12 Filmes, 12 Loucos

Ontem ao ver o filme, K-Pax, lembrei-me de listar alguns daqueles filmes que nos suscitam a tão famosa dúvida “é louco ou não?”

Olhando para a wikipedia, encontramos List of Films Featuring Mental Illness.

Prometo que vou tentar não spoilar, mas…não é 100% garantido.

Ora, começando precisamente pelo K-Pax : Alien ou Doente Mental? Um homem perturbado que é internado num hospital psiquiátrico ou um ser do planeta K-Pax que nos chega à Terra contando um pouco do seu planeta de origem? A dúvida persiste e o lado mais interessante do filme é conseguirmos imaginar que uma mesma história pode ser explicada de duas formas diametralmente opostas…Qual a verdade ou não, cabe-nos a nós decidir.

Seguindo esta linha de pensamento, impossível não lembrar de imediato de One Flew Over the Cuckoo’s Nest(Voando Sobre um Ninho de Cucos), recentemente passado na televisão portuguesa (as vezes ainda dá alguma coisa de jeito!). Conseguirá alguém fazer-se passar por louco? E alguém minimamente são conseguirá viver num hospital psiquiátrico sem realmente enlouquecer? Ainda a este propósito lembremos o estudo de Rosenhan, On Being Sane In Insane Places

Passemos para Twelve Monkeys (12 macacos). Loucura ou viagens no tempo? Imagine-se a regressar ao passado, na esperança de salvar o mundo. Acha que alguém acreditaria em si?

Três filmes diferentes, com o ambiente branco comum do interior de hospitais psiquiátricos. Loucos?

Seguindo ainda na possibilidade de viajar no tempo, não esqueçamos Donnie Darko . Será somente um jovem esquizofrénico que segue a sua alucinação: Um coelho gigante?

Lembremos ainda O Efeito Borboleta. Um jovem com períodos amnésicos relativos às suas experiências mais traumatizantes? Ou alguém com o estranho poder de viajar no tempo, alterando assim todo o seu futuro e o dos que o rodeiam? (E por sua vez, do restante mundo, ou não estaríamos a falar do Efeito Borboleta). Será ele louco, tal como era seu pai? Acabará também ele num hospital psiquiátrico?

E será a falta de sono, capaz de nos enlouquecer? Falo obviamente de O Maquinista, e do brilhante papel levado a cabo por Christian Bale neste filme. Paranóia uma verdadeira conspiração para nos deixar loucos?

Passando para os últimos dois, e mais recentes, e isto porque a lista já vai longa (muitos mais aqui poderiam constar), O Exorcismo de Emily Rose faz-nos entrar numa outra esfera. Loucura ou Possessão? Deveremos nós acreditar que podemos catalogar pessoas como loucas em prol do nosso cepticismo? Que poder têm Psiquiatras e Psicólogos para julgar como não real um determinado fenómeno?

E por fim, Half Light (No Limiar da Verdade). Uma jovem escritora, separa-se do marido na sequência da morte do seu pequeno filho (por negligencia sua) e parte para uma casa distante do mundo. Lá, inicia uma nova relação… ou será que a solidão a fez imaginar um homem? Terá ficado ela louca? Ou alguém terá segundas intenções?

Não esquecendo grandes filmes como Fight Club , A Beautiful Mind , Secret Window ou Memento, aqui ficam 12 nomes a não esquecer, para quem procure filmes desta temática.

Psicologicamente Cinéfila… (e sem o patrocínio do imdb)

24 Respostas to “12 Filmes, 12 Loucos”

  1. João Craveiro Says:

    Não te perdoo, não incluiste o “I Am Sam”! :p

  2. Parvo Na Cadeira Says:

    Isto parecia uma daquelas rubricas da rtp2 loool, mas é uma boa selecção ^^

  3. psig Says:

    loooool e não foi por esquecimento…até tá na lista da wikipedia=X

  4. psig Says:

    ROFL @ rtp2…pah…acontece.. =x

  5. João Craveiro Says:

    Se tivesses visto isto na Wikipédia portuguese, podias ter a desculpa clássica de achares que “A Força do Amor” era alguma comédia romântica lamechas…😛

  6. psig Says:

    looooooooooooooooooooooool! as belas traduções.

    não, mas foi porque não era tanto no sentido que eu queria..não tanto o dilema de ser louco ou outra coisa estranha qualquer, mas algo mais terra a terra, ate que ponto se tem ou não capacidades… era um bocadinho diferente, foi so por isso=)

  7. Pedro Miranda Says:

    Apesar de não ter visto ou lembrado da maioria dos filmes da lista. O KPax e o Maquinista são dois dos meus filmes favoritos.

