MSN vs IRC – Duelo de Titãs

Hoje resolvi falar-vos desta luta incessante entre estes dois meios de comunicação! Todos os que frequentam regularmente a Internet há uns aninhos, sabem que nessa altura o IRC era o meio de comunicação por excelência. Era rara a pessoa que não tinha o seu canal, muitos dos canais estavam sempre cheios e conversa não faltava. (Vou abstrair-me de comentar a típica conversa de engate, talvez o faça noutra altura). Entretanto surgiu o grande boom do MSN e foram muitos os que foram passando a deixar de frequentar o IRC (basta pensarmos na quantidade de nicks sempre ocupados na altura, e na facilidade actual de usarmos o que primeiro nos vier à cabeça).

Porquê esta mudança?

– As pessoas estavam realmente fartas de desconhecidos a meter conversa em pvt com o mesmo vocabulário de sempre “idd? Nome? dd tcl? Bla bla”… isto para não entrar por exemplos mais obscenos.

– E as vantagens do MSN: ter uma lista restrita de pessoas, em vez de nos sujeitarmos a quem possa entrar num determinado canal que nem é nosso. É de facto um ambiente mais privado, e não esquecer que está cheio de mariquices: a possibilidade de userpic, das frasezinhas, de smiles todos coloridos, etc, etc. Além disso temos uma facilidade diferente de ver directamente as pessoas a entrar e sair da net, apesar de isto já ser possível pela notify no IRC. O MSN tornou-se numa marca de identificação do estado de ligação de cada um: ao ligar a net, imediatamente (ou até automaticamente), deixamos ligar o MSN. No IRC é diferente: ligamo-lo quando nos apetece conversar.

E agora, passados uns anos de uso do MSN. O que mudou novamente? Cada vez mais se nota a necessidade de regresso às origens. Alguns canais ressuscitaram apesar de não terem retomado nem metade da actividade de outrora.

Quantos de vós se encontram fartos de listas de cento e tal pessoas no MSN em que só falam regularmente com umas 10? E a nostalgia de grandes conversas em canais de amigos, quem as sente?

E no meio do duelo, surgem outros intermediários, um deles gritando “google talk, google talk”!

Psicologicamente Comunicativa…

23 Respostas to “MSN vs IRC – Duelo de Titãs”

  1. Parvo Na Cadeira Says:

    google talk é simplezito e tal, mas é um msn abixanado lool

    irc ftw ^^

    VIVA CONHECER GENTE DESCONHECIDA! ^^

  2. Glu Glu, Sou Um Perú! Says:

    Eu tinha um gajo no msn msn com um nick do tipo “IRC vs MSN – Meeting new people or always talk to the same ones” Oh well eu no principio nem ligava ao msn, e bem que prefiro uma boa conversa de canal em que haja palhaçada ao virar da esquina que a monotonia em que muitas vezes se transformam as conversas de irc, e sim tb sou dakelas pessoas k tem 200 e tal contactos e ja n devo falar com metade deles ha vastante tempo :X (Ena fiz um comentario de jeito (I think) :o)

  3. Glu Glu, Sou Um Perú! Says:

    *a monotonia em que muitas vezes se transformam as conversas de Msn.*
    (tinha k ter estragado qualquer coisa |: )

  4. Safaa Dib Says:

    Eu nunca abandonei o IRC a favor do MSN. O MSN dá jeito em termos profissionais e académicos, mas foi sempre no IRC que me diverti.

    Mesmo quando já só havia 3 ou 4 pessoas nos canais, eu e um grupo de die hards continuou lá.

    E já está tudo dito: é simplesmente preferível teres as portas abertas para novas pessoas e dialogares em grupo do que ter sempre os mesmos pvts abertos em MSN que ao fim de 15 minutos já não há nada de especial a dizer. E mesmo em relação às conversas “idd, dd teclas” é fácil ignorar isso e esse tipo de coisas só se apanham em grandes canais.

    Por acaso, Starita, não tinha reparado nesse regresso às origens e de canais terem ressuscitado, mas é possível.

    O Google talk é que não lhe achei muita piada. É o mesmo que o MSN mas sem os seus piores defeitos e com algumas virtudes.

  5. Raquel Moniz Says:

    Infelizmente sou uma utilizadora 24h do MSN, mas concordo com a opinião geral. Uma lista de 100 pessoas e só falamos com 10, muitas vezes porque nem sabemos o que dizer às restantes. Não há assunto!
    E o mais engraçado é que as 10 com quem falamos por MSN, são pessoas amigos com quem vamos estar à noite, ou o irmão ou o primo ou o colega do lado.
    Para além de que foi desenvolvida uma nova linguagem (e não falo de engates) à base de abreviaturas e simbolos que passo horas tentando decifrar as mensagens. Já não sabem escrever?
    O IRC realmente está a renascer. E pelo conceito geral de pura convivência “social virtual” tentaremos ajudar.

  6. lunawinter Says:

    “Quantos de vós se encontram fartos de listas de cento e tal pessoas no MSN em que só falam regularmente com umas 10? E a nostalgia de grandes conversas em canais de amigos, quem as sente?”

    Não roubaste esta ideia de nenhum lado?

  7. João Craveiro Says:

    Uma coisa que limita o MSN ou outros serviços de mensagens instantâneas é que cada um vende o seu cliente (o programa) com as suas mariquices diferentes (o MSN tem todo aquele aparato visual, o Yahoo [a ultima vez que utilizei] tinha o extra de se poder deixar mensagens aos contactos offline, tipo voice mail), mas cada um atado à sua rede fechada.

    Se um determinado amigo teu usa um determinado cliente+serviço, só tens uma solução para o “IMar”: abrir uma conta no serviço dele, descarregar o respectivo cliente (ou usar um cliente multi-protocolo, tipo Trillian).

    O Google Talk vem, precisamente, mexer cordelinhos para acabar com isso: cada um escolhe o seu cliente, regista-se na rede respectiva, mas todos podem falar uns com os outros (a longo prazo, é este o objectivo). Mas claro: toda esta vantagem técnica (e outras) não podiam ser mais indiferentes ao Regular Joe — o pessoal quer é mariquices, tipo beijinhos do tamanho do ecrã e abanar a janela do amigo que tem mais que fazer do que estar a aturá-lo a escrever à pita (granda filme :P).

    O IRC… é um mundo à parte!😉

    PS: E por falar em Google Talk, saiu uma nova versão — com transferência de ficheiros, voice mail e “music status”.

  8. acrisalves Says:

    Utilizo as duas coisas.
    Para trabalhar e comunicar com pessoas realmente conhecidas o MSN é muito bom. Tem a vantagem de poder mudar de nick, sem deixar de ser identificavel pelas restantes pessoas.
    No mIRC dá para ter as grandes discussões com várias pessoas simultaneamente, e encontrar pessoas com os mesmos gostos ou interesses. Como ler FC… lol… É uma interacção muito diferente…
    Os outros… usei espontaneamente o google talk e o skype para contactos de excepção que não usam outros meios de comunicação.

  9. Marduk Says:

    Eu nunca abandonei o IRC. e sempre que posso tento fazer com que a malta regresse…
    lembro-me de ver canais cheios, e agora estao as moscas…
    tenho muita pena que o irc tenha ficado moribundo devido ao msn, e as pitas todas que so conhecem msn.

  10. bluesboy Says:

    Eu confesso… abandonei o IRC há cerca de dois anos, para regressar há coisa de uma semana… bate em toda a linha o MSN… mesmo para falar com pessoal conhecido, que é o que esmagadoramente faço – até porque em canais de IRC, acabo sempre por ir parar aos do costume, em que todos nos conhecemos😛

  11. k1 Says:

    excelente post.
    mas no primórdios do IRC, pelo menos no brasil, utilizava-se ICQ+IRC.
    quando chegou o msn… acabou-se os 2.

    []’s

  12. psig Says:

    pois, o ICQ tb, se bem que acho que cá nunca tanto como o IRC (ou então quando comecei a frequentar mais a net (as in, a fazer dela um vicio=P), o ICQ já estava nos seus “fins”.

    Obrigada pela visita e pelo comentário*

  13. k1 Says:

    peço desculpas pelo uso indevido do seu material. ja foi removido.🙂

  14. psig Says:

    não era necessário remover, bastava link visivel,de qualquer modo obrigada=)*

  15. tucupi Says:

    Precisamos da ajuda de todos vocês para voltarmos ao IRC…

    Conecte por irc.braschat.net ou visite o site que tem um webirc disponivel!

    Não deixem o IRC morrer!

    Abraços

  16. Hugo Carlos Says:

    Vocês são bons. Continuam.

  17. Tricolor Says:

    Google Talk!!!!!!!!!!!
    Agora com a integração do Google Talk com Orkut começou o declínio do MSN.

    Abraços.

  18. psig Says:

    A integração passa-me totalmente ao lado, mas de facto o Google Talk começa a ser uma boa opção.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: