nao fika na net discutindo djow…

    Bora p aguaaaaaaaa…..

    Quebrano a valaaaaa

  27. CaaaLLL Says:

    Lol !

    comoo ummm Peixeee ;D

  28. mariana Says:

    e voces basofes do caralho so sabem discriminar os outros..

  29. Preconceito não Says:

    É muito engraçado como hoje em dia as pessoas têm mania de falar e julgar outras pessoas e não olham para os próprios erros.
    Observem o erro da pessoa que escreveu as 10 regras:
    “Ressalva: As regras não se aplicam, na sua maioria, a alguma pessoas que praticam surf esporadicamente, mas sim aos que se dizem verdadeiros “surfistas”.
    Porém, a forma certa seria:
    Ressalva: As regras não se aplicam, na sua maioria, há algumas pessoas que praticam surfe esporadicamente, mas sim aos que se dizem verdadeiros “surfistas”.
    Meu bem, para começar “a” se refere ao verbo haver, em segundo “alguma” é plural e em terceiro é “surfe”,pois vc não está nos EUA e sim no Brasil!!!
    Que tal a partir de agora começar a parar de julgar as pessoas e começar a observar seus próprios erros???
    E depois tem a cara de pau de dizer que surfista que não vai à escola…huahuahuahuuah….essa é boa….
    Talvez se vc convivesse mais com eles, saberia escrever melhor”!!!!!

  30. Psicologicamente... Says:

    ROFL! vá aprender Português, meu caro. Eu não estou no Brasil não =p

    Não deixa de ser engraçado, ter-se dado ao trabalho de percorrer o post, para encontrar um erro de typing (a falta do s no algumas).

    Não estava a dizer que “Existem algumas pessoas que …” isso sim, seria “há” do verbo haver.
    Estava a dizer que as regras não se aplicam “a” algumas pessoas.

    Pensar antes de falar, hein😉

  31. jabson Says:

    >0o° lol estereótipo , brincadera !..
    Fim-de-semana + Noite = Bebedeira de Caixão à Cova ..
    ~//> :p vou ser surfista por isso ..

  32. Sandra Says:

    É melhor ser um surfista, loiro, bronzeado, lindo e burro que aproveita a natureza, as ondas e as festas do que um psicologo frustrado que escreve num blog… -.-‘

  33. Margarida Says:

    “É melhor ser um surfista, loiro, bronzeado, lindo e burro que aproveita a natureza, as ondas e as festas do que um psicologo frustrado que escreve num blog… ” concordo plenamente.

    E é lógico que me ri com este post, porque enfim, convenhamos é verdade.

    Mas vamos lá ver desde o número 1

    1- é lindo viver ao pé do mar

    2- os surfistas não sabem escolher entre uma boa onda ou uma gaja boa, se lhes fizeres esta pergunta eles ficam um bocado à nora (claro os que não são wannabes)

    3- Billabong, Hurley, Rip Curl, Roxy, Quiqsilver, Volcom. São marcas com coisas girissimas

    4- Todos os meus amigos surfistas são responsáveis quanto aos estudos eu também sou muitissimo responsável(essa de surfista delinquente já está um bocado “out”)

    5- Qual é o problema da linguagem? Aposto que não sabes o que é sequer um take off, um aereo, cut back, o que é o leash.

    6- é maravilhosos acordar todos os dias de manhã e olhar para as ondas. P’ra mim não há remédio melhor

    7- Para os wannaves estou-me pouco lixando

    8- Para os que circulam nos autocarros lisboa ericeira, eu acho muito fixe mesmo dá mesmo pinta daquilo que se é

    9- É FANTÁSTICO TER AMIGOS PERCEBES????

    10- Se formos responsáveis e soubermos fazer as coisas como devem ser feitas hão de me explicar qual é o problema de apanhar uma bebedeira de caixão à cova ou até mesmo esfumaçar um bocadinho a seguir a uma surfada

    Os surfista vivem em paz, têm muita pinta e divertem-se!
    Por tudo isto sou surfista , e sim sou loira e sim sou bronzeada e sim sou bonita! (precisava de dizer isto desculpem lá), e adoro os da minha espécie.

  34. q viadagem Says:

    q viadagem ……….

  35. Brunin Bodysurf Says:

    Porra ai, vai todo mundo ai toma no olho do cu, sabe pq, eu sou surfista e estou cursando engenharia de petrólio e gás……………….. iai?
    meu vocabulário? normal.
    ando em grupo? ando, sabe pq? pq eu poço, pq? eu tenho amigos!
    ==================

    vcs tem é inveja dá gente, pq voces não param de fik criaticando os outros e vão caçá uma buceta!

  36. bruno yago schmidt Says:

    vcs são tudo uns mané!!! se nao sabe, entao é melhor fica quieto mano!
    isso se chama inveja, falta de mulher!!!
    vão faze alguma coisa q preste!!

  37. miguel Says:

    És uma treta ao publicar artigos assim, nem todos os surfistas são assim, muitos nem sequer concordam contigo e tenho acerteza que se muitos lessem o que tns aqui gostariam imenso de ter uma conversinha contigo, pois para qe fiques sabendo estou na universidade, sou um surfista muito dedicado, ou seja, ando em constante procura pelo onda perfeita, não gosto nem de alcool nem de drogas, contrariamente ao que muita gente diz, faço parte de um grupo de surfistas, que nos intitula-mos locais sobre uma certa praia e procuramos manter a harmonia entre todos coordenando os menos experientes no mar, cuidando da praia e divertindo-mo-nos ao fazê-lo, e não é necessáriamente uma estadia num café até á noite em que bebemos até cair para o lado.
    Na minha opinião deverias de reformular este artigo, pois no ponto de vista de muitas surfistas, está de longe, correcto.

    Cumprimentos,

    MIGUEL ÂNGELO

  38. miguel Says:

    E para terminar, que me esqueci de escrever, andamos muitas vezes em grupos porque nós sabemos o que são amizades verdadeiras, a camaradagem, o ser leal e compreensivo, o estar atento ás ideias de outrem e até por as nossas próprias ideias em debate uns com os outros, somos muito preocupados uns com os outros, pois, como referi a pouco, sabemos de facto o que são amizades verdadeiras.
    E quando falares em surfistas, por favor, pensa antes de falar, testa primeiro as tuas teses, prova-as e tentar argumentar correctamente, olha eu como surfista que estou na Universidade, digo-te para ires novamente estudar e acabares com uma boa média para tentares compreender tudo o que escrevo, porque ao escreveres este artigo, só demonstras que a tua burrice é tante que, secalhar tu é que deixastes de estudar.

    Cumprimentos,

    MIGUEL ÂNGELO

  39. quebra Says:

    isso é tudo inveja e dor de corno bacano pice and surf fui

  40. susana Says:

    Conconrdo plenamente com isso , de facto um verdadeiro surfista , pelos muitos que conheço e genericamente isso que fazem ; )

    Xau * Bom ano 2010 , Boas Ondas

    • LMEC Says:

      isto é só rir para não chorar. Como em tudo há todos os generos. Mas uma pessoa pode ser executiva e ir todos os dias ao mar em vez de ir ao ginasio como grande parte das pessoas e continuar dentro de 4 paredes e tomar uma data de quimicos para ficar em forma mais rapido. Tambem é melhor ir passear para o centro comercial num dia de sol. Tambem é melhor deixar o filho a jogar playstation e comer macdonalds em vez de praticar um desporto como surf. Tambem é melhor deixar os miudos de 14anos irem sair á noite apanhar bebedeiras e fumar ganzas do que levantar cedo e apanhar uma onda as 7h. Abraços a todos

  41. Pacheco Says:

    ESSE CARA TA VIAJANDO TOTAL EM ESCREVER UM PORCARIA DESSAS, COM CERTEZA DEVE SER UM CUZAO QUE VIVE BATENDO BRONHA.

    SURF É UM ESTILO DE VIDA SEU VIAJAO, E COM CERTEZA MUITOS QUE PEGAM ONDA TEM MUITO MAIS CABEÇA, QUE MUITO NERD CDF DA PORRA.

    EU SOU ENGENHEIRO CIVIL, E PEGO ONDA TODO DIA, E A MAIORIA DOS MEUS BROTHERS SAO SURFISTAS, ALGUNS ATÉ PROFISSIONAIS. E NÃO DIFERENCIO NGM, POIS O SURF É UM ESPORTE E UMA PROFISSAO.

  42. lívia Says:

    Pisicologicamente ..ÍDIOTA..

  43. Inês Says:

    olha ta calada , sou tas a falar no masculino e poracaso a pessoas que trabalham para irem para o surf como eu !! Eu surf a 2anos e tudo o que dixes te até agora é mentita so o n*3 e se nao es surfista pq fizes te isto se eu chamase ca os meus amigos a este site ele faziam aqui um senario portanto acho melhor teres cuidado com a linguagem !!

  44. fabio Says:

    Pra falar de surf, tem que sentir o surf, arriscar ser feliz…
    O surf realmente não é tudo, mas falando em prazer e um estilo de vida q poucos tem, de acordar as 5 da madruga esperar amanhecer frente ao mar e ter a certeza que será um dia perfeito de surf…
    É exatamente como a maioria das pessoas que acorda em um fim de semana e vai jogar seu futebol, correr, nadar ou uma simples e prazerosa caminhada é assim, simples assim…….Mas o surf pra mim vai além…
    Além até de comentários preconceituosos…..
    Seja feliz, venha surfar!!!

    Fábio R. Rocha


Deixe uma Resposta