  8. lunawinter Says:

    Humn.. Nenhum “pior” que Mullholand Drive?
    Já agora retiro mais umas ideias para ver. ^^^

    K-Pax – vi
    Half Light – vi
    O Maquinista – vi
    One Flew Over the Cuckoo’s Nest – ando a atrasar quando hei-de ver.
    Twelve Monkeys – não conheço.
    O Exorcismo de Emily Rose – como? isto vale a pena ver? sempre achei que não. ok, já tenho programa para hoje. lol
    Donnie Darko – vi
    O Efeito Borboleta – vi
    Fight Club – vi
    A Beautiful Mind – vi
    Secret Window – vi
    Memento – não arranjo em lado nenhum:/

    E pronto, a viciada em listas (outra patologia!) criou mais uma.
    *

  9. Glu Glu, Sou Um Perú! Says:

    em geral os génios são sempre catalogados como loucos

  10. psig Says:

    xeon: então tenho a certeza que vais gostar de vários dos outros.

    luna: o exorcismo não tá ao nível da maioria dos outros (que são assim tipo, dos melhores dos melhores), mas quanto a mim vale a pena…é mais real que ‘o exorcista’ e assim..(mas eu sou muito suspeita por curtir bue estes filmes=X=X eheheh mas vê sim=P)

    O Memento vi uma vez que o passaram la na minha fac, foi assim um achado =D Mas em clubes de video deves encontrar loli

  11. psig Says:

    ahh ps luna – O Mullholand Drive é estranho de mais pa ser incluido =D eheheheh

    e o 12 macacos tens MESMO de ver =D

  12. doidera Says:

    onde está Amigo Oculto?????????

  13. Elias Says:

    Alguem sabe o nome de um filme q eh a historia de um medico que começa mostrando uns projetos pra conseguir emprego num hospital se nao me engano, dai o cara apresenta as ideias mto nada ve pro conselho de medicina, mas o chefe la aprova ele, dai ele entra e começa a cuidar dos doentes, que tem uma doença la q as pessoas ficam paradas, o cara soh consegue fazer os caras comerem com musica, e tem uma mulher q soh anda se pintar o chao e tals…….

  14. Carla Says:

    Olá elias, esse não é o Patty Adams: O amor é contagioso??
    é o único filme que consegui assistir 5 vezes.

  15. Carla Says:

    Quem sabe o nome do filme onde uma Psiquiatra tem uma visão ao voltar para casa e em decorrência é internada no hospital onde trabalha. Lá ela é tratada pelo seu colega e sente na “pele” como é estar do outro lado, o lado do paciente. Com a certeza de nunca conseguir sair dali, ela começa a investigar sobre a moça de sua visão e como ela morreu, descobrindo que seu marido, juiz que todos tinham muito respeito era o responsável pela morte da moça de sua visão, pois ele raptava as moças, estrupava, matava e filmava tudo. A atriz principal, psiquiatra, era a mulher gata.

  16. Carla Says:

    Descobri o nome do filme que eu procurava. Se chama “Gothika”. Recomendo pois é excelente.

  17. amanda Says:

    One Flew Over the Cuckoo’s Nest em português é Um Estranho no Ninho. Ok, belissima tradução né? hehe mas enfim, adaptaram assim.🙂

  18. estefani Says:

    nx zero moro en quarai eu sou muito apaixonada pur vc tenho 10 anos sou uma criança eu quero que voce e sua banda linda venham pra ca diz que eu gosto da quele que tem cabelo lorinho entao quero so fala isso beijos

  19. Lourdes Moraes Says:

    Alguém sabe o nome do filme, que trata da constatação sobre o hospício a céu aberto que o planeta se transforma? A ponto de certos loucos retornarem ao hospício de onde haviam fugido, por preferir viver alí no que no mundo insólito? Filme muito bem feito, com humor inteligente.

  20. Lourdes Moraes Says:

    Sobre o filme dos loucos que retornam ao hospício por opção, foi feito mais ou menos nos ano de74 ou 75, por aí.

  21. Henrique Hoffmann Says:

    Contato em 4º Grau, faltou este filme.

  22. iclotz Says:

    Taxi Driver…vc percebe claramente no andamento do filme o personagem (robert de niro) ficando louco. Um personagem solitário, que não consegue dormir e é extremamente neurótico…muito bom!!

  23. Milena de oliveira Says:

    O lado bom da vida tambem e otimo… vale a pena assistir!

    • Lourdes Moraes Says:

      Oi Milena! Parabéns pelo trabalho excelente e de enorme ajuda para consultas e trabalho de estudos. No entanto, continuo procurando pelo filme que trata da constatação sobre o hospício a céu aberto em que o planeta se transformou, a ponto de certos loucos retornarem ao hospício de onde haviam fugido por preferirem viver mais ali do que no mundo insólito. Filme muito bem feito, com humor inteligente e lançado em meados de 73 ou 74. Por favor, se puder me ajudar…Aguardo sua resposta. Muito obrigada.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: