Os Brasileiros e as Brasileiras

Hoje falo-vos um pouco do povo Brasileiro. Todos nós sabemos que cada vez mais vêm brasileiros tentar a sua sorte para o nosso Portugal.

E que pensam já vós: Mais uma contra a vinda deste espécime brasileiro para cá.

Acho que se as pessoas têm o direito de ir para onde quiserem, não podem ser recriminadas por tentarem a sua sorte. Não pretendo fazer aqui um tratado acerca dos pontos negativos e positivos da emigração, mas só defendo que seja quem for (seja de que país for) a partir do momento que cometa algum acto ilícito no pais para o qual viajou, devia ir direitinho para a sua terra, sem a possibilidade de voltar. Mas isso não se relaciona directamente com o povo brasileiro (apesar do mesmo ser valido para estes).

Muitas vezes quando venho no autocarro ao fim da tarde, encontro vários brasileiros a regressarem dos seus trabalhos a irem com destino Ericeira (este tornou-se um dos seus muitos destinos de escolha dentro de Portugal). Como sabem, e quando se vai dentro de um autocarro, torna-se complicado não deixar de ouvir algumas conversas, especialmente quando as pessoas não falam a sussurrar. E há alguns pontos do que tenho ouvido, que tenho achado caricato.

  1. Ao contrário do sussurrar este é um povo que fala alto por natureza. Eles fazem-se ouvir, são um povo extremamente expansivo.
  2. Nessas vezes, 3 ou 4 brasileiros viajavam com o mesmo destino, mas facilmente dava para perceber que não se conheciam antes. Não deixa de ter graça que de imediato, e assim que perceberam ser todos brasileiros, começaram a conversar. (imaginando-me noutro pais, se encontrasse outro português, não sei se meteria conversa…talvez sim, talvez não).
  3. E mais especificamente, numa das vezes, passados breves minutos, um deles contava ao outro que se encontrava há um ano em Portugal e que desde então namorava com uma Portuguesa. Segundo ele, esse era o único facto que o fazia permanecer em Portugal, pois caso contrario já teria voltado definitivamente para o Brasil. No entanto, referia que os pais da moça eram contra o namoro, e pretendiam para ela alguém melhor. “Ela é estudada, está a tirar um curso, e eu sou …isto…” (juntando o sotaque brasileiroo e alguma resignação). Por fim, acrescentava que esperava que ela se decidisse se de facto queria ouvir os pais, ou ficar com ele, pois caso contrário mais valia “partir pra outra”.

Achei engraçado o à vontade, penso que nunca partilharia assim a minha vida íntima com qualquer desconhecido que me aparecesse a frente, simplesmente por descobrir um conterrâneo num pais distante.

Nós queixamo-nos da expansividade a mais (calculo que muitas esposas de Portugal, odeiam visceralmente as brasileirinhas desnudas que por ai se encontram).

Eles queixam-se de sermos um povo fechado, que os olha com algum desdém.

Quem está certo ou não, não sei. Provavelmente não há certos nem errados nestas coisas. Mas a diferença cultural é notável. O “normal” deles não é o nosso “normal” e vice-versa. Tal como o nosso Português correcto, não é o seu “Português do Brasil”…

Há quem ache uma certa piada a estas diferenças, há quem não consiga achar graça alguma…Mais uma vez: Diferenças …

Psicologicamente Caipirinha … ou Caipiríssima (“Why is the rum always gone?”)

279 Respostas to “Os Brasileiros e as Brasileiras”

  1. Parvo Na Cadeira Says:

    Por isso é que há tanto brasileiro, eles são tão “soltos”, que depois é só mãezinhas adolescentes que aos 30 anos já têem 6 filhos.

    Mas é um fenómeno que cada vez mais se está a enraizar cá pelos vistos.

    Bunda a mais cabecinha a menos (ou a mais :x)

    • ari Says:

      Muitos Brasileiros se jugam dono da verdade, infelizmente alguns Portugueses também, apreciando as falhas de ambos, descobri uma intolerancia relevante e preconceituosa, mas não posso deixar de “frizar” dizer que Portugal como País e uma linda é bela figura folclorica e pouco desenvolvida comparado ao tempo de vida que tem, enquanto o Brasil e erdeiro de tantos “medos” Portugueses que o fez se tranformar no que é, infelizmente o Brasil é um filho ambandonado e explorado de Portugal, que foi entregue tão facilmente a exploração mundial, Isso para Portugal foi um “Crime” Cometido, os povos potugueses de Portugal, e os portugueses do Brasil que são chamados brasileiros deveriam se respeitarem como Irmãos do mesmo pai e parar de se comparar e respeita todas as diferenças.

    • Fernando Says:

      Ashusaushuahsuahsu, muito engraçado esse texto e esses comentários!

      Saibam vocês, portugueses, que grande parte dos brasileiros que migram para esse esse continente é a “ralé” do nosso lindo país.
      Tivemos a infelicidade de ser colonizados por vocês, contudo nossas condições naturais e a miscigenação do nosso povo, graças a Deus, superam a herança maldita à qual fomos castigados. Dia-a-dia abandonamos a desgraça lusitana e ascendemos a beleza brasileira: nosso povo é bonito e mais diverso; nossa economia não é insignificante e tão submissa como a portuguesa e se desenvolve cada vez mais; geramos uma arte e uma literatura original e rica; a variação de nossa língua se tornou muito mais evidente e muito mais apreciável; somos uma nação alegre e festiva… Isso enquanto Portugal envelheceu em amargura e só conseguiu produzir o Saramago… Tudo o que é ruim no Brasil veio nos navios de Portugal e foi aprimorado com o modelo colonial…
      Amo ser brasileiro, minha nação pode ser julgada sob os injustos critérios europeus, mas todos sabemos que nós, da América Latina (e não só Brasil) somos muito superiores a qualquer um de vocês, do velho mundo…

      Brincadeirinha pessoal… É que eu adoro competir… Mas acho que isso – de discutir o “ruim” de outros povos – é etnocentrismo, egoísmo e falta de conhecimento… Vão viajar “pra” ver como as pessoas e os povos são diferentes… Nesses comentários vocês soam nazistas…

  2. psig Says:

    looool=x
    enraiza-se tudo cá=X rofl=X

  3. acrisalves Says:

    … Yeap… é engraçado ver quão semelhante é a visão dos brasileiros pelos pts, e a visão dos pts pelos alemães….
    eheh, ya, essa de se porem todos a conversar alegremente do nada também já assisti… :S

  4. Ricardo Silva Says:

    As “discussões” de Portugueses/Brasileiros fazem-me sempre lembrar outra dupla, os Ingleses/Americanos. Para mim os paralelos são inúmeros…

  5. nya Says:

    pois eles são muito engraçados mas é na terra deles, que por acaso até era nossa…

  6. ELISABETE CUNHA Says:

    OS PORTUGUESES ASSALTARAM AS NOSSAS RIQUEZAS NATURAIS AINDA QUER NOS ROTULAR SINTO MUITO AGORA VAO TER QUE NOS AGUENTAR VOCES NOS DEVEM BASTANTE

    • alana Says:

      Sim vocês portugueses são uma merda!!!

    • luis Says:

      Devemos bastante a quem? só se for aos denominados ameríndios, porque quando Cabral chegou às terras que hoje se chama Brasil, os africanos ainda estavam em África, os japoneses no Japão, os europeus na Europa…

      O Brasil era colónia portuguesa e quem tem o direito de reclamar são os indígenas que chegaram antes de Cabral. Todos os outros foram exploradores e assasinos da cultura ameríndia. Estejam calados e assumam os vossos crimes.

      Antes de 1822 o Brasil era colónia. A partir dessa data a responsabilidade é vossa. Ou será que a partir daí o querido povo brasileiro não praticou mais crimes nem roubou nada ao índio, este o legítimo “dono” do Brasil.

  7. psig Says:

    Acho piada quando levam como ofensa ou como “rotulo” algo que é dito como uma diferença.

    Por alguma coisa as pessoas se picam…tanto que até gritam (isto ou têm um problema com o caps lock)

  8. ELISABETE CUNHA Says:

    O BRASIL FOI COLONIZADO POR UM PAIS QUE NOS USOU E ABUSOU AGORA AINDA ACHA RUIM OS BRASILEIROS IREM TENTAR BUSCAR O QUE NOS ROUBARAM EM 1500/

  9. Parvo Na Cadeira Says:

    Devemos o facto de termos feito esse “país” ter evoluído para além de indíozinhos a andarem dum lado para o outro, agora em vez de serem “assaltados” por nós têm políticos corruptos que os roubam à força toda, para além de serem políticos fantoche, porque esse país é governado pelas máfias.

    O Brasil está muito melhor entregue aos brasileiros, realmente por mim podem todos ir para lá..😛

  10. ELISABETE CUNHA Says:

    GOSTARIA DE SABER DE QUAL EVOLUÇAO O PORTUGAL DEIXOU PARA O BRASIL ACREDITO QUE SEJA A CORRUPÇAO QUE FICOU ENTRANHADAS EM ALGUNS DESCENDENTES DE PORTUGUESES ATE HJ

    • luis Says:

      Daqui a 500 anos os brasileiros continuarão a dizer que a culpa é do colono. Mas vocês não crescem. Os males são todos dos portugueses e os bens são todos dos brasileiros?
      Os corruptos brasileiros são todos descendentes de portugueses?

      O que acontece é que no Brasil grassa uma cultura de impunidade para com a violência e a corrupção. Enquanto não se consciencializarem que os problemas só poderão ser resolvidos pelos brasileiros, unidos entre si, esse país continuará a ter a imagem no exterior de violento, corrupto e de exportador de prostitutas para todo o mundo. Esta é a imagem do Brasil em Portugal e na Europa.

      • Loudes Says:

        É, os portugueses deixaram uma herança péssima, em vários aspectos, na sociedade brasileira antes de partirem daqui.
        Essas coisas são assim: demora para erradicar a raiz má. Quanto ao fato de o Brasil ser violento, corrupto e exportador de prostitutas, ainda assim, estamos muito melhor posicionados no mundo do que Portugal e vários outros países, porque podemos depender de nós mesmos para resolver as nossas mazelas. Somos um país rico em recursos, gigante, com um potencial gigantesco. Não somos Portugal…

  11. Parvo Na Cadeira Says:

    Os brasileiros para mostrarem o seu ponte de vista têm de usar caps? Por favor não se rebaixe minha amiga.

    De facto a investigação genética, hoje muito avançada, prova que há um gene para a corrupção.

    A primeira evolução foi uma língua como deve ser, que o seu povo não se farta de esquartejar.

  12. acrisalves Says:

    Elisabete Cunha – Parece não ter lido bem o post da psig, pois além de não proferir ofensa ao povo brasileiro ou algo contra a sua vinda (excepto os que cometam actos ilícitos), ainda refere “Acho que se as pessoas têm o direito de ir para onde quiserem, não podem ser recriminadas por tentarem a sua sorte.”
    Depois disso fala de uma diferença de cultura que se reflecte na expansividade com que se fala.

  13. Pedro Miranda Says:

    é sempre giro quando não percebem o que dizemos como ainda nos gritam aos ouvidos para rebater aquilo que não dissemos.

  14. psig Says:

    Acho que as vezes nem sequer se dão ao trabalho de ler. É ver o titulo e…”devem tar a falar mal de nós!”
    chama-se mania da perseguição …vulgo..paranóia!

    tks ^^

  15. ELISABETE CUNHA Says:

    creio que existe um certo preconceito com os brasileiros quando saem do pais em busca de um futuro melhor.peço desculpas se nao entendi claramente o texto.que fique claro que eu sou descendente de portugueses e adoro o povo portugues.ah, usei o caps lock…

  16. Foda-se Says:

    Ei kra, da mesma forma que vc repara que tem muitos brasileiros em Portugal, há muitos PORTUGUESES no Brasil, porém, não os discriminamos

  17. Foda-se Says:

    Ah, uma pena você rotular os Brasileiros como ”expansivos/inconvenientes”. PRefiro chamar isso de espontaneidade

  18. acrisalves Says:

    Lá está outro com a mania da perseguição que não deve ter lido bem o texto…

  19. ELISABETE CUNHA Says:

    GOSTARIA DE SABER SE VCS CONHECEM ALGUMAS PESSOAS DA FAMILIA CUNHA EM PORTUGAL

  20. ELISABETE CUNHA Says:

    xi,esqueci de usar p capslock outra vez

  21. Parvo Na Cadeira Says:

    Não conheço nenhum Cunha, conheço muita gente com “cunhas”, mas se toda a gente da família Cunha tiver uma educação deste nível não pretendo conhecer.

    Esperemos que você seja a ovelha negra da família. (É engraçado ver como a cada comentário que a sra. dona Elisabete faz, mais prova que há brasileiros por aí que não sabem o que é educação, a todos os outros a minha humilde homenagem por sobressairem num povo tão arcaico)

  22. psig Says:

    loli Cunha é um apelido relativamente comum …deve haver várias familias com esse apelido..

    Mas como deve estar a referir-se a brasileiros da sua familia que vivam por cá..nop, não conheço =P

    tks pela atenção no caps xD eheh

  23. ELISABETE CUNHA Says:

    caro parvo curto sinto que voce seja tao amargo e preconceituoso com os brasileiros.somos um povo alegre,apesar de tantas dificuldades enfrentamos a luta da vida de cabeça erguida,seu comentario mostra que voce e um portugues mal educado e mal amado,que pena….

  24. Parvo Na Cadeira Says:

    O seu comentário mostra que você é cheia de preconceitos sobre essa capa de “felicidade”.
    🙂

    Repare que o seu primeiro comentário foi extremamente preconceituoso para não dizer xenófobo, e agora tenta inverter os papéis acusando-me de ser uma pessoa como você.

    Essa bipolaridade é preocupante, aconselho-lhe ver um especialista.

  25. ELISABETE CUNHA Says:

    gostaria de acabar com essa antipatia gratuita da sua parte. quanto ao texto ja expliquei que não tinha entendido o sentido de — > PSIG acrisalves

  26. ELISABETE CUNHA Says:

    RATIFICANDO O OUTRO POST.

    gostaria de acabar com essa antipatia gratuita da sua parte. quanto ao texto ja expliquei que não tinha entendido o sentido ,
    mas psig e acrisalves me esclareceram com educação. quanto à você creio que quem precisa de um especialista é você pois apresenta-se deprimido e amargo!!!

    um beijo de sua admiradora

    ha – ha – ha

  27. Parvo Na Cadeira Says:

    Não preciso de beijos de desconhecidas obrigado🙂

    Amargo só se fôr por causa de comer muito chocolate preto.

    E não estou a ser antipático de maneira alguma, estou a ser até bastante cortês.🙂

    Beijinhos e abraços e muitos palhaços (como se diz cá na terra, e não é uma forma de insulto asseguro-lhe, pergunte a quem quiser)

  28. ELISABETE CUNHA Says:

    fica calminho,pouco me importa se o seu comentario foi deprimente ,eu entendo isso acontece ,sao sintomas da sua enfermidade ,tudo bem isso vai passar.cuidado,evite comer muito chocolate e quando puder venha conhecer o brasil e vera como a maioria da populaçao recebe bem os portugueses . continuo a te mandar um beijinho, aqui na minha terra isso e carinho e paz.

  29. ELISABETE CUNHA Says:

    espero que sejamos sempre livres e capazes de sempre levar com humor e calma quando nao temos pensamentos iguais. boa sorte a todos!

  30. Para que? Says:

    Sinceramente:

    Oh discussão mais besta essa hein!!
    Em pleno século 21 com todas essas possibilidades de expressão na internet acontece esse tipo de troca de farpas!
    Realmente os argumentos são bem históricos mesmo, mas com um detalhe: me parece que estão na idade antiga usando o século 16 para discutir o 21.

    Vão dançar, pois, aliás, é uma coisa que nós temos em comum: festa.
    um abraço a todos.

    ass: um brasileiro desapontado.

  31. Para que? Says:

    Só mais um detalhe Sr. Parvo, para aqueles que vêem a “especime” dentro do contexto que seu assunto está atribuído com as tags e no próprio título do post acho até plausível que esteja afim de apresentar uma realidade da ciência social.
    Entretanto, só aviso que em relações diplomáticas não se deve ver apenas um pólo,álém do mais, quando se trata de ciêcia.
    Mas, claro, acredito que não foi egoísta em sua argumentação e nem ofencivo quanto as respostas.
    Peço desculpas por nossa emoção.Mal entendido acontece mesmo porque peço licensa para estar aqui no seu espaço fazendo tal ato de liberdade e também se encara tal fato como ciência.
    Aviso-vos (para aqueles que consentem um dos pólos de maneira unilateral) que discriminação racial é crime internacional.
    Diferenças existe mesmo, até as mais indevidas por aqueles que realmente devem (por meios legais e respaldados por quem tem a devida competência)ser autuados no local quando há infração.
    A generalização é perigosa.
    Não se preocupe, essa resposta é um execício de cidadania por quem se preocupa por seu país e pelo próprio.

    obrigado.

  32. ELISABETE CUNHA Says:

    Parabens pelo comentario meu caro e inteligente brasileiro.Voce mostra a capacidade de argumentaçao e de coerencia que
    devemos sempre ter.abraços! ass; brasileira exlosiva!

  33. roberta rayane Says:

    Essa sua idéia é xenófoba! Não entendo por que se refere assim ao portugues do brasil. Nossa língua não é e não pode ser como a sua, por que temos outras características, outra identidade, e nossa cultura sogreu grandes variações. Veja com um lado menos crítico, por favor.E sobre o povo brasilero, não quer dizem que sejam mal-educados,e sim mais amigáveis. não tenho nada contra portugueses,até converso com alguns e gosto deles.
    o duro é que são preconceituosos e não tem capacidade para assumirem isso! só gostam de europeus, pq vcs dependem deles.por que os outros europeus estao acima de vcs. nao fosse isso…

  34. roberta rayane Says:

    e vcs ainda são mal -humorados e mal-educados. nem pode falar da educação da elizabeth. e tem a mesma fala que nós de gritar no meio da rua

  35. Parvo Na Cadeira Says:

    É um argumento fraco a acusação infundada de racismo. Se é uma língua própria então mudem o nome para brasileiro, não quero que associem a minha língua a essa mescla idiota de palavras.

    e não podia estar mais enganada quanto ao facto dos “europeus”, está a fazer uma generalização e isso sim é uma base para a xenofobia.

    Eu também tenho amigos brasileiros e depois? Por isso tenho de calar a boca e não dizer os meus pontos de vista?

    Aprenda o que é a liberdade de expressão e a tolerância para com as opiniões dos outros se fizer favor.

  36. Parvo Na Cadeira Says:

    Sr para que, você nem sabe com quem está a falar, eu não fiz post nenhum nem sou afiliado com este blog…

    O que vale é que a discriminação por idiotice não é crime…

    Aprenda as suas maneiras e quando ameaça alguém do que quer que seja pelo menos tenha a inteligência de não confundir as pessoas.

  37. ELISABETE CUNHA Says:

    roberta ,vc e uma brasileira retada,gostei!!!

  38. ELISABETE CUNHA Says:

    caro parvo ,se nossa lingua e uma mescla idiota de palavras,como explicar a genialidade de; vinicius de moraes,Machado de assis,, Cecilia meireles,jorge amado,Caetano veloso,maria helena matarazzo,Castro alves,Rui Barbosa,Tom jobim,Paulo coelho,Monteiro lobato e outras personalidades da cultura brasileira????????

  39. ELISABETE CUNHA Says:

    Hoje, 7 de setembro e comemorado o dia da Independencia do Brasil,caro parvo,respeite a nossa lingua brasileira,fomos colonizados por portugueses ,porem,nosso pais recebeu influencia de povos do mundo inteiro,por esse motivo existem palavras distintas,mas so os portugueses e brasileiros temos o privilegio de ter a palavra SAUDADE a mais bonita de todas as linguas do mundo!!

  40. Parvo Na Cadeira Says:

    De facto essas personalidades sabem usar as suas palavras e a língua portuguesa, e habitualmente usam menos palavras adaptadas de estrangeirismos.

    Não tenho nada a apontar aí.

  41. Tatá Says:

    Nossa como vocês portugueses são tão ridículos! Vocês pensam que “podem tudo”! Vocês são tão imaturos a ponto de se acharem superiores à outros povos e culturas, penso e não somente eu que Portugal é um pobre país agrário, com vários portugueses idiotas que depois de SÉCULOS de colonização não só no Brasil, estraindo todas as riquezas das ex-colônias, vocês ainda conseguem ser um país dependente de outros países. Quero que fique bem claro que a colonização de vocês no BRASIL só piorou este, visto que infelizmente tivemos que ter como modelo de aprendizado um colonizador tão estúpido como Portugal. Desconfio que vocês portugueses possuem um grande arrependimento de terem perdido o meu MARAVILHOSO BRASIL, INIGUALÁVEL. Espero que vocês parem com essas tolices portuguesas e passem a pensar nos problemas do país de vocês. Um boa noite Tatá.

  42. psig Says:

    É engraçado alguem que vem dizer que um país se acha superior, classificar o próprio país como inigualável=P

    Nem é preciso argumentar mais, i think=p

  43. Parvo Na Cadeira Says:

    É incrível como a sra. Tatá é tão ignorante do país que a colonizou. Pelos vistos a educação no seu país maravilhoso não é nada de jeito.

    Aquilo de que os portugueses possivelmente se arrependem é de ter DESCOBERTO o Brasil, se ninguém o descobrisse,provavelmente não teria tanto spam vindo desse país sem lei.

  44. Tatá Says:

    Tratar o meu país como inigualável, não quer dizer que eu o ache superior a outros países, bem pelo contrário, mostra perfeitamente bem que sou patriota pelo meu BRASIL.

  45. psig Says:

    então…e nós somos patriotas em relação ao nosso portugal..

    Até porque dizer que as pessoas são diferentes, e têm caracteristicas diferentes, não é o mesmo que dizer que são inferiores ou piores.

  46. Tatá Says:

    O problema da educação do meu país provém da mau colonização imposta pelos portugueses, que não souberam colonizar e só explorar o Brasil. Meu país estaria muito melhor mesmo se vocês portugueses não o tivesse colonizado. Já Portugal seria pior do que já é, imaginem … se vocês precisam de ajuda sem a colonização do meu país, vocês poderiam ser comparados a continentes africanos!

  47. Tatá Says:

    Dizer que as pessoas são diferentes, e têm caracteristicas diferentes PODE não ser ofensa! Mas bem pelo contrário, pelos comentários que li, vocês não buscam ver que diferentes povos, tem diferentes culturas e diferentes comportamentos e que isso pode ser debatido mas NUNCA considerado errado por quem não entende do assunto!

  48. psig Says:

    Parece que tem é uma necessidade de se afirmar, de dizer que os brasileiros estariam melhor sem nós, bla bla bla bla…necessidade de dizer “nós estamos aqui, e não somos piores que vocês, até somos melhores”. A história tomou um rumo que nos fez chegar ao ponto em que estamos hoje. O “se tivesse sido de outra maneira” não nos adianta de nada, tendo em conta que não podemos voltar atrás. Brasileiros e Portugueses são pessoas de dois paises diferentes, como tantos outros. Como tal, têm uma cultura diferente.

    Não podemos generalizar o “ser pior” ou o “ser melhor” a toda uma cultura. Em todo o lado há pessoas melhores e piores.

    Agora se há quem sinta a necessidade de andar por ai a dizer “nós não somos piores..”, há que pensar porquê…

  49. psig Says:

    Não há certos nem errados, minha cara…o que aí pode ser certo, aqui pode ser errado, o que para mim pode ser certo,para o meu vizinho do lado pode ser errado.

    As pessoas que acham algo errado têm a liberdade e dizer que o acham.

    Como em tudo, há quem diga mal, há quem diga bem.

  50. thai Says:

    Não gostar de um brasileiro é um problema pessoal, agora generalizar, inferiorizando todos os brasileiros é perder qualquer razão que os portugueses achavam ter. Se os portugueses como a maioria dos europeus são tão frios como é de sua reputação, nós brasileiros não podemos fazer nada se temos o carisma e a simpatia que vocês não tem. O Brasil não é perfeito, nem tão pouco Portugal. Agora, se tem algo a reclamar da atitude dos brasileiros culpem a vocês mesmos pois quem nos “colonizou” foi seu próprio país. E não podem falar nada de nossa educação, porque quem introduziu este modelo de escola foram vocês, ainda bem que evoluímos!

  51. Parvo Na Cadeira Says:

    Eu acho que a cultura brasileira é uma cultura de ódio, bastante reprimida, e com falta de afecto. É o que tiro destes comentários cheios de raiva e intolerância…

  52. Tatá Says:

    Engraçado que após você ler o meu depoimento você mudou de opinião né??? Acho interessante como o seu modo de debater melhorou, gosto de conversar com pessoas civilizadas e que aceitem opiniões de outras pessoas! Concordo com o seu “atual” ponto de vista e o fato de que não há país melhor que outro!

  53. psig Says:

    Reparem-me nas incertezas…

    Não podem generalizar, nós não somos assim…

    Mas já agora, se somos assim a culpa é vossa.

    Coerência é uma mais-valia.

    E eu até não gosto de generalizações, foco-me simplesmente no que está no comentário.

  54. psig Says:

    lolololololol se ler o post e os meus comentários reparará que não houve qualquer mudança de opinão.

  55. Tatá Says:

    A CULTURA BRASILEIRA É BASTANTE REPRIMIDA??? E por que será??? Será porque Portugal introduziu forçadamente no Brasil os seus modos e costumes não deixando os DONOS DA TERRA (índios) continuarem com suas vidas?

  56. thai Says:

    Se não sabem interpretar um simples comentário sinto muito! Mas posso fazer duas perguntas? Lá vai: O que os brasileiros fizeram contra Portugal? e O que Portugal fez para os brasileiros? São coisas a se pensar não? Compare e me responda.

  57. Parvo Na Cadeira Says:

    Isto parece uma máfia… quando não se consegue argumentar vão-se buscar os amigos? Talvez seja a veia “tribal” de entre-ajuda?

    Alguém daqui está com um problema de identidade nacional e direcciona essa raiva para um outro país.

    Tatá, você é uma vergonha para o seu povo, se eu não conhecesse brasileiros como deve ser (altamente inteligentes, sociáveis e abertos a discussões) poderia julgar todos os brasileiros como idiotas…

    Dê graças por eles.

  58. thai Says:

    Como é? Só sabem atacar a Tatá? Responda meu comentário

  59. Tatá Says:

    Nossa Parvo, eu sou uma vergonha??? Olhe para si mesmo, eu não preciso de ajuda ao contrário de você, né??? Engraçado você falar que sou uma vergonha, me julgar idiota, pois você que se garante ser tão inteligente está aqui discutindo comigo, né? E para ser franca, em nenhum momento precisei CHINGAR você e sabe o que mais, isso não é inteligência é EDUCAÇÃO, que embora eu tenha muita e de sobra, à você faz falta!

  60. Parvo Na Cadeira Says:

    Chingar não está no meu dicionário peço desculpa, podia falar em português?

    Você apenas se crespou porque viu algum fundo de verdade no que eu disse.

    E você é que começou com má educação logo a primeira frase que escreveu foi:
    “Nossa como vocês portugueses são tão ridículos!”

    Tem memória curta para além da sua má-educação.

  61. Tatá Says:

    Nossa posso lhe garantir que usei uma palavra inadequada, mas em momento algum utilizei uma palavra tão chula quanto a sua!
    Fundo de verdade? Em todo o diálogo eu falei a verdade, o que penso e ouvi a sua opinião, mas não deixei de me portar como você!

  62. thai Says:

    Será que todo Português é intransigente assim? Porque pelo que vejo sempre dizem que estão certos e ponto! Vamos lá, por quê? Explanem o seu ponto de vista, convençam-me de que é certo julgar mais de 170 milhões de pessoas como idiotas porque não gostam de alguns brsileiros, digam me. Não são os donos da verdade?

  63. ELISABETE CUNHA Says:

    gente, tudo começou porque nao tinha interpretado com clareza o texto!! portugueses merecem respeito tanto quanto nos brasileiros,temos culturas e valores diferentes e temos que aprender a lidar com isso,acho que essa discussao esta tomando um rumo que nao foi a minha intençao.Sr parvo,para com essa antipatia gratuita por nossos pontos de vista,nos brasileiros somos um povo que temos uma sociedade bastante sofrida ,mas somos corajosos e enfrentamos muitas desigualdades,somos intensos no sentimento patriotico,nos temos que nos unir e nao procurar discordia.queridas brasileiras entendo voces e acredito que um dia nosso BRASIL seja mais valorizado como merece.Um grande abraço e vamos viver em PAZ!!!!!

  64. psig Says:

    Pois, acho que não há necessidade de prolongar uma discussão, que no fundo, nem faz sentido.

    Há brasileiros e brasileiros
    e há portugueses e portugueses

    como em qualquer outra coisa

  65. ELISABETE CUNHA Says:

    concordo plenamente!!!!!!!!!

  66. para que? Says:

    também concordo e muito……
    entretanto, na retrospectiva dessa infâmia virtual, percebi uma tristeza. Nós vemos o que queremos e podemos ver. Parece uma afirmação tola, ou melhor, parva. Mas não é. Concorda Sr. Parvo?
    Você caiu em sua própria armadilha. A ambigüidade do meu texto gerou sua auto afirmação de ser inteligente (e um pouco rude)e não há ameaça. Apenas exercício de cidadania. As minhas boas maneiras já estão inseridas na preocupação com vosso povo. Só que as tags da Psig@ aliadas aos seu “bundas e cabecinhas” geram a verdadeira interpretação que você poderia ter entendido. Troquemos assunto por comentário. Post difere-se de assunto em autoria, logo quando sente-se dono do participa isso á preocupante. O “espaço” que aliado pronome demonstrativo “seu” se refere ao ambiente cultural dos portugueses. Lembre-se quem vos fala é um estrangeiro. A interpretação deve ser MUITO (não é problema de caps lock)redobrada. Sua defensiva mostra sua intensão. Pouco importa se é afiliado ou não desse blog, mas sim seus pensamentos. Se idiotisse não é crime então confirma-se um idiota. Não é de idiotice que falo, mas de pessoas não civilizadas que possam cometer atos ilícitos.
    pois é, existem portugueses e portugueses.

  67. Parvo Na Cadeira Says:

    Aposto que o sr para que? como pessoa ocupada e produtiva para a socieade passou todos os comentários que pode a pente fino para fazer essa afirmação.

    Conclusão: será que as suas energias não seriam melhor direccionadas para outra coisa?

    O seu texto é intricado, mas serve apnas para enganar parvos da sua pobreza intelectual.😉

    Já agora, num blog português é óbvio que se esperam respostas em português. Não responde em alemão num blog inglês pois não?

  68. ELISABETE CUNHA Says:

    Sr.Parvo,tudo que os brasileiros querem e viver em paz, chega de antipatia com um povo tao receptivo e extremamente amigavel,analise a falta de receptividade que vc tem com meu povo?

  69. Ana Says:

    Que Deus tenha piedade de nós… Impossível descrever o q sinto lendo tudo isso. Tristeza? desespero? falta de esperança na humanidade? Se apontar um dedo na direção do outro, vera q três estão voltados para si mesmo. Tudo q odeia no outro é exatamente o q há em voce, senão, não te perturbaria tanto… O homem é naturalmente mal, de nada adiantou…

  70. Ana Says:

    ah, uma dúvida: Pq nos odiamos mesmo?

  71. Ana Says:

    ” Um portugues estava no avião e de repente o piloto anunciou q o mesmo ia cair. Mas q depressa todos os passageiros, inclusive o portuga, foram pegar os pára-quedas e pularam. Já em terra firme perceberam q o portugues se estatelou no chão. Se aproximaram e viram ele com um frasco na mão. Quando viram estava escrito: para queda de cabelos! rsrsrsrsr
    Desculpem, não resisti.

  72. ELISABETE CUNHA Says:

    Querida Ana: Parvo-De pouca importancia:pequeno,limitado,insignificante,de pouca inteligencia,bobo,tolo.Precisa mais explicaçao?-fonte:dicionario da lingua portuguesa de Geraldo Mattos Editora FTD. Um Abraço!

  73. Escrever bem. « O Picador de Gelo Says:

    […] A propósito do que li aqui (e não faço um trackback porque isto não é um comentário ao tema do post) lembrei-me que já era tempo de tocar neste assunto que tantos equívocos causa. […]

  74. opicadordegelo Says:

    bem… aparentemente só colocar o link não faz o trackback automaticamente…🙂 mas faz um ping back… não sabia:)

  75. psig Says:

    sim, faz=)

    acaba por nem ser preciso fazer mesmo trackback =D

  76. MIGRAÇÕES « [ weBloggers.com ] Says:

    […] PORQUE ESTE BLOG É INTERNACIONAL [POR ENQUANTO APENAS LUSO-BRASILEIRO], URGE TENTAR COMPREENDER O FENÓMENO DAS MIGRAÇÕES QUE TANTA TINTA TEM FEITO ESCORRER POR AÍ. […]

  77. Parvo Na Cadeira Says:

    “Correr”, não “escorrer”, se escorresse ficava tudo borrado (e hoje em dia com o tipo de migrações que há pode mesmo resumir-se a uma borrada, uma enorma borrada internacional)

  78. Parvo Na Cadeira Says:

    Já agora ao comentário n.72…

    A redundância é sinal de inteligência diminuta.

    Em terra de parvos, aquele que se senta na cadeira é rei🙂

  79. elisabetecunha Says:

    Sr. Parvo, nós já vivemos em um nundo cheio de guerras, violência , hostilidades. Vamos aproveitar que a tecnologia ajuda a romper barreiras geográficas e tantas outras, e procurar viver em PAZ!

  80. elisabetecunha Says:

    Já que o senhor é tão inteligente e capaz, esqueça de mim que não vou mais comentar nada. Cansei do senhor me agredir gratuitamente.
    Muita paz e saúde para todos!

  81. milton Says:

    de toda esta asneira gostei de uma ideia,mudar o nome de nossa lingua para “lingua brasileira” IMEDIATAMENTE 200 MILHOES DE PESSOAS DEIXARIAM DE FALAR PORTUGUES QUE SERIA CONSIDERADA LINGUA EM EXTINÇÃO AHHHH

  82. Eduardo de Lima Says:

    Sou brasileiro, descendente de portugueses pelos quatro costados. Acho esta discussão extremamente absolutamente estéril/histérica. Generalizações são sempre a pior forma de se compreender a realidade.
    Tenham todos mais juizo.

    Viva o Brasil, viva Portugal, abaixo a burrice transatlântica!

  83. Rodrigo Says:

    Depois de ler este post não consigo resistir.
    Já que estamos no centenário do Nascimento do Prof. Agostinho da Silva, vamos falar um pouco de Portugal e Brasil na sua linha de pensamento.
    1º de tudo, Portugal foi um país de Reis Iniciados que não partiu para a expansão como os seus parceiros, para extrair riquezas e subjugar povos, mas sim com 2 objectivos. Primeiro, a expansão da Fé Cristã (Cristã e não católica, pq Portugal foi excumungado pela Igreja Católica por 15 vezes) e por fim destruir a então civilização Muçulmana.
    Ao contrário dos Espanhóis, os Portugueses não andaram para aí a matar os indígenas e os naturais da terra. Os Espanhois aniquilaram um povo que vivia nas Canárias e na América do Sul tinham o cuidado de não bater com a espada na cabea dos Indios para não a amolgar (isto tá escrito, Pizarro).
    O Brasil hoje tem a sorte de ter sido colonizado por Portugal, pois foi a nossa esperteza que fez com que as fronteiras do Brasil de alongassem para Oeste enquanto os parvos dos Espanhóis dormiam. Daí o Brasil ser um país enorme.
    Se não fosse o facto do último dos nossos Reis iniciados ter morrido, D. Sebastião, a última missão mística de Portugal teria-se realizado mais cedo. Ela é a instauração de um Quinto Império na terra. A Era do Espírito Santo, a terceira Era da Humanidade, depois da Era do Pai (Velho Testamento) e a nossa, do Filho (novo testamento).
    Esta Nova Era do Espirito Santo, ou a instauração de um Império do Espírito á imagem de Portugal, é o que já aconteceu no Brasil e principalmente em Cabo Verde. Que foram as primeiras nações Crioulas (mulatas) do mundo inteiro. O Quinto Império é a unificação de todos os povos do mundo, e quer queiram quer não, o legado de Portugal é a construção progressiva de uma Humanidade Mulata (Crioula).
    Eu tenho orgulho no meu povo, Português, mas não posso esquecer que os Brasileiros são “Portugueses á solta”. As Naus iam sempre com o dobro da tripulação para o Brasil pq só regressava metade. Por isso, portugueses são os Brasileiros, Cabo Verdeanos, Angolanos, Moçambicanos e em todo o lado em qeu se pense em Portugues. E eu como Portugues tbm sou essas culturas todas. Por isso, fico contente em Portugal se inundar de BBrasileiros pq o designio deles é invadirem a Europa através de POrtugal com este nosso pensamento. A Glabalização e a transformação da Humanidade numa grande nação Crioula.

    Os Franceses, Ingleses e Espanhois não se misturavam. Gozavam á 200 anos com Portugal e diziam: “Deus criou o Branco, Preto e Amarelo … e os Portugueses criaram o Mulato”. Eles riam-se disso, mas eu sinto orgulho.

  84. elisabetecunha Says:

    PARABÉNS RODRIGO!!

  85. Tatá Says:

    Acho errado Rodrigo ao você dizer que os portugueses vieram para o Brasil com a missão de cristianizar o continente! Na verdade, todos sabemos, e muito bem, que a real intenção dos portugueses sempre foi o enriquecimento! E ainda temos a escravização, que igualmente aos espanhóis baseou-se na exploração dos africanos e ainda dos índios!
    Penso que vocês poderiam ler mais a respeito da colonização do Brasil e NÃO* apenas confiar no que és dito!

  86. Rodrigo Says:

    O problema Tatá é que deves olhar a História e fazer julgamentos da mesma consoante os valores regentes naquela época.

    Acredita no que te digo. O futuro será sempre a repetição do passado. E as revoluções sempre serão feitas para a base da pirâmide ficar com o poder que ocupa o topo, ficando ela no topo. Será sempre assim. O poder existirá sempre. E a luta por ele será sempre uma constante.

    Naquela altura não havia Organização das Nações Unidas, nem mesmo carta dos direitos do Homem. Pois então, deves julgar as acções de um povo tendo em conta o que eles sabiam da vida e do mundo na altura. Até os escravos foram comprados em África a povos Africanos que subjugavam os outros. A luta étnica ou racismo se quiseres chamar continua a existir em África tão forte como antes.

    Aos meus olhos agora e aos teus concerteza, tudo aquilo poderia ser desprezível. Mas não o é. Poruqe não posso julgar os meus antepassados dessa forma. Eles foram fruto da época, até os escravos compravam a outros povos que os escravizavam e que era prática corrente na altura.

    Só posso também comparar com os outros povos Europeus colonizadores e sinto-me feliz por não ser Espanhol ou Inglês. Ou mesmo Francês. Portugal tinha uma missão para a sua empresa, isso ninguém pode negar. Seja ela má ou boa, aqueles homens mais do que a riqueza estavam a prosseguir com essa mesma missão. Que era o Império do Espírito Santo que se está a realizar agora. O Brasil nem foi o Objectivo. O grande objectivo até estava na Abissínia com o Negus local.

    O que te posso dizer Tátá, é que até na Capoeira existe um refrão que é assim “Olha eu vou contar/ quem quiser pode ouvir/ Quem quiser diga que não/ Quem quiser diga que sim/ AGRADEÇO A ESCRAVIDÂO/ quem quiser que ache asneira/ se não fosse o escravo/ Não existia a capoeira. Eu estive em África, onde os Portugueses têm um forte contacto. E 30 anos depois da Independência em África as pessoas têm um grande carinho pelos Portugueses, e não ouvi ninguém a dizer que não tinha saudades dos Portugueses e do tempo colonial.

    Isto para dizer, que nem tudo é como nos contam. E que o passado não pode ser integralmente interpretado com os valores que temos hoje.

    Para o futuro, temos de nos libertar da luta civilizacional e cultural para formar o Império do Espírito. Mas sinto orgulho pelo que os Portugueses fizeram. Desculpa a minha franqueza. E no passado eu sentia repúdio e vergoha. Estava enganado. Tive de viajar, ler e ver com os meus próprios olhos.

    “O Brasileiro é um Português á solta” Prof. Agostinho da Silva

    O meu bem haja, Rodrigo.

  87. lunawinter Says:

    *bocejoooo*

    starinha, os meus pesames por teres algum dia sequer pensado em escrever este post, coisa fofa. :p*
    e se vais já começar a desprezar-me a mim por algum dia ter desprezado um dos teus belos posts.. estava a brincar.

    (mas ao menos ficou comprovado que para além de conseguir ser o primeiro a colocar um comentario em todos os teus posts, o senhor T na C consegue defender-te (-se?) com garra) ^^

    (vêm jantar ou quê? deviamos ter trocado nºs, i think.)

    xi, quem diria? escrevi um post com mais de 2 linhas e 2 espaços. : p

  88. ParvoNaCadeira Says:

    Eu gosto muito do que se está a passar neste post.

    Está-se a provar que os idiotas brasileiros e portugueses estão par a par :]

    Podíamos mandá-los todos pra uma ilha deserta, até se podia chamar Portusil ou Brasal. E aí podiam falar na língua que quisessem e lhes apetecesse.

    De três coisas tenho a certeza que aconteciam nessa ilha: Havia campeonato de futebol, aumentava a criminalidade em flecha e haveriam políticos de merda.

  89. PAULO Says:

    O QUE EU POSSO DIZER DISTO TUDO É QUE DETESTO ESSES PORTUGUESES, QUE NÃO PASSAM DE UM BANDO DE NAZISTAS.

  90. PAULO Says:

    Estive em Portugal em outubro/04. Visitar Portugal é uma roubada para nós brasileiros. A grande maioria das pessoas é bem mal educada e trata o turista brasileiro bem mal. Acha que estamos indo trabalhar e tirar o emprego deles. Caso alguém vá a Lisboa cuidado redobrado no elétrico que vai para o Mosteiro dos Jerônimos, pois existem ladrões que roubam o turista incauto. Aconselho a não usarem a passagem subterrânea perto do Mosteiro dos Jerônimos para o monumento do Padrão de Descobrimento. Existe um sujeito ali, que fica tocando uma flauta e desliga as luzes dessa passagem. Risco de assalto e cenas obscenas! E o pior é que a guarda de lá sabe disso e nada faz! Minha irmã que é portuguesa e queria conhecer a sua terra (ela veio para aqui pequenininha) ficou decepcionada. Se tiverem que pedir informações dêem preferência a mulheres e pessoas mais velhas (idosos). Normalmente são mais educados.

  91. fernando Says:

    Vim para Portugal em 2004 na esperança de trabalhar e conseguir um futuro melhor no Brasil. Entrei pelo cano direitinho. Em primeiro lugar foi meu primeiro emprego em Lisboa, trabalhei feito cachorro num restaurante por 4 meses, estava indo até mais ou menos, com esperança de melhoras pelo patrão. Mas num belo dia, no meio do mês, o patrão e a patroa me colocaram na rua e nem sequer me deram boa tarde. Passei lá no outro dia para receber, me disseram o seguinte: – Quem é vc? Olhei bem na cara dos dois e disse: -realmente agora estou a conhecer vocês melhor, são mesmo um bando de exploradores e ladrões. Por isso não aconselho ninguém a vir iludido para Portugal, isto aqui não é o que vocês pensam, tem que ver pra crer. Além disso, como muitas reportagems que já li, Portugal é o último país da Europa, o mais atrasado e falido. O que vocês brasileiros querem aqui? Falido por falido é melhor ficar com a boa educaçao do nosso país, eu prefiro.

  92. UM BRASILEIRO Says:

    cuidado com os portugueses. Uma prática muito comum em restaurantes portugueses é cobrar um preço se você comer dentro do restaurante e outro fora pelo mesmo prato, principalmente em Lisboa e no Porto. A diferença pode chegar a 3 euros ou mais. E se você não perguntar, só vai descobrir o golpe na hora de pagar a conta, e é claro que os garçons não avisam. Procure uma boa mesa dentro do restaurante mesmo, e se estiver cheio procure outro.
    E mais cuidado ainda com outro golpe: existem restaurantes que cobram um preço durante o dia e outro à noite, mesmo que você peça o mesmo prato no almoço e na janta.

  93. Cinel Says:

    Não tenho nada contra os Brasileiros , mas só de os ver vestindos verde e amarelo – felizes da vida – enquanto deixam de se mobilizar contra a impunidade, a corrupção, a violência, a falta de investimento na educação, transporte e moradia. Brasileiro pára diante da TV, para assistir aos jogos da Copa (mesmo que seja Togo x Trinidad e Tobago), mas nem prestaram atenção quando Delúbio, Silvinho, Duda Mendonça, José Dirceu ou Marcos Valério foram às CPIs.
    Não gosto de ver os brasileiros ligados nos comentários desportivos, quando nem sabem qual o canal da TV Câmara ou Senado =).
    Os Brasileiros estão pouco lixando para o País.
    Mas se eu tivesse um Barco enorme e de grande capacidade , usaria a minha engenharia social =) para os meter todos os brasileiros no meu barco🙂 .
    Depois a meio do Oceano afundava o barco =) . End Of Pe

  94. Tatá Says:

    RODRIGO: Entendo o seu ponto de vista e vejo que não devemos discutir as diferenças, porém achei engraçado quando você disse que os africanos sentem falta dos portugueses em suas terras! Acho que esse ponto de vista pode até ser aceito e você sabe o por quê? A chamada “DESCOLONIZAÇÃO AFRICANA”, que nos livros educacionais e meios de comunicação é descrita como ” o fim da escravização africana” é errada, pois, sabemos que os países “desenvolvidos” continuam a EXPLORAR a África, extraindo suas riquezas e aproveitando-se da “boa fé” dos africanos.

  95. Tatá Says:

    PAULO: que experiência terrível, mas assim como muitos turistas são assaltados no Brasil, em todos os países existem ladrões, né?!

    FERNANDO: “Se virar” num continente onde a xenofobia é presente é difícil, não só para nós brasileiros mas também para todas as pessoas de outras nações que sofrem com esse “preconceito europeu”. E você não conhece o provérbio: “A pressa é inimiga da perfeição”? Tudo à seu tempo, né?!

    UM BRASILEIRO: Malandragens como as que occorem em Portugal também ocorrem no Brasil, como exemplo temos os Vendedores Ambulantes que chegam à cobrar 3 dólares por uma garrafinha de água!

    CINEL: Você abordou um fato interessante e que já vem ocorrendo há tempos no Brasil e que se baseia na “alienação” do povo para que estes esqueçam-se dos problemas ocorridos no país, tais como a corrupção. Assim como ocorreu na ditadura militar do país, em 50, e creio eu que ocorreu e ainda ocorre no Brasil!

    Abraços Tatá

  96. Tatá Says:

    E não ocorre somente no Brasil!*

  97. JUNIOR Says:

    A VERDADE É QUE NÓS BRASILEIROS TEMOS VERGONHA DE TERMOS SIDO COLONIZADOS POR ESSES PORTUGUESES DE GENÉTICA RUÍM, PODERÍAMOS TERMOS SIDOS COLONIZADOS PELOS ESPANHÓIS, BASTA COMPARAR OS PAÍSES QUE FORAM COLÔNIAS DE PORTUGAL E ESPANHA,
    ALGUÉM CONHECE ALGUM PAÍS QUE FOI COLÔNIA DE PORTUGAL E QUE HOJE SEJA UM PAÍS DESENVOLVIDO?
    O PRÓPIO PORTUGAL É DEPRIMENTE!. DEVERÍAMOS TER SIDO COLÔNIA DA ESPANHA OU DE OUTRO PAÍS MAIS DESENVOLVIDO TANTO EM CULTURA COMO NA GENÉTICA.
    TER SIDO COLÔNIA DE PORTUGAL FOI DEPRIMENTE.

  98. JUNIOR Says:

    JÁ IA ME ESQUECENDO ESTA LÍNGUA PORTUGUESA É HORRÍVEL, TANTO PARA FALAR COMO PARA ESCREVER,
    PODERÍAMOS HOJE ESTARMOS FALANDO ESPANHOL,ITALIANO,ALEMÃO,RUSSO,ARAMÁICO,JAVANÊS,
    CHINÊS,INGLÊS, ETC…, MENOS ESSE PORTUGUEIS (O LINGUINHA HORRIVEL).

    • luis Says:

      Junior, você deve ter algum problema de afirmação, isto para não dizer uma coisa mais ruim de foro mental.

      Se a língua é tão horrível, porque não fala ou escreve aramaico, sempre lhe serviria para entender Jesus Cristo no filme do Gibson.

      Do que sofres é de complexo de colonizado. Não tens uma língua veicular própria e foste colonizado por Portugal. Que bom seria teres sido colonizado pelos alemães. Terias cabelo louro, olhos azuis e falarias uma linda língua…bárbara. Serias tão feliz por seres muito branco e com complexo de superioridade.
      Azar, foste colonizado por um povo moreno e do sul.

      Liberta o espírito e procura outras razões para os teus problemas.

  99. acrisalves Says:

    Vou buscar mais pipocas… mas não entendo porque é que agora, todos metem a genética ao barulho.. Oh Well!

  100. Cinel Says:

    JUNIOR – vai para o teu País , pois não sabes o que dizes , e não sejas Burro com dois “B” e três “R” =).
    2º acho uma Falta de respeito teres metido as frases em Caps Lock ligado.
    3º A tua Sinopse , também dominada story line em qual citastes esta a frase “TER SIDO COLÔNIA DE PORTUGAL FOI DEPRIMENTE” , acho isso um absurdo .
    Sabes Porque ?
    Passo a explicar :
    Em abril de 1500, o navegante português Pedro Álvares Cabral alcançou a costa do actual Brasil e reclamou formalmente toda a região em nome de Portugal, Certo =)
    No curso das suas explorações, batizaram muitos cabos e baías, incluindo uma baía que foi denominada de Rio de Janeiro =), Junior isto em questão a tua frase “PORTUGAL FOI DEPRIMENTE” – Coisa que não é =).
    Além disso o que tu escreves ou falas ou mencionas é de Origem Portuguesa =) .
    Bom , para que tu saibas , se não fosse Portugal a colonizar o Brasil , a esta Hora ainda andavas lá no Mato com uma Tanguita feito parvo e estúpido a gritar uma só palavra “Huga , Huga” =) , pois as demáis palavras se não fosse Portugal , nem sequer sabias ler ou escrever =) .
    Todas as Demaís frases não as vou citar =) se não Ocupava o Post todo , só para um nabo como tu =)

    • Loudes Says:

      Isso não! Se não tivesse sido Portugal, teria sido outro e há muito tempo! Agora, não adianta chorar sobre o leite derramado. Eu tenho orgulho, não necessariamente de ter tido colonizadores portugueses,porque, de fato, teria sid, pessoalmente, preferido outro povo, mas, de falar o portugues. Porque é uma língua lindíssima!

  101. Tatá Says:

    Penso que ficarmos discutindo sobre a colonização é um erro, visto que, para nós brasileiros, Portugal foi um péssimo colonizador, que só veio extrair as riquezas de meu país. Já os portugueses como é lógico defendem seu país alegando que Portugal veio “cristianizar” o povo que aqui habitava!

  102. Cinel Says:

    Tatá – quanto a esta frase citada por vos “Portugal foi um péssimo colonizador, que só veio extrair as riquezas de meu país”, estás enganada =).
    Pois o Brasil não tem onde cair morto =), é só favelas , roubos, mortes , muita criminalidade etc…, nem as vou citar as demaís palavras .
    Isto desde o Tempo da nossa colonização .
    Achavas que o Brasil era o maior país de riquezas , bem que me pareceu, ao facto de citares essas frases por tua pessoa .
    Porque é que achas que nos deixamos o Brasil =) loool .
    Como se o Brasil fosse um País mais rico do mundo . vamos lá perceber o porque =) End Of Pe

    • Loudes Says:

      Por favor, desconheces por demais a história, meu caro! Sou do Estado de Minas Gerais, Brasil, cuja alcunha veio por ser riquíssimo em ouro e pedras preciosas, além de outros minerais. E Portugal explorou esse ouro durante alguns séculos, até não poder mais carregar. Fora, os impostos EXORBITANTES que cobrava dos colonos. Já ouviu falar na “Derrama”? fato ocorrido em Minas Gerais e protagonizado por Tiradentes, o alféres?
      Por favor…

  103. JUNIOR Says:

    CINEL, APESAR DE PORTUGUEIS, NAUM SEJA IDIOTA, SE A DROGA DO SEU PAÍS (PURTUGAL) NÃO TIVESSE COLONIZADO O BRASIL, É CLARO QUE OUTRA NAÇÃO BEM MAIS DESENVOLVIDA TERIA.

  104. Rodrigo Says:

    Pessoal, e especialmente Junior.
    Portugal está neste momento numa crise de valor e ausência de identidade Nacional. Mas nem isso importa agora. Porque no futuro, o termo “pais” ou paises não vai fazer mais sentido.

    Digo isto, porque defender uma pátria é mesquinho, mas defender uma cultura é outra coisa.

    Tátá, Não existe bom ou mau colonizador. E em África, Portugal foi o único em que as pessoas foram para lá com familias inteiras para construir as suas vidas. Nunca se pensou em NeoColonilismo tal como praticaram e praticam os Ingleses, Espanhois e Franceses que já ouvi aqui toda a gente a adorar. Eles descolonizaram rapidamente porque iam tirar rendimentos na mesma. Só os Portugueses é que Sentiam a terra com o coração.

    Em resposta ao Junior. O pais que foi “Provincia” e não colónia que melhor foi descolonizado foi Cabo Verde, que é o país Africano com melhor desenvlvimento e estabilidade politica de toda a África. E falam o seu Portugues e o seu Crioulo com muito orgulho. Assim como em Portugal o Crioulo é a segunda lingua mais falada. E que eu também falo.

    O Brasil é o começo do Quinto IMpério, assim como Cabo Verde. Vejam as palavras do Padre Vieira da Silva, vejam as palavras de Agostinho da Silva que ambos Portugueses viveram e ajudaram a melhorar o Brasil. Deixem-se de coisas mesquinhas e generalizações sem sentido.

    E quando defendem o Brasil, se o fizerem seria melhor que saissem todos de lá e deixassem só os Indios. Esses sim, segundo o ponto de vista que já ouvi aqui seria a atitude sensata. Porque o Brasil , se abandonarem esses preconceitos de Portugal e colonização e afins é do Mundo, e não só dele. Porque se for só dele, a maior parte dos Brasilieiros são estrangeiros na terra dos verdadeiros donos, os indios.

    O Brasil é o pais mais desenvolvido da CPLP. Está á frente em muito mesmo. Mas só lhe falta uma coisa, fazer as pazes com Portugal e descobrir África. Pois ainda anda embasbacado com os Estados Unidos. Se o triângulo Lisboa, Luanda e Rio de Janeiro acontecer tal como Spinola previa, muita coisa irá mudar.

    O meu bem haja,
    Rodrigo

  105. Rodrigo Says:

    Epah, e desculpem a franqueza. Eu já ouvi esse comentario em Moçambique.

    Dizer uqe o Brasil seria melhor país se fosse colonizado por outros é um bocado infantil. Era dizer que eu era melhor pessoa, ou não sou, se o meu pai fosse diferente. Olhem o lócus de controlo interno… ou a falta dele. E onde é que estão boas colonizações com os Espanhóis… isso é um pouco grotesco.

    Com Portugal, até no caso de Goa, na Índia. Quando a União Indiana invadiu Goa, depois do Ghandi expulsar os Ingleses e ter a Independência (e tenho amigos Indianos que contam que os Ingleses tinham uma mão de ferro e até chegaram a metralhar multidões que se manifestavam) os soldados Portugueses não resistiram e foram capturados pelo exercito da União Indiana. E se eu vos contar, que a população de Goa fazia romarias para ir visitar os soldados e darem-lhes de comida e ver se estavam bem. Os soldados da União Indiana chegaram a afirmar “Fomos enganados! Disseram-nos que viríamos libertar a população de Goa.”.

    E agora vos pergunto. Onde está o vil e bárbaro colonizador que Portugal foi? Eu não o vi. Mesmo em Moçambique, quem fez a Indepêndencia foram estudantes que foram receber formação para a China para fazerem a revolução. Estudaram com Mão Tsé Tung e receberam armas. Não só não espellhavam a vontade da população Moçambicana como neste preciso momento, quem tira os recursos de Moçambique é a China, o gás natural está a ser todo extraído e muitas outras riquezas. E os “Filhos da Revolução” são os homens mais ricos de Moçambique. “Grandes homens de negócios” como são apelidados ironicamente pelos jornais controlados pela Frelimo.

    O Brasil tem um sistema de educação de fazer inveja. Muitas vezes melhor que Portugal e mais desenvolvido. Em termos de Internet foram pioneiros. A Saúde… claro, a saúde paga está no topo. Têm uma indústria competitiva… culturalmente são riquíssimos… Eu não percebo do que é que se queixam. Querem melhor descolonização?? Preferiam ter os Ingleses ou os Franceses como colonizadoress?? Para quê? … para quê, se o problema do Brasil não estar melhor é ser destabilizado pelos Estados Unidos que vocês tanto veneram como país do sucesso.

    Por favor, leiam um pouco mais e tirem certos preconceitos que não vos deixam ver a história como ela realmente foi. Leiam Prof. Agostinho da Silva que andou a fundar Universidades no Brasil e que foi pioneiro nos “Estudos Africanos” no Brasil.

    O meu bem haja,

    Rodrigo

  106. elisabetecunha Says:

    Eu voltei, sinto muito mas esse assunto já encheu o saco!!! ARG!!!PARA PORTUGUESES, ARG PARA BRASILEIROS !!!! AMBOS IDIOTAS……..

  107. Parvo Na Cadeira Says:

    Epá, há muitos portugueses e brasileiros que em vez de andarem aí a trabalhar para melhorar o estados do seu respectivo país andam aí em escaramuças idiotas e infundadas.

    O primeiro com uma licenciatura em História que levante a mão.

    Aposto que se vão levantar muito poucas mãos e que estes comentários são todos pólvora seca de frustrados e intolerantes.

  108. Rodrigo Says:

    Olá Elisabete,

    Voltei na segunda feira do Rio de Janeiro. Estive com colegas meus de todo o Brasil. E pelos vistos estas confusões só acontecem na internet mesmo.

    Na Rua todos são irmãos. Cá e lá.

  109. elisabetecunha Says:

    Nós somos um povo bom, que valoriza as amizades e respeita as opiniões contrárias mesmo quando elas são idiotas. beijo Rodrigo!

  110. elisabetecunha Says:

    E chega de blá-blá-blá!
    Precisamos nos unir em busca da PAZ!
    CHEGA!:)

  111. Damião Dias Says:

    Nossa, enquanto vcs. discutêm quem é o melhor, quem é o pior, olhamos para o mundo, tantas guerras, quantas vidas sendo ceifadas pela fome, pela aids, quanta xenefobia, discriminação e etc.., Vocês não acham que estás discusões não nos levaram a nada, pois cada país têm as suas qualidades, seus pontos fracos e fortes, quando descobrirmos o verdadeiro sentido da palavra amor, creio eu que estes tipos de discusões nunca mais ocorreram, pois somos todos filhos de Deus, descendemos todos de um só homem, o 1º homem criado a imagem e semelhança de Deus Adão.
    Mais agora me desculpem, plo amor que tenho ao meu Brasil, olha vou falar pra vcs. nada se compará ao Brasil, pois como diz o nosso hino nacional, entre outras mil, és tu Brasil o patria amada. E tenho dito. Rsssss.

  112. JUNIOR Says:

    EU VOU DIZER SO UMA COISA, SE PUDESSE EU VOLTARIA NO TEMPO E DARIA UM TIRO NA CABEÇA DAQUELE INFELIZ DAQUELE PEDRO A. CABRAL E AFUNDARIA O BARCO DELE, E FARIA ISSO SENTINDO ORGASMOS MULTIPLOS.

  113. Killer Says:

    Para mim, os portugas de merda tinham que mandar estes brasileiros que foram para Portugal tomar no cú para aprenderem a não deixar o Brasil para ir trabalhar em um país tão “Lixo”. Depois, os brasileiros tinham mudar esta coisa de que se fala no Brasil português e ficar “Língua Brasileira”. Por fim colocamos os portugueses todos que moram no Brasil em campos de concentração e os matamos com tiros na cabeça. Por onde ando na net agora, estes portugas de merda usam destes filhos da puta que foram aí trabalhar, como desculpa de que este paizinho bosta que ganhou esmolas da Europa é alguma coisa. Raça de merda que se mistura a tudo quanto é bosta.Felizmente sou neto de italianos, nunca fuí para Portugal e nunca irei. Foda-se Portugal e Viva a Itália o verdadeiro irmão dos brasileiros.

  114. Ana Ferreira Says:

    gostava apenas de demonstrar o meu entristecimento por, em pleno seculo 21, portugueses e brasileiros ainda discutirem quem é melhor, quem pode mais, quem é mais dependente, quem é mais forte.

    ninguém pode negar a história é certo. mas até hoje muita coisa mudou (ou devia ter mudado) e tanto Brasil como Portugal sofrem os meus problemas mas apenas em contextos diferentes. Portugal é um país dependente da UE ? até pode ser e acho até q o povo português é muito pessimista em relação a ele mesmo. Mas o Brasil também é mt dependente da economia exterior principalmente a norte-americana e muitas vezes se bajula sem ter tantas razões para isso.

    não concordo que o Brasil esteja como está por causa dos portugas, porque em 300 anos acho que era bem possivel que o Brasil evoluisse, assim como os EUA se livraram dos ingleses e hoje são das maiores potencias mundiais. No entanto isso não dá o direito de rebaixarmos os brazucas porque Portugal também não é o melhor país do Mundo e ainda tem vários problemas pra ultrapassar.

    em relação ao preconceito, acho isso realmente triste mas não vamos nós achar que somos o exemplo porque quando querems não somos santos nenhuns e já dems provas disso. mas tenho de admitir que sofro um pouco com o preconceito (ainda q meio escondido) aqui no Brasil. tenho 17 anos, vivo cá há 2 anos e embora exista receptividade e simpatia por portugueses – sem dúvida – com o passar do tempo eu vejo q isso é fantochada – desculpem.me mas foi o q senti. Em Portugal talvez ocorra o mesmo… sou portuguesa por isso não conheço o outro lado mas imagino que exista sim, como em todos os países que se acham (e podem até ser) os melhores do mundo : Inglaterra, EUA, França, Alemanha etc…

    Enfim acho que os factos falam por si e não vale a pena as pessoas acusarem-se porque nem portugueses nem brasileiros têm o que argumentar porque ambos fazem acusações sobre coisas que ambos praticam. então por favor parem já c essa discussão q nao nos leva a nada! é suposto evoluirmos, termos mentes abertas e não voltarmos ao século 16

  115. Killer Says:

    As portuguesas aqui no Brasil, são mais do que bem vindas. Para mim são as mulheres mais inteligêntes e bonitas da europa junto com as italianas.Se alguêm duvída, basta ver uma brasileira com jeito no país, e logo se verá que têm sangue luso ou italiano no meio.Já que os “portugueses” adoram casar com brasileiras de segunda categoria(Aliás terceira) que para aí vão viver. As portuguesas podem vir para o Brasil pois, ao contrário do que muita gente em Portugal pensa, aqui têm muitos brasileiros com ótimo nível de vida e educação. Se têm por aí, uma visão muita errada do país ao mostrar a violência e miséria das capitais dos estados e não verem que no interior de muito destes estados se vive com uma ótima qualidade de vida.

    Olhem, fuí muito baixo nível no meu post mas, a verdade é que estou farto destas briguinhas. Eu estudei a vida inteira em uma escola para italianos em São Paulo e aprendí que os navegantes portugueses eram heróis, assim como Portugal deveria ser respeitado pela colonização que fez no Brasil já que, se não foi melhor que a colonização inglesa, de longe foi pior que a terrível colonização espanhola.

    Como disse, “portuguesas” no Brasil serão sempre bem vindas e muitoooooooooo.Se algum portuga não gostou do que eu disse, que pule de um prédio pois, as mulheres lusas são mesmo umas deusas e fiquem com as brasileiras de segunda categoria que para aí vão.

  116. dobsivfa Says:

    Or randy? c8wd hey, in the pig’s cock stayed. On his staff, to, but c8w1 you’ll find out of cum, whispered, just for it.

  117. Killer Says:

    O que eu falei sobre a mulher portuguesa, não é brincadeira não.São mulheres mesmo maravilhosas em todos os sentidos e fiquei sabendo que em Portugal, os caras as tratam bem mal, muitas vezes preferindo casar com uma brasileira que certamente eu pelo menos atravessaria a calçada para não olhar de frente. Como diria a famosa piada sobre o nariz de Cyrano de Bergerac :

    “Tamanha feiúra eu visse, cortava ao topo”.

    As brasileiras que vão para Portugal, são rascunhos de mulher e não chegam a 0,1% da beleza das lusitanas e ainda têm portuga que vai lá e casa com uma destas. Fico imaginando, se vissem uma brasileira com jeito o que estes caras não fariam.

    Para já, lanço a campanha “Portuguesas no Brasil” com elas vindo para cá sendo tratadas como as princesas que são e os portugas, ficando aí com as brasileiras de quinta. E tenho dito!

    “A melhor coisa de Portugal, são as portuguesas”, e se duvídam, assistam a Sic Internacional canal 83 da tv á cabo.

  118. junior Says:

    acho estes comentarios sem fundamento nenhum,pois falar de brasileiro é falar de: portugues,italiano,alemao,arabes e etc………………………pois,la existe vive todas as raças deste planeta chamado terra,se um portugues falar mal de brasil ou de brasileiros é falar de si proprio,nao esqueçam que foras os portugueses la foram primeiro,sem ofensa:pois sou luso=brasileiro..pt

  119. junior Says:

    por favor nao me confunda com este cidadao por nome de junior,que enviou esta mensagem data de 26 de fevereiro,pois temos visao diferente; apesar de de luso,sou mais brasileiro,porem devo respeitar a portugueses,como todos aqueles povos que foram para ao brasil,para tentar uma vida melhor e a grande maioria conseguiu,ainda bem, portanto devemos respeitar multuamente e fico triste em ler relatos de pessoas infelizes e que usam brasileiros e portugueses para descarregar sua amargura,parem com isto ,pois nao leva a nada e ninguem ganha absolutamente nada em agredirem=se multuamente,viva o brasil , viva portugal e viva as mulheres de ambos os paises.

  120. Killer Says:

    Eu peço humildemente desculpas aos portugueses e brasileiros, pelo meu primeiro post com palavras de baixo calão mas, como disse é a milésima vez que entro em um lugar onde brasileiros e portugueses estão brigando. Os portugueses precisam parar com esta mania, de toda a vez que encontram brasileiros na net achar que o cara quer perder seu tempo em ir para Portugal.Brasileiros e portugueses imigram para todos os cantos do mundo. Os brasileiros que usam a net, em 90% dos casos, são pessoas que vivem no Brasil e estão bem de vida não precisando ir viver em país algum e ainda mais em Portugal. A notícia que tive, é que a grende maioria destes imigrantes em Portugal, é gente de um baixo nível que saíu de algum buraco do Brasil. Uma minoria, devem ser aventureiros dando um tempo fora de casa.

    Acho que o ponto das brigas entre ambos está exatamente relocionada a dois períodos:

    O primeiro, seria quando os portugueses imigraram para o Brasil no século passado fazendo o brasileiro se sentír superior.O segundo, é que agora vão para Portugal brasileiros de quinta fazendo os portugueses acharem que são o “El Dourado” da Europa.

    Eu não dou vivas, as brasileiras que estão em Portugal se prostituíndo de modo algum.Fora que são mulheres de quinta categoria. Aqui no Brasil a cada esquina, vemos mulheres de fechar o comércio e que trabalham para sobreviver. Para estas sim eu dou meu apreço.

    O que digo sobre a mulher portuguesa, é que alêm de musas, são muito inteligêntes e têm portuga que troca uma mulher destas, para ficar com uma prostítuta que saíu de um buraco do Brasil e de longe, chegam perto de uma brasileira comum aqui no país.

    Não bastasse isto, muitos portugas anida tratam mal as portuguesas e em muitos casos ainda abusam da violência para cima delas.

    A mulher portuguesa no Brasil, se nivela com qualquer brasileira de parar o trânsito e por isto, acho que as divas lusitanas devem mais é vir para o Brasil e serem tratadas como rainhas.

    Eu receberia com honras e fazendo a corte, colocaria um tapete vermelho para elas passarem e para já, “me ofereço inclusive para ser o tapete”.

    “Viva as portuguesas no Brasil”…Desculpem falar mas,as lusitanas são mesmo pedaços de mal caminho.

  121. Killer Says:

    Como não têm jeito de editar o post, fica o edit aqui:

    é que a grande maioria

  122. ROMAGNOLI Says:

    Eu tambêm sou brasileiro, descendente de italianos e gosto dos portugueses que vivem no Brasil porquê, são pessoas trabalhadoras e esforçadas que só fazem bem ao meu país. O Brasil é um país enorme e recebe muitos estrangeiros de várias partes do mundo. Temos que levar em conta que Portugal é menor que o Rio de Janeiro e se muita gente começa a ir para lá, o resultado é aumento de criminalidade e desordem social. Então, não aconteceu isto com os estados do Sudeste sendo invadido por nortistas e nordestinos? Não estou descriminando os nordestinos mas a bem da verdade é que os problemas dos estados do sudeste, estão diretamente relacionados a estas malditas migrações e se o país ficar dívidido nas próximas eleições com Nortistas e Nordestinos votando em porcarias como o Lula, eu vou começar a pensar seriamente em organizar movimentos separatistas para que meu estado, não fique mais na mão de safados e analfabetos sem cultura como o Lula. OS PORTUGUESES TÊM TODO O DIREITO DE CUIDAR DAQUILO QUE É DELES E NÃO QUERER QUE UMA CORJA VÁ PARA O SEU PAÍS, CAUSANDO DESORDEM E TIRANDO A IDENTIDADE CULTURAL DOS PORTUGUESES.

    PS: CONCORDO COM O KILLER, QUANDO DIZ QUE PORTUGUESAS NO BRASIL SÃO BEM VINDAS EHEHEHEHEHEHEHEHE.

  123. JUNIOR(AQUELE DO DIA 26 DE FEVEREIRO) Says:

    VOU DIZER OUTRA COISA, A PIOR DESGRAÇA DO BRASIL FOI A VINDA DESSES PORTUGUESES DE BOSTA, HÁ!! COMO EU GOSTARIA DE MATAR UM POR UM COM TIROS NA CABEÇA.E EM RELAÇÃO AS MULHERES PORTUGUESAS QUERO QUE VÃO TODAS A PUTA QUE AS PARIRAM, ESSAS MULHERES HORROROSAS, DE BIGODE E OUVI DIZER QUE ELAS TEM AS AXILAS CABELUDAS AH!!!!!!!!!!! CREDO, ENFIM VÃO TODOS SE FUDEREM SEUS PORTUGUESES DE BOSTA, VÃO A PUTA QUE OS PARIRAM, E REPITO SE PUDESSE MATARIA UM POR UM COM TIROS NA CABEÇA E SENTINDO ORGASMOS MÚLTIPLOS.

  124. ROMAGNOLI Says:

    Burro!!!Não conhece as mulheres portuguesas…Otário!!!ahahahaha…É uma mais gata que a outra…Que imbecíl!!!ahahahahaha.

    Você é tão burro, quanto portuga que acha que no Brasil só tem favela e violência…

  125. JUNIOR(AQUELE DO DIA 26 DE FEVEREIRO) Says:

    E DIGO MAIS, ESSA MERDA DE PAÍS QUE SE CHAMA PORTUGAL, NÃO PASSA DE UMA ÚLCERA NA PENÍNSSULA IBÉRICA. PORQUE QUE A ESPANHA NÃO INVADE AQUELA MERDA E LIVRA A PENÍNSSULA DESSA ÚLCERA? VIVA A ITÁLIA.

  126. Laura Says:

    O português é um idioma belíssimo e riquíssimo. O português do Brasil e o de Portugal são apenas variações. Com o distanciamento após a independência e o advento de um intenso fluxo imigratório, é natural que o idioma sofresse alterações. O Brasil tem mais de 25 milhôes de ítalo-brasileiros, por essa razão a prosódia do português sofreu uma atenuação fonética e a ênfase nas vogais, além de outros fatores para as distinções. Ambas formas do português possuem uma linguagem coloquial mais incorrecta utilizada no quotidiano, assim como a norma culta. É uma imaturidade ambas nacionalidades permanecerem se agredindo. Ambos países tem mazelas a serem resolvidas. Uma atitude ideal seria ambos darem as mãos e aprenderem lições positivas um com o outro, lançando mão da maravilha que é a lusofonia.

  127. JUNIOR(AQUELE DO DIA 26 DE FEVEREIRO) Says:

    VAMOS SEMEAR O ÓDIO ENTRE BRASILEIROS E A MERDA DOS PORTUGUESES, MORTE AOS PORTUGUESES.

  128. JUNIOR, UM BRASILEIRO Says:

    “PORTUGAL CÚ DA EUROPA” ESSA FOI MUITO BOA AH! AH!!!!!

  129. JUNIOR, UM BRASILEIRO Says:

    “PORTUGAL CÚ DA EUROPA” NUNCA OUVI UM COMENTÁRIO TÃO CERTO, ESSA FOI MUITO BOA AH! AH!!!!!

  130. JUNIOR, UM BRASILEIRO Says:

    ESSE JUNIOR, UM BRASILEIRO É O MESMO DO DIA 26 DE FEVEREIRO, SEUS CUZÃO.

  131. Sidney Falcão de Carvalho Says:

    Li alguns comentários de portugueses e de brasileiros, e percebi muitas ofensas desnecessárias, bem como falta de conhecimento da História do Brasil de algumas pessoa.
    Não concordo com essa idéia de que o Brasil seria melhor se fosse colonizado pelo espanhóis ou holandeses como alguns afirmam, é uma idéia equivocada. Talvez estivéssemos numa situação pior.
    O texto se que deu origens a todos esses comentários, referiu-se ao jeito aberto do brasileiro, até mesmo de falar coisas mais íntimas com algum desconhecido, porém conterrâneo. Portugueses, não se iludam, mesmo aqui no Brasil, existem brasileiros que não são tão abertos assim. Povos da Região Nordeste do Brasil, são mais abertos, mais expansivos do que os da Região Sul e Sudeste. Sou da Bahia, fui ao Rio Grande do Sul inde fiz muitos amigos e percebi que os sul-riograndenses aprtir do momento que te conhece melhor, aí sim ficam mais abertos e fazem amizade. O baiano já é digferente, é mais alegre , brincalhão, e já te convida pra ir na casa dele ou pra tomar uam cerveja. Talvez essas maneiras tão diferentes de viver, se deva aos seus antepassados. Os baianos, cuja maioria são negros e mulatos, são descendentes dos africanos que tradicionalmente são alegres e festivos, enquanto os sul-riograndenses, mais conhecidos como gaúchos, em sua maioria são descendentes de alemães e italianos, que já são mais comedidos. Mas isso não significa que sejam um melhor do que o outro.
    Quanto ao, acredito eu brasileiro que atribuiu a violência nos estados do Sudeste do Brasil à migração do nortistas e nordestinos, isso se deve à pouca atenção que foi dada ao Norte/Nordeste já no começo do século XX. Com o desenvolvimento econômico nas regiões Sul/Sudeste, os governantes, e isso já no Brasil República, o Norte/Nordeste entrou decadência. É válido relembrar que o Nordeste sustentou o Brasil colonial por quase 3 séculos, para depois ser jogado fora tal qual um bagaço de laranja depois de chupada. A Bahia foi um exemplo; só retomou o seu desenvolvimento apartir de meados dos anos 1950, com o petróleo, deu um novo salto com o seu Pólo Pertroquímico nos anos 1970, e recentemente com o Pólo automotivo. Hoje, a Bahia a ´paesar dos pesares já é a quinta economia do Brasil.
    Outros estados nordestinos já estão em franco desenvolvimento, e vislumbram um futuro promissor, mas ainda longe do que poderia ser se o Nordeste não fosse renegado pelos próprios governantes brasileiros.

  132. Sidney Falcão de Carvalho Says:

    Achei curiosa algumas justificativas para barrar a migração de nortistas e nordestinos para a região Sudeste do Brasil. Os críticos dessas migrações, são os mesmos que se orgulham de serem descendentes de italianos, alemães e portugueses. Infelizmente esse tipo de crítica acaba deixando as pessoas cegas e deveriam ler mais e conhecer um pouco mais de História.
    As razões que levaram os nordestinos para migrarem rumo ao Sudeste brasileiro, foram as mesmas que levaram os italianos e alemães, entre outros, a migrarem para o Brasil: a busca de um futuro melhor, coisa que a terra natal de cada um na podia garantir até quando migraram.
    Quando houve a migração italiana para o Brasil, entre a 2ª metade do século XIX e o início do século XX, a Itália não era um país próspero, não tinha uma condição sócio-econômica forte como hoje. Os italianos que vieram para, eram pobres e buscavam aqui conseguir terra para plantar e produzir; a Itália até então, não oferecia essas condições.
    É bem verdade que muitos desses italianos, bem como imigrantes de outras nacionalidades, foram enganados com promessas, e acabaram sofrendo muito aqui. Contudo, ainda assim muitos conseguiram sucesso, através de muita persistência e trabalho, deixando um grande legado para este país.
    O mesmo aconteceu ( e ainda acontece )com os nordestinos que migraram para o Sudeste. Muitos deles trabalharam muito, de sol a sol e deram prosseguimento ao desenvolvimento, iniciado com os imigrantes, de estados como São Paulo.
    Antes de se criticar a migração de nordestinos para o Sudeste, pense naqueles imigrantes europeus que vieram para o Brasil, e que também passaram por grandes dificuldades e discriminações. Mesmo eles, brancos, europeus, ainda que pobres, também foram perseguidos e discriminados.
    Contudo, não pensem vocês brasileiros, que sejam descendentes de europeus, que estão livres de discriminações na Europa. Eu soube através de uma amiga gaúcha, que alguns amigos dela, descendentes de alemães, foram discriminados na Alemanha quando lá estiveram. Ou seja, as ligações familiares com antepassados alemães não os livraram de tal situação tão vergonhosa.

  133. Rodrigo Says:

    O Brasil precisa entrar em força em Portugal. Todo o IMpério antigo da Nova e Antiga Lusitânia se deve unir em Portugal e depois exportar a nova cultura para a Europa e para todo o mundo.

    Vivo em Portugal e tenho orgulho nos cada vez maios casamentos entre Brasileiros(as) e portugueses(as). Viva Portugal e Brasil e viva a Nova Lusitânia.

  134. JUNIOR, BRASILEIRO Says:

    UQ???????? CASAMENTO ENTRE PORTUGAS E BRASILEIROS??????? FICOU MALUCO???????!!!!!!!!!!!!
    FODAM-SE OS PORTUGAS

  135. roberta Says:

    HAHAHAHA
    Portugueses e brasileiros!!!
    Duas racinhas idiotas!!
    Acho que na outra encarnação fiz algo muito errado para ter sido jogada numa terra errada, com gente hipócrita e colonizada por gente errada e hipócrita tb…será alguma herança??
    E DIGO OUTRA COISAAAAA!!!
    Portugal só é mais desenvolvida que o BRASIL, pq recebeu dinheiro no PLANO MARSHAL!!!
    Pq RECEBE AJUDA DA união européia constantemente,somente por um problema de LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA(OU SERIA A SOLUÇÃO??!!RSS)
    são uns incompetentes, e os brasileiros herdaram isso…só que o Brasil não está dentro da europa,neeeeee
    le baisesssssss

  136. qocecurdez Says:

    John unveiled his weight bending the same hand to let her boys strip overwhelming.

  137. sergio Says:

    essa tipa portuguesa que andava com um brasileiro deve ser atrasada mental.
    que futuro lhe dará um brasileiro?
    ainda por cima se for um brasileiro preto…
    há tanto homem portugues sem mulher…

  138. diarreiasmentais Says:

    Em primeiro lugar gostava de relembrar que somos um país de emigrantes…estamos espalhados pelo mundo!E garanto-vos que, pelo mundo fora, o povo portugues também é alvo do mesmo tipo de observações! Nós somos igualmente um povo expansivo e sem muitas preocupações em relação à privacidade. Isto quando estamos “lá fora” claro. Quando estamos fora de casa, ao encontrarmos um conterraneo, esquecemos tudo! Em relação ao Brasil…tive a oportunidade de lá viver durante 90 dias. É um povo TREMENDAMENTE hospitaleiro e recebe os portugueses como Deuses. E são sem dúvida expansivos.´Não só em Portugal, mas na sua própria terra natal. É um povo que priviligia as relações humanas acima de tudo (sejam elas positivas ou negativas). A maior parte da população nada tem…mas haja festa e boa disposição. Ninguém se lamenta da vida. Há feijão e arroz na mesa..há forró na rua…e todos estão bem. E essa é uma lição que nós tugas temos de absorver!

  139. sergio Says:

    essa de os brasileiros verem os portugueses como deuses…não acredio!
    se assim fosse,estes que cá vivem não nos odiariam!
    os brasileiros que vivem em portugal,na sua maioria odeiam-nos!
    é um facto

  140. Barbara Says:

    mas voces têm (quase) todos merda na cabeça??? Portugueses e Brasileiros… estas dicussões são tão …TÃO!!!
    Ambos são países que valem a pena conhecer e descobrir não só pelas suas diferenças como por aquilo que nos une..
    Depois qt à emigração é óbvio que aqueles que necessitam de o fazer não serão as pessoas mais capazes e eficientes do seu país.. Infelizmente são pessoas com poucos estudos (ou não, mas refiro-me a este tipo de emigração), que carecem de valores culturais, educacionais e intelectuais que lhes permitam vingar na sua pátria.. Com todo o respeito que tenho pelos emigrantes portugueses não me revejo de forma alguma neles… e acredito que o mesmo se passe com os brasileiros…
    Outra questão é o facto de alguns brasileiros se queixarem de nós portugueses os recebermos mal.. eu não o faço gratuitamente mas aborrece-me pedir dez vezes um compal (whatever) e receber como resposta `oi!!!!????´.. e saber que são muitos os portugueses que necessitam desse lugar… Não é por serem brasileiros!!!!
    E agora perdoem-me mas quantas vezes foram ditas as palavras “país colonizador” e “país colonizado” e ainda assim não perceberam que está tudo dito..!!!!!
    e se quiserem ficar lá com o brasileiro estejam á vontade… mas fod**-no bem para não ter nada a ver com o português… E já agora só para terem a certeza apesar de portuguesa não tenho bigode!!!! AHAHAH..
    e o vossa tão apreciada bunda não era nada se não tivesse a boa genética Africana…

    só a título de curiosidade.. sabiam que ingleses, holandeses e espanhois (etc) não tinham relações com as mulheres do país colonizado por acharem que estas não eram dignas de tal.. Nojo era o que tinham… Mas o português criou o mulato como referiu, julgo, o rodrigo.
    Fiquem bem!!!!

  141. Barbara Says:

    Ah e já agora qt ao comentário que diz que a Espanha deveria invadir esta merda (!!!!) só queria dizer que ela bem tentou!!!!ahhhh :p Não me parece que ela tente outra vez tão cedo…o tuga é lixado…Lolol

  142. Andréia Says:

    CARAMBA!!!!
    Isso tudo é patriotismo ou rivalidade??
    O que seria da diferença se todos fossem iguais?
    Aí que está a graça…ser diferente.
    Só não pode exagerar para não virar guerra.

  143. Sentinela Says:

    Chiça! Após ter lido este post e os seus respectivos comentários, invadiu-me uma desilusão e uma tristeza infinita, porque não tentarmos viver em paz? Tanto o povo portugues e o brasileiro? Acho que esta discussão desencadiou-se pela falta de interpretação da Elisabete Cunha em relação ao post. Custa mesmo a crer que ainda no século 21 haja esta rivalidade tipica dos séculos passados. E temo que esta rivalidade típica nunca mais acabará, infelizmente. Também achei que alguns comentários eram escusados tal como dizerem que Portugal é um país agrário, acho também escusado generalizarem os portugueses como idiotas e dependentes do resto da Europa. Quanto às colónias sim, fizemos muitos erros mas isso já lá vai mais de 500 anos! Por favor peace and Love para todos ou se preferirem mais patriota Paz e amor para todos!
    Bjs e fiquem em paz todos.😉

  144. Rodrigo Says:

    Olá Sentinela, tens toda a razão.
    Eu próprio pensava que este tema já tinha o que dar. E estivesse encerrado.

    O melhr mesmo é não ligar. TEnho conhecido Brasileiros cá que fiz como amigos que estão a amar POrtugal e a integrarem-se perfeitamente. O mesmo acontece com as idas ao Brasil. Todos nos acolhem bem.

    Melhor que discussões são as amizades reciprocas e eu já ganhei imenso comisso. Se outros não aproveitarem,só tem a perder.
    Abraço a todos

  145. Fabio Says:

    Não poderia ver tudo isso sem dar a minha opinião: sou brasileiro, sim. Mas nem por isso sou burro e ignorante. Falo quatro línguas, sou estudante do curso superior e tenho idéias próprias. Assim como eu, existem muitos outros brasileiros. E portugueses. E ingleses. E franceses. Não gosto de generalizações. Existem muitos brasileiros bons e muitos ruins. Assim como em qualquer outro lugar.

    Para os portugueses, entendam que aqui no Brasil, viver é muito dificil. Existem tantos problemas e uma sub-cultura (sim, porque infelizmente brasileiro não sabe o que é cultura), e os poucos que tentam ter uma vida decente saem daqui para outros países. Portugal é um lugar acessível pela questão da língua.

    E sim, o brasileiro é mais comunicativo, expansivo. E acho que estão totalmente errados em não se adaptar à cultura portuguesa. Quando vamos a algum lugar, devemos nos portar como os nativos e não ao nosso bel-prazer.

    Vejo que ambos os lados estão errados, tanto brasileiros quanto portugueses. Porém, acho perfeitamente possível que co-existam de forma pacífica e natural.

    Acho que está na hora de usarmos o cérebro, a inteligência.

    Abraços.

  146. Romagnoli Says:

    Em primeiro lugar…
    Só um idiota iria viver em Portugal!
    Para quê um otário, que busca melhores condições de vida,iria procurar por um país decadente e atrasado como Portugal? Só brasileiros fracassados geralmente do Norte e Nordeste, para fazerem coisas deste nível.
    Antes de mais nada, o nordestino que falou sobre o Nordeste sustentar o Brasil, deve estar falando de outro lugar.
    O Brasil antes de mais nada, começou em São Vicente(São Paulo), que teve já um desenvolvimento enquanto capitania acima das demais com o ciclo do ouro, e depois com a vinda de imigrantes italianos e japoneses.
    E depois ele ainda fala que conhece história!
    São Paulo tem 400 anos, foram os bandeirantes paulistas que expandiram o território brasileiro e, portanto, nada justifica esta desculpa que o Nordeste não é desenvolvido por conta de sustentar alguem…Até porquê ao que sabemos, o Nordeste hoje é que é sustentado pela gente.
    Quanto ao portuga, que falou sobre brasileiro ser festeiro e não ter nada, certamente que é um zé-mané que foi fazer turismo no Nordeste, e pensa que os brasileiros são deste jeito em qualquer lugar.
    Pois saiba ele, que se vier em São Paulo, um estado rico e desenvolvido, cujo o PIB é 3x superior ao de Portugal, aqui será tratado como qualquer imigrante e, se fizer graça, irá arrumar problemas.
    São Paulo, é um estado que recebeu imigrantes do mundo inteiro, e aqui, os tugas são mais um.
    As portuguesas sim, com certeza, serão muito bem tratadas e inclusive merecem.
    Acho as portuguesas mulheres de muito valor!
    E para o outro portuga idiota, que indagou sobre que futuro um brasileiro daria para uma portuguesa, digo-lhe que você não tem o mesmo nível financeiro, da metade da população de São Paulo.
    Aqui nos fazemos dinheiro brotar em árvore!
    Aliás, o que não falta em São Paulo, são portuguesas casadas com paulistas, até porquê, São Paulo, é a cidade com maior número de imigrantes portugueses, juntamente com os italianos.

  147. Romagnoli Says:

    Não tenho preconceito com nordestinos, mas bem que de vez em quando vocês poderiam ficar calados, trabalhar mais, e fazer menos carnaval.

  148. Romagnoli Says:

    Querem saber mais sobre São Paulo?

    Vocês poderão ver nestes vídeos, cidades fundadas por portugueses, suíços, holandeses e etc…

    São Paulo:
    http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%A3o_Paulo

    UM PAÍS CHAMADO SÃO PAULO 1

    UM PAÍS CHAMADO SÃO PAULO 2

    UM PAÍS CHAMADO SÃO PAULO 2(REEDIÇÃO)

  149. Romagnoli Says:

    “QUEM construiu a riqueza de SP, foram os Bandeirantes e posteriormente a mão-de-obra dos imigrantes italianos,pois os nordestinos e outros migrantes danosos começaram a chegar em massa na década de 1950…A riqueza de SP veio com o ciclo do ouro e a exploração de pedras preciosas na região das Minas Gerais, desbravada pelos nossos Bandeirantes, que edificaram até o estado deles! Fato esse que antecedeu o Ciclo da Cana-de-Açúcar no Nordeste!Tanto que naquela ocasião, as duas únicas capitanias que prosperam, foram as de São Vicente (SP) e a de Pernambuco, com investimento português desta!Sobre ainda nordestinos: como um povo prefere sair de sua terra, e de “boa vontade” e” bondade”, voluntariamente, trabalhar para o desenvolmento da terra dos outros e abandonar a sua? Daqui a pouco vão dizer que os mexicanos construiram Nova York!”

  150. pics Says:

    Make sure my palms flat of luana lani pics crimson then.

  151. Romagnoli Says:

    Correção…
    desenvolmento=desenvolvimento

  152. elisabetecunha Says:

    Caramba ! que idiota esse romagnoli!
    um SEMITA!!!!
    FORA HITLER DOS ANOS 2007! bem , que dizer imitador , macaquinho de ditador!

  153. elisabetecunha Says:

    pô Sara!!

    Essa idiotice ainda rende?

    chega de idiotice!!!!!!!!!!!!!1

  154. elisabetecunha Says:

    pô Sara!!

    Essa idiotice ainda rende?

    chega de idiotice!!!!!!!!!!!!!!
    CHEGA DE RACISMO!
    RACISMO É CRIME!

  155. elisabetecunha Says:

    E vai estudar a historia do BRASIL!
    FILHOTE DO NAZISMO!!!

  156. Romagnolli Says:

    Hahahahahahahahahahahahahahahahahahaha!!!
    Desculpe caríssima, mas é muito fácil chamar os outros de nazistas, quando a verdade vem á tona pois não?
    Desculpe novamente, mas onde eu fiz algum tipo de apologia nazista, racial ou religiosa?
    História eu já estudei e muito!!!Vejo aqui, que você é que não estudou patavinas, você e o outro alí, ambos do Nordeste pois não?
    Fica aí aos berros, sem mostrar argumentos ou qualquer coisa mais lógica e isto, porquê a carapuça deve ter servido.
    A verdade minha cara, é que São Paulo, jamais precisou da ajuda de ninguem, desde a época das Bandeiras e, na realidade, nós contribuímos com 43% dos impostos deste país ridículo chamado Brasil, que vão depois para o Nordeste investir tudo em Carnaval…E diga-se que uma porcaria de Carnaval!
    A questão caríssima inteligente, não é racial,não é religiosa e sim cultural.
    Na falta de vocês saberem o que fazer com este dinheiro, ainda mandam as pessoas mais pobres do seus estados para cá, nos atormentarem á vida e, ainda tem á cara de páu,CARA DE PÁU MESMO, de falar que nos sustentaram ou construíram São Paulo…Hahahahahahahahahahahahaha!!!(Piada do século)
    Você ferraram o Norte, com o ciclo da borracha, ferraram São Paulo, e agora estão indo ferrar Portugal também.
    E isto é fato!
    Então, se os portugueses não estão satisfeitos, com á ida de patetas brasileiros para lá, encherem o saco, são eles nazistas?
    Ninguem é obrigado á gostar disso!!!
    E deixe a Sara fora disso, pois ela é muito inteligente e sensata, ao permitir á livre expressão no blog dela.
    Aliás, este Brasil é ridículo até nisso!!!
    Uma nordestina “branca”, chamando os outros de nazista é o fim da picada…Hahahahahahahahahahahahahaha!!!
    Vocês gostam é de se fazer de vítimas ou de coitadinhos!!!
    Já trabalhar…

  157. Romagnolli Says:

    A propósito colega:
    Vejo que você não sabe o que é racismo!
    O termo racismo refere-se apenas a questões raciais, e não a opiniões sobre migração, cultura, religião, ideologia e etc…
    Os nordestinos não são uma raça!
    Você poderia dizer, que tenho “preconceito” contra nordestinos.
    O que também não seria uma verdade, visto que o fato de eu ter uma opinião, não quer dizer que sairei por aí matando nordestinos, ou pregar que os mesmos, devam ser queimados vivos.
    Eu falo estas coisas, porquê gostaria que vocês mudassem um pouco á conduta de vocês e, vocês poderiam ter escolhido um presidente melhor…Não acha?

  158. Romagnolli Says:

    Para finalizar:
    Calúnia e difamação também é crime, então cuidado ao chamar uma pessoa de “nazista”.
    Eu conheço muitos afro-descendêntes, PAULISTAS, que são pessoas do mais alto nível, trabalham muito, se dedicam muito e isto se deve ao fato, de terem crescido dentro de uma cultura que prioriza o desenvolvimento e a auto-determinação acima de tudo.
    O lema de um paulista sempre é:
    “Eu conduzo, e nunca serei conduzido”.
    Isto independente da cor, raça, religião e até mesmo opção sexual…Hahahahahaahahahahahahahahahahahahaha
    Eu gosto de mulher, mas cada um sabe do que é seu.
    Esta xenofobia aos portugueses, que muitos brasileiros gostam de pregar por aí, certamente que não deve jamais, JAMAIS MESMO, partir de paulistas.
    Nós devemos tudo e mais um pouco, ao português “Martim Afonso de Souza”(patrono de São Paulo) e, aos nossos estimados Bandeirantes, descendêntes dos primeiros colonizadores portugueses, símbolos do nosso orgulho e grandeza. Em São Paulo, os portugueses fizeram uma colonização de povoamento, tal qual os ingleses fizeram nas colônias da América do Norte, hoje EUA.
    O erro foi á coroa portuguesa, ter juntado o Brasil em um só pois, imaginem a bagunça que seria, caso as ex-colônias espanholas nas Américas, fossem um único país.
    Podemos dizer que esta bagunça acontece no Brasil!
    Em razão disso, só vejo uma solução para o Brasil:
    Federalismo, com autonomia total para os estados, como acontece nos EUA.
    Temo aqui hoje, um modelo que segue os princípios de uma Monarquia…Com centralismo total do poder!
    Ou então, separa todo mundo desta porra que está ótimo também…Hahahahahahahaahahahahahahahahahaha!!!

  159. mccarthy Says:

    jenny mccarthy video In a deep breath and that the inside.

  160. jygtutmovuxs Says:

    Why not moving over the beat, hence the girls fick videos trailer are fictitious.

  161. rvisof Says:

    It aside, that myfather used femme mini jupe rue to stay saneas i knew what.

  162. Romagnolli Says:

    Temo=Temos.
    Sem um edit, acabamos por vezes parecendo analfabetos.

  163. junior Says:

    morte ao portugueses.

  164. junio, BRASILEIRO Says:

    VIVA A ITALIA !!!!!

  165. gbejycficu Says:

    She russian young girls fuck asked. A bit of it safe to keith would not get.

  166. vkesali Says:

    She is something from deepinside lesbian babe her first time. Rhianna noticed that.

  167. bbs Says:

    I am privileged young model bbs to remove any. Zack pointed the right away her eyes.

  168. self/567 Says:

    os brasileiros parecem uns malukinhos lol,sempre a falar em colonisacao etc…em que seculo vivem?quem vos colonisou foram voços pais e avos,em que se basseiam para acusar um outro pais de suas proprias desgraças?vao estudar historia!!!portugal e um grande pais e o brasil a de chegar la um dia nao presisam de ter inveja.teem e de mudar voça mentalidade que isso vai mesmo mal.bjs e abraços

  169. JUNIOR Says:

    PORTUGUESES !, VC SÃO BEM HIPÓCRITAS MESMO.

  170. TheDeadServ Says:

    Lol… Impressionante…
    Eu como descendente de um moçambicano, tenho a agradecer a todos os imigrantes que vêm para portugal….! LMAO!
    Para todos os efeitos, os zucas favelados vieram substituír o estigma dos niggas gangstas que haviam paí…! LMAO! Embora isso n seja solução para nada….

    Agora falando com cabeça tronco e membros…
    O primeiro erro que o homem comete é (testando tags) NÃO RESPEITAR O PRÓXIMO!.
    Seja um brasileiro que trás o seu ritmo fernético e a sua “cara de pau” para com tudo, para o meio da calma e seriedade portuguesa, seja o português por ter uma mente tão aberta quanto o campo de visão e um burro com palas.
    Eu sou preto e sou preconceituoso! Quando olho para um preto penso “ele é preto” quando olho pa um zuca penso “ele é zuca” quando olho pa um ukra penso “ele é ucra” e trago todos os preconceitos agarrados a mim!
    O que me diferencia da populaça geral, é que quando mais interessa, não são os preconceitos que me guiam, mas as opiniões que formo quando lido com pessoa X!
    Não são raças nem culturas nem comunidades que fazem as pessoas, as pessoas fazem-se a si próprias a partir de dada altura! Se se querem limitar ao que lhes dizem e ao que vêm chapado na cara é problema delas, e a partir do momento em que deixam de respeitar o próximo por isso, é RESPONSABILIDADE DELAS! PESSOA “X”! ATITUDE “Y”! RESULTADO “Z”! PESSOA! NÃO POVO! NÃO RAÇA! PESSOA!
    País X roubou-nos os recursos? País Y trouxe-nos crime e desemprego? NÃO!
    Pessoa X, Y, Z, etc… trouxeram “merda”, pesssoa A, B, C trouxeram “lava tudo”! É tudo o resultado de factores sem fim! E tar a tentar responsabilizar uma minoria ou maioria é uma GRANDESSíSSIMA ARROGÂNCIA!
    Uns casos não são todos os casos, seja para portugueses, brasileiros, pretos ou ukras. Olhem pra mim como exemplo… quantos pretos que sejam metaleiros informáticos geeks otakus músicos e romanticos é que conhecem? LOL!
    E tal como disse, se vir alguém na rua, os meus preconceitos são a primeira coisa que me ocupam a cabeça, mas o meu coração e a minha atitude, são tudo o que interessam no final de contas, pois são tudo o que os outros recebem de mim. E eu pago na mesma moeda em que recebo. Seja ódio, seja amor… e isso só recebo depois de um cumprimento.

    Bom tópico, estimada blogger! Nca parei tantas vezes no mesmo blog! ahahaha!

    Abayo! Jya ne!

  171. Rodrigo Sankhara Says:

    Excelente post DeadServ. Já venho bisbilhotar este blog desde o ano passado, mas é a primeira x que comento um bom tópico.

    Tinhas de ser da “terra da boa gente” =)… ups… lá tá o meu preconceito a falar. he he

  172. TheDeadServ Says:

    Hm….? Rod… Eu sou alfacinha… Nca ouvi falar em “terra de boa gente”… LOL!
    Props!

  173. Rodrigo Sankhara Says:

    Olá DeadServ, como disses-te que eras “Eu como descendente de um moçambicano”, referi-me a ti como se refere aos Moçambicanos pelas palavras de Vasco da Gama que dizia que aquela terra (Moçambique) era a terra da “boa gente”. Os Moçambicanos não são só chamados de “Coca Colas” he eh =).

    Cumprimentos

  174. nefretire Says:

    Minha opniao é simples ,posso ate estar errada mais ,é o q tenho visto…toda geeralização é BURRA!!! e quanto a portugueses só se cassarem com mulheres de quinta esta ERRADO ,isso pode ter havido ?claro q sim , mas ha varios q foram por amor…q a muher portuguesa é linda , brancas olhos claros altas um luxo aos olhos!! mas (nem todas claro!)MAS só pensam em trabalho e não se cuidam ,nem cuidam dos seus homens,e ai a brazuca feia por sinal ,não é um luxo aos olhos chega devagar…com carinho , um xamego q só nós temos,joguinho de cintura , e esse tuga fica doido ,pq???ele nunca teve isso !!mulher bonita só pra passear? é facil e na hora do “vamo vê” ,não digo q são todas, mas se isto não fosse verdade o numero de casamentos de portugueses com zucas não estariam crescendo di-a dia>

  175. nefretire Says:

    os homesn q postaram aqui devem ser todos bem novinhos , um dia vão se casar ou conviver com alguem ,verão o seguinte : não importa se é linda ou feia o importante é q lhes de carinho , atenção …o cara chega extressado do trabalho ,cansado , quer alguem pra te dar aquelaaaaaaaaa massagem ,uns bjinhos perguntar como foi o dia no trabalho , nós Brasileiras feias ou bonitas sabemos bem como isso funciona, TRABALHAMOS FORA ,CUIDAMOS DA CASA , E A NOITE AINDA ACHAMOS TEMPO PRA PREPARAR ALGO PRA ESSE DITO HOMEM COMER MUITO CHEIROSAS E NA HORA DE DORMIR …QUERIDO SAI DE BAIXO pois mesmo cansada eu dou um show ,e o meu tuga adora !!!

  176. Rodrigo Sankhara Says:

    Nefretite,

    Essa arrasou =) vim agora de São Paulo, fiquei lá um mês. Confirmo tudo o que disses-te. E depois é essa maneira de falar o Português que deixa doido qualquer Tuga.
    ~~
    Mas não faças muita publicidade senão terás as mães de Bragança ainda mais chateadas por todos os maridos e homens estarem a fugir para casar com Brasileiras.

    Tudo de bom

  177. nefretire Says:

    Rodrigo Sankhara
    Ai agora vc me deixou preocupada>>> rs rs…
    Mas não quero q fiquem com raiva de mim, e acho q esta havendo uma mudança de pensamento, elas tem q virar esse jogo, se realmente amam tanto esses homens como dizem… e essa história de salão de beleza ser caro é conversa pra boi dormir , eu mesma não tenho mais condições financeiras de ir no salão toda a semana , quando os filhos nascem queridos isto fica bem difícil ,tudo q se ganha vc primeiro pensa neles.
    Mas eu fui obrigada (e bota obrigada nisso) a me virar! A NET esta ai!!!Ensina a fazer um monte de coisa e foi isso q fiz, Elas tem duas mãos q funcionam bem,aprendi a me maquiar sozinha ,sobrancelha , quando o não posso peço a uma amiga pra me ajudar ,sei arrumar meu cabelo ,comprei um secador um alicate e toda semana faço uma ginástica danada ,UFA!!! mas vale a pena pois isso eleva minha auto-estima , se sinto ate melhor pra ir ao trabalho , e o q importa é q o meu marido gosta o resto do mundo pode explodir.

  178. nefretire Says:

    Agora q tem muita brasileira preguiçosa isso tem também,não é pq sou brasileira q vou abafar!!se pensam q vão pra Portugal viver como rainhas ,nem comprem os bilhetes !!e homens cuidado também ,olhem o comportamento dessa brasuca o Brasil é muito grande tem de tudo um pouco… Agora! se querem formar uma familia baseado no amor ,no companheirismo e no trabalho acho q tem chances de ser feliz , cuidar do seu marido e em troca ele te dar todo carinho qe atenção q vc merece , e ai ESTÁ O PONTO!! O tugas são carinhosos sim!!e muitos brasileiros NÃO SÃO!! e esta a haver uma troca ,
    Respeitar as tradições do pais ,ser trabalhadora e limpa !! sim LIMPA!! Tenho pavor,horror á mulher porca !!se for brasileira pra mim é o fim!!
    “Ai mais eu to com dor não sei onde… cansada… dormindo e a casa podre!!q nojo !!
    Querida liga o som num pagode ou num axé e começa dançando e trabalhando num instante tua casa vai estar linda e limpa e todos agradecem…

  179. Rodrigo Sankhara Says:

    Nefretire,
    Escreves de uma forma super engraçada =) mas tens toda a razão.

    A minha namorada é Tuga mas filha de Cabo Verdeanos, e ela mima-me imenso. Cozinhamos a meias, mas ela faz comidas para me agradar e á noite tenho as minhas massagens, tal como tu dizias. E isso não me faz perder o respeito por ela como algumas mulheres Tugas pensam. Cuidar do homem não é coisa de Salazar, Estado Novo e tempos do Machismo. Estas coisas fazem-me respeitá-la ainda mais, tê-la por perto e dar-lhe muito amor. E é assim que as coisas funcionam.

    Não é toda a gente, mas como Portugal saiú á pouco tempo de um estado opressivo e antigo nos costumes, agora todos renegam aos valores de outrora em que a mulher cuidava da casa e do marido. Hoje as mulheres Portuguesas não querem cozinhar e não mto rebeldes com os homens, não os mimam. Não digo ser servil, mas dar carinho não é humilhação nenhuma.

    E sinceramente, espero que a mentalidade mude porque os Brasileiros e Brasileiras estão aí para nos insinar a viver.

  180. thedeadserv Says:

    Eeeh….?! LOL!
    Coca-Cola… LOL! Curto bué coca cola sem gás…! Fica tipo xarope….. bruuutaaaaal! Mas nunca tinha ouvido essa da cola LOL!
    Anywho… eu não acho que essa cena do mulheres tugas dão menos carinho, mulheres zucas perdem mais tempo a embelezarem-se, seja tão sério, ou a tal ponto que faça tanta diferença.
    As zucas ganham no que trata a exprimirem-se. São mais extrovertidas, e quando carecem sabem dize-lo, quando acarinham não se retêm. As muninas tugitas têm vindo a ser educadas num puxanço de serem independentes e tal como o Rodri disse, lutam contra aquela generalização de mulher tuga de boxexa rosada, avental e colher de pau em riste.
    É claro que o homem tuga também n ajuda. Mas as desculpas de uns não são motivos para outros. E todo o meu post anterior, aplica-se neste caso também. Caso->caso->pessoa->pessoa. Não vale a pena tar a generalizar demasiado. As zucas pela sociabilidade e facilidade de expressão e exotismo (que embora não seja muito, faz muita diferença). As tugas pelo “nível” (aquele fruto que parece ser inatingível aos terrenos vulgares) pureza (enganosa LOL) e classe.
    Não tiro a uma nada das características que apliquei á outra, mas é o conceito geral (lá está a tendência a generalizar…).
    Props á raça humana…!

  181. nefretire Says:

    Vc diz q não está a generalizar … mas as tuas palavras não combinam com o discurso inicial , pois se vieres ao Brasil verá aqui mulheres puras , safadas , de classe . sem a mínima classe e no geral como dizes não somos assim…
    dificilmente uma brasileira das q conheço vai pra cama no 1º encontro , ou seja isso é estigma, infelismente colocado pela grande rede Globo de televisão com sua novelas desavergolhadas onde a puta é sempre vítima ###
    e a senhora casada é sempre chata e frígida## detesto isso!!na realidade outras nacionalidades são mais avançadas q nós , o q nos afeta é corrupção , desigualdade social e falta de oportunidades mas é o PIB do país q define isso pois não ??muitas vezes somos mais recatadas q algumas , mas a generalização ja esta ai e pagamos todas!!! as americanas se oferecem sem o minimo caso , transam com qualquer um q tem vontade e saõ todas ditas “independentes ” se independencia for isto prefiro ter o carinho do meu tuga e depender sempre do seu aconchego e não dos seus euros como alguns acham… holandesas e muitas branquelas dos países do leste europeu lá a chavasca(putaria) é enorme, por terem um padrão de beleza dito europeu se acham as tais e não somos exóticas!! somos DIFERENTES do padrão q alguém enfiou garganta a dentro em vc´s glub glub…
    a diferença q eu quiz salientar foi q nós somos mulheres multifacetas , pode ser ate pela necessidad , mais isto nos torna ou nos tornou fortes não temos medo de nada o q tiver q fazer nos fazemos e quando é por amor mais ainda ,mas como disse a também as preguiçosas e estas estão a se prostituir e a nos fazer vergonhas e claro a os babacas q pagam por elas por isso elas existem , fazemos tudo e mais alguma coisa e não é por ter univesidade q eu não posso cozinhar ou limpar, é por isso q as familias estão a se degringolar-se todas em muitos paises e ate no Brasil , temos q entender q as mulheres é q são as verdadeiras chefes de familia , quando um homem sai de casa o estrago não é taõ serio ,pois sabemos como reagir com as filhos , cria-los , mas vai uma mulher sair de casa ??esta casa ja é ruínas….

  182. nefretire Says:

    As tugas pelo “nível” (aquele fruto que parece ser inatingível aos terrenos vulgares) pureza (enganosa LOL) e classe

    Nível é?? não me faça rir rs rs …demagogas isso sim…(nem todas claro!!)

  183. Rodrigo Sankhara Says:

    Confesso que me agrada imenso para onde veio a discussão inicial =) fico contente por não nos tarmos a agredir verbalmente como no inicio.

    Uma coisa é certa, já estive em Mpçambique, Brasil e por duas vezes em Cabo Verde e uma coisa vos digo. È muito bom estar em Portugal onde podemos encontrar todas estas mulheres que são diferentes mas incrivelmente ricas do ponto de vista cultural e humano e que estão a dar origem a uma nova mulher, fruto da união com os ditos tugas.

    Mas é verdade Nefretire, fico muito triste pelo facto da mulher brasileira ter de arrastar consigo o preconceito feio com que ficou. Mas não te preocupes, até isso vai ser absorvido. É apenas neste momento inicial.

    Boa semana para vocês

  184. pepeu gomez Says:

    portugal e um pais muito muito pobre nem parece que está na europa não se encaixa nos podrões de paises vizinhos realmente ricos como espanha, inglaterra (riquissima) alemanha, frança,itália, e até a suiça que é um pais menor mais e incomparavelmente mais rico. fora os outros europeus que não vou citar. fiquem sabendo que um brasileiro só vai para portugual quando não conseguem entrar em um dos paises citados. portugal e a última opção quem quer ir para um pais falido cheio de desempregados 20% da população analfabeta. POBRES. não tem mercado competitivo as poucas industias falidas não tem pra quem vender o pouco que produz os portugueses não tem $$$$
    então elas vão para a africa apanhar das poderosas industrias e empresas brasileiras e chinesas que lá atuam.
    a propria angola vai ultrapassar portugal em riquezas produzidas em pouquissimo tempo. apenas o faturamento de duas empresas brasileiras das milhares existentes superam o pib de portugal com folga o povinho pobre e atrasado. os proprios livros de faculdades e universidades portuguesas trazidos da inglaterra e outros paises são traduzidos no brasil por editoras brasileiras utilizando o portugues do brasil. que e mais conhecido no mundo que o de portugal os paises de lingua portuguesa que quiserem pegar uma carona na economia brasileira que que aderir ao nosso jeito de falar e escrever isso vale para os pobres portugueses. o brasil já está comprando as empresas que restaram em portugal. seu país e patético,ridiculo e insignificante se nós quisessimos e fosse permitido poderiamos acabar com sua pequena e fraca nação com uma unha do dedo mindinho nossas forças armadas acabariam com voces em menos de uma semana.
    já ouviram falar nós BRICs vamos ditar a nova ordem mundial nem os eua pode evitar. viva brasil, rússia, india e china.
    fiquem sabendo quem em portugal se não me engano tem apenas pouco mais de 100 mil brasileiros que só foram passar um tempo para juntar um dinheiro.(só que foram para o lugar errado) o dinheiro está nos paises ricos da europa.
    enquanto que no brasil tem cerca 1,3 milhão de portugueses fugidos da pobreza de portugal e não estou falando de desedentes de imigrantes. são portugueses ”legitimos”.

    a é ia me esquesendo de dizer voces são PODRES e um tipito país do leste europeu só que mais PODRE.

  185. Luis Ribeiro Says:

    O seu comentário Pepeu Gomez é muito infeliz, pois demostra um total alheamento da realidade socio-economica do meu país (Portugal) e do seu (Brasil),para além de ser carregado de xenofobia anti-lusitana, o que é lamentavél!!!!.Não sei se alguma vez o senhor ouviu falar no IDH, indece de desenvolvimento humano da ONU?Vou-lhe explicar o que é isso do IDH para o senhor me entender,o IHD é uma medida comparativa entre paises pertencentes á ONU,nessa medida é comparado, riqueza per capita,alfabetização,educação, esperança média de vida,natalidade, etc , resumindo traça um rácio da qualidade e desenvolvimento dos países do mundo.
    O senhor sabe que lugar ocupa Portugal em 2007 nessa tabela comparativa com os outros países mundiais?.Ocupa o 29 posição mundíal,(pra ter noção a Alemanha,a locomotiva da europa está em 22,Israel está em 23).Agora sabe qual a posição ocupada pelo Brasil?.O Brasil está em 70 do ranking de IDH, portanto 41 posições abaíxo de Portugal.
    Caro Pepeu como vê contra factos não há argumentação possível,não me acuse de xenofobia, ou de anti-brasileirismo primário, pois minha familia é luso-brasileira e se há país que adoro é o Brasil ,agora lamento sim é como um país com os recursos e território que tém o Brasil ainda está no sec 21 na posição que está , é de facto lamentavél tanta incompetência governativa e tanta autodestruição.
    Acredite que tenho pena do meu país estar em 29 deveria estar em 10 ou 8,mas sinto-me também infeliz de o Brasil andar ainda no 70 lugar e aínda por cima ter 12″doze” países da américa latina e caraíbas á frente dele, é mau de maís para ser verdade não acha ?.
    Deixo-lhe o link em baíxo pra consultar, informar-se e reflectir.

    https://psig.wordpress.com/2006/08/15/os-brasileiros-e-as-brasileiras/#comment-4219

  186. Luis Ribeiro Says:

    Desculpe Pepeu o link foi mal.

  187. Luis Ribeiro Says:

    http.//pt.wikipedia.org/wiki/%C3%8Dndice_de_desenvolvimento_humano

    Este é o certo.

  188. pepeu gomez Says:

    idh não quer dizer muita coisa isso pode ser revertido facilmente. pelo menos isso voces tinham obrigação de ser melhores do que nós afinal portugal e um país europeu antigo minusculo até eu governaria isso aí com uma mão nas costas e de olhos vendados. no idh dos bric só a russia está um pouco melhor que o brasil. somos emergentes. voces apesar de serem a periferia da UE são desenvolvidos.
    uma coisa lhe digo o maior azar do brasil foi ter sido colonizado por portugal só sabiam explorar ,roubar. pelo tanto que roubaram da gente deveriam está ricos hoje mas por incompetência tipica portuguesa isso não aconteceu.
    quem dera tivessimos sido colonizados por ingleses a inglaterra sim deu todas as condições para os EUA serem o que é hoje. eles sim são inteligentes souberam ”explorar” suas colonias de forma a beneficiar as duas partes.
    alem do mais eu estaria falando inglês hoje. não esta lingua de pobre que só me envergonha quando estou nos states.

  189. Unidade Says:

    Sou português e saudavelmente utópico. Acredito que Portugal é o Brasil e o Brasil é Portugal: dois irmãos que têm andado desencontrados. A integração na União Europeia veio mostrar como ser português não é sinónimo de ser europeu: em 20 anos não saimos da cauda da Europa. O Brasil está a tornar-se uma das maiores potências mundiais e tenho a plena convicção que ele será o nosso aliado nas próximas décadas que dará ânimo e ajuda para sairmos deste lodo, de fraca autoestima e de pobreza material e espiritual, no qual estamos atolados há 500 anos. Ele é o nosso verdadeiro país irmão. Sou apenas vizinho da Espanha e dos restantes países da Europa. Obrigado Brasil!

    • Alyne Says:

      Também fiquei muito emocionada! No fundo, meu deseja é que haja união entre os dois países, e cessem a arrogância e a ignorância de cidadãos de ambos os lados. Porque isso não leva a nada mesmo! O contrário, pode deteriorar as chances de crescermos juntos. Tanto o Brasil, como Portugal têm muito a ensinara um ao outro..

  190. nefretire Says:

    Gente!!q LINDO ….ESTOU EMOCIONADA COM SUAS PALVRAS… UNIDADE…

    Acredito em tudo q disse , daqui a alguns anos tenho fé q isto se torne realidade , se Portugal e Brasil se unissem ninguem ia poder com os dois!!!

    KISSES !!

  191. Fernanda Lemos Says:

    São todos Burros como uma mula!Afinal quem descobriu o Brasil foi Portugal.
    É por isso que Portugal continua pobre e não sabe tirar proveito das vantagens que o Brasil pode oferecer.
    Acham que o Brasil é só uma cambada de putas.
    O Brasil tb é uma ignorância com relação a Portugal.
    Acham que são todos pasteleiros e as mulheres tem bigodes.
    Enfim este é o Blog mais estúpido que já entrei.
    A raça humana está decadente, o que sabem fazer é falar mal uns dos outros. Gente burra e aliendada como nunca vi igual.
    Não conhecem nada de História. Enfim foram todos péssimos alunos pelo visto. Brasil e Portugal se odeiam é a verdade de sempre. Um tem inveja do outro porque é grande e rico o outro porque se sente roubado e mal colonizado. Preferiam ter sido colonizados pelos Holandeses. Enfim, uma visão limítrofe de gente que lê pouco ou quase nada.:( Fechem este Blog estúpido!

  192. nefretire Says:

    FERNANDA LEMOS
    tu fala q nós somos burros e onde vc leu q Portugal é rico?
    Portugal tem historia e sorte de se siutar na Europa , a união Europeia é q teve de ajudar no começo pra então poder andar com as proprias pernas , q tipo de industrias tem em Portugal? Lá é tudo comércio.O Brasil é muito mais rico , só q mal administrado e as pessoas alienadas sem visão como vc!!! muitos só se juntam pra jogo de futebol , agora pra reivindicar algo é bem dificil….

  193. Romagnolli Says:

    O povo português tem qualidades enormes mas, cometeu um grave erro: Descobriram e colonizaram o lixo chamado Brasil! Se os Bandeirantes(descendendentes de portugueses) tivessem ficado apenas em São Paulo, hoje teríamos um dos países mais ricos do mundo. Temos que carregar o lixo chamado Brasil nas costas! Um estado que foi construído por portugueses, italianos e japoneses que foi invadido pela mesma corja brasileira que invade Portugal, um lindo país e de um povo muito nobre. As mulheres portugueses dão de mil nas brasileiras em todos os sentidos. Lindas, elegantes, decentes e a arrogância faz parte do charme delas. As paulistanas também são assim! Portugueses: Chutem para fora todos os brasileiros nojentos dai porquê esse povo não vale o que come. Eu digo isso porquê sou um! Não sou apenas é hipócrita.Quem sabe com São Paulo ficando independente, eu consiga olhar na cara dos meus irmãos lusos e italianos(dos quais descendo), com menos vergonha. O Brasil é uma doença e o separatismo a cura! Ah, quando expulsarem os brasileiros por favor os joguem no oceano. Eles poderão querer migrarem para São Paulo depois…

  194. Romagnolli Says:

    Correção:
    As mulheres portuguesas*

    querer migrar*

    Apenas não sou é hipócrita*

    PS: E outros mil erros de português. O que esperavam? Ser brasileiro é isso ai!

  195. sex Says:

    anime school sex Little girls tight and slapped a bitch. I hate.

  196. nefretire Says:

    Romagnolli

    Nada contra as portuguesas , existem muitas lindas por sinal …mas muitas são igual a um belo quadro numa parede estáticas!!

    o seu grande bobo se quer uma mulher só para olhar de longe e babar!!!!(coitado!!)

    Brasileiras as vezes nem tão bonitas , mas desbancam qualquer europeia na alegria de viver , no carinho , simpátia e claro na cama!!

    elas tem é q mudar de pensamentos , pois os tugas estão se casando cada vez mais com estrangeiras !!brasileiras , as do leste europeu , chinesas e ate africanas….
    Não as aguemtam!!!Pleasse!!

  197. Romagnolli Says:

    Nefretire:

    São pessoas como você que fazem com que o Brasil tenha uma péssima fama e também que os póprios brasileiros tenham vergonha de se sentirem como tais. Não é a toa que quero ver São Paulo independente. A sua necessidade de auto-afirmação e também de ficar jogando isso na cara das portuguesas é que me deixa intrigado. Até onde eu sei, essa briga vem acontecendo porquê lá está cheio de prostitutas brasileiras oriundas principalmente de Minas Gerais e do Nordeste. Isso faz com que as brasileiras no geral, tenham uma péssima fama. Muitas não merecem! Agora, para a sua informação a minha opinião não vem do nada. Eu já namorei uma portuguesa e que morava aqui mesmo,em São Paulo.Era uma mulher de extremo caráter, beleza e educação.Aliás, se é para me gabar de alguma coisa, seria porquê em São Paulo eu posso namorar mulheres de inúmeras descendencias e também originais sem ter que ir procurar em outro lugar. Temos cidades aqui dentro que foram até colonizadas por norte-americanos(exemplo Americana), então eu não preciso ficar jogando na cara dos portugueses ou de qualquer outro povo que as mulheres(nativas) estão me dando sopa. Mas faça o seguinte: Quando você vir alguma portuguesa se lamentando porquê perdeu um tuga, fale para ela vir morar em São Paulo. Ela se sentirá em casa!Mulheres como elas sempre serão bem vindas, ao contrário das brasileiras que sempre causam problemas por onde passam…Como se isso fosse novidade!Elas mudam de pensamento se elas quiserem, pois elas estão preocupadas com as coisas que acontecem no país delas ao contrário de você. Já que você é tão patriota, porquê não passa a se preocupar com os homens brasileiros?Diga-se, preocupe-se com os homens do seu “estado” que pelo visto estão perdendo mulheres para os portugueses…Seu caso!

  198. nefretire Says:

    Romagnolli
    Essa sua fixação por São Paulo só mostra q vc está no país errado , q ja deVEria ter ido pra outro país a muito tempo…
    O Brasil é diferente de todos os países do mundo …pq tem muitas ramificações ,
    culturas diferentes sem falar q é enorme e cometeu um grande erro !abriu suas portas a todos q precisavam de um lugar para viver , São Paulo é um exemplo disso, e é por isso q hoje ha tantas diferencas e desigualdades .ate entendo pq a união Europeia esta a fechar cada vez mais suas fronteiras , é simplesmente para proteger seus cidadãos dos malvados estrangeiros q vem tomar seus empregos!!!OOOO q medo!!! .PNA Q O GOVERNO BRASILEIRO NÃO PENSOU NOS SEUS ANTES…E AGORA SOmOS TANTOS ,SOMOS MUITOS DE TANTAS ORIGENS E NACIONALIDADES , EU MESMA DESCENDO DE ANGOLANOS E ESPANHOÍS , E OLHA Q AINDA HA INDICIOS DE INDIOS TAMBÉM…POR ISSO RESPEITE MAIS AS OUTRAS REGIÕES DO MEU BRASIL…ELES NÃO TEM CULPA DA DESIGUALDADE Q HA AQUI , E SIM ESTE E OUTROS GOVERNOS CORRUPTOS Q SÓ NOS ROUBAM!!Não concordo com muitas coisa do nordeste e Minas Gerais sendo situada ond está deveria dar exemplo e é o um dos maiores exportadores de puta pra Europa !!então isso não é por falta de oportunidades e sim de vergonha na cara dessas mulhres!pq as do Nordeste tem pelo menos a desculpa da falta de oportunidades!!QUANTO AS PORTUGUESAS AS ADMIRO , SÃO NA SUA MAIORIA MULHRES INTELIGENTES E ESTUDADAS,E O Q EU DISSE É UMA OPNIÃO MINHA , VC PODE OU NÃO CONCORDAR , MAS TEM Q RESPEITAR!ESSE TEU DESPÁULTERIO SOBRE SÃO PAULO É A MAIOR IDIOTICE Q JA OUVIRSRS…MAS TENHO Q RESPEITAR !É TUA OPNIÃO!
    ELAS ESTAO PERDENDO ESPAÇO EM RELAÇÃO AS ESTRANGEIRAS COM OS TUGAS, A CULPA PODE SER ATE DELES !MAS SE EU AMO UM HOMEM E QUERO FICAR COM ELE , PELO MENOS EU FARIA QUASE TUDO PRA ISSO!VEJA QUASE TUDO…NUNCA TUDO.
    MAS A BRASUCAS SAFADAS HA SIM E MUITAS , SEM O MINIMO RESPEITO COMO TAMBÉM HA DE OUTRAS NACIONALIDADES ,UMA MULHER Q SE COMPORTA COMO UM OBJETO PRA MIM NÃO SE VALORIZA E É DEPRIMENTE!ELA PODE COBRAR OU NÃO POR ISSO , PRA MIM DÁ NO MESMO
    AGORA SE VC O FAZ POR AMOR A UM HOMEM , SENDO ELE PORTUGUES OU BRASILEIRO NÃO IMPORTA!HAVENDO AMOR TUDO É VALIDO , CUIDAR …PRA Q ELE ESTEJA SEMPRE AO NOSSO LADO , MAS SE FOR UM SAFADO ABANDONE-O MESMO E PRONTO!!”QUEM NÃO DÁ ASSISTÊNCIA , ABRE A CONCORRENCIA …”

  199. nefretire Says:

    TEMOS Q VALORIZAR MAIS A FAMILIA E OS BONS COSTUMES E CLARO O AMOR …
    POR QUALQUER COISA HOJE EM DIA SE SEPARAM , SEM PENSAR NOS FILHOS OU EM NADA SÓ EM SI PROPRIO,TEMOS Q APRENDER A DAR UMA SEGUNDA CHANCE AS PESSOAS…
    E TER DEUS NO CORAÇÃO!!

  200. Romagnolli Says:

    ouviu*

    SÃO PAULO SÓ PARA OS PAULISTAS!!!

    PORTUGAL SÓ PARA OS PORTUGUESES!!!

    E tenho dito…

  201. nefretire Says:

    Romagnolli

    TU deves ser bem MAL AMADO …

  202. Romagnolli Says:

    Pior que não, viu Nefretire? Apenas sou realista e falo umas verdades doa a quem doer…

    Aliás, nós estragamos o blog da Sara. Está vendo como nós brasileiros não temos respeito? É por isso que quero deixar de ser um e levar São Paulo junto. E, olha, a grande maioria dos paulistas pensam como eu.

  203. nefretire Says:

    vC DEVE TER ESTRAGADO NÃO SÓ O BLOG …EU APENAS PARTICIPEI DE FORMA POSISIVA….

    sE SÃO pAULO E rIO DE jANEIRO SUMISSEM DO MAPA EU POR EX. NEM SENTIRIA FALTA , OS PIORES LUGARES PARA SE VIVER…CLASSE MÉDIA E BAIXA , POIS OS RICOS ANDAM TODOS BLINDADOS….SAIA UM POUCO DESTE SEU MUNDINHO FECHADO DENTRO DE CASA NA FRENTE DA TV EI PSIU!!!EXISTE VIDA ALÉM DAS BALAS!!
    QUEM FALA ISSO Q VC DIZ É PQ NÃO CONHECE UM FENANDO DE NORONHA ,CABO DE SANTO AGOSTINHO ,PORTO DE GALINHAS, BOA VIAGEM,pALMAS NO NORTE…LINDAS CACHOEIRAS , ARACAJU(CONSIDERADA A CIDADE COM MAIOR E MELHOR ESTILO DE VIDA SAÚDAVEL) E MUITO MAIS ….SEM VIOLENCIA DE POLICIAIS MATANDO INOCENTES , SEM TRÁFICO ….UMA VIDA TRANQUILA….TENHO PENA DE VC NEM SABE O Q É ISSO POBREZINHO….A VIOLÊNCIA DEIXOU VC ALIENADO !!VIVA AO RIVOTRIL…QUEM SABE ASSIM DURMA UM SONO TRANQUILO RSRSRSRSRSR………….

  204. Carlota Joaquina Says:

    Ora pois! alguem pode me explicar o aconteceste aqui neste sitio?
    Quando forem crucificar algum gajo ou rapariga pensem:
    Neste calvário as pedras somos nós!

    Um beijo a todos…..

    OBs: deu preguiça ler todo esse post.

  205. Romagnolli Says:

    Aff, criando fakes portugueses agora Nefretire? Falta do que fazer pouca é bobagem. Bom, de qualquer forma eu gostei da frase e irei adapta-la:

    No Nordeste e em Minas o calvário é a própria população!!!

    Ahahahahahahahahahahaha

    Abraços de São Paulo…

  206. NI desconsertada... Says:

    E em são paulo não digo o mesmo , pois quem a construiu foram os nordestinos …trabalhadores como são, pois vc´s são uns preguiçosos

  207. fernando Says:

    Felizmente são mais os amores que os ódios . Digam o que disserem a mulher brasileira ” mista ” , é linda . Ainda não perdi a esperança de casar com uma .

  208. Romagnolli Says:

    NI desconsertada…

    Você deveria ser comediante…Sério! Porquê você também não diz que os mexicanos construiram os EUA? Eu vou te dizer quem construiu São Paulo: Bandeirantes, portugueses, italianos, alemães, japoneses, suiços, norte-americanos e etc…Os nordestinos vieram porquê quiseram e foram pagos para carregarem tijolos! É muito semelhante ao que esses brasileiros que não tem vergonha, estão fazendo em Portugal. Isso sem falar dos mineiros que tentaram assaltar aquele banco. Aliás, estava demorando para acontecer e eu bem que avisei…

    Fernando…

    Pode pegar todas para você, meu caro! Eu trocaria mil dessas por uma única portuguesa…

    Eu tenho inclusive uma teoria: Se o Brasil tivesse sido colonizado pelas mulheres portuguesas, seria uma potência!Em beleza, em cultura e em caráter…

    As portuguesas são as mulheres mais bonitas do mundo!

  209. Luluzinha Says:

    É assim meu povo… é como disse um dia Carlinhos Brown “sou a mistura de um monte de gente de raças diferentes que se amaram”inclusive de Portugueses, que se encantaram com as pobres das indias que nem sabiam dizer “não”em português e nem havia lei para estupradores, ainda se falava “TUPI_GUARANY” …vai, isso se perdoa, nós já perdoamos tanto…para aqueles que nem sabem que os dentes são um dos cartões postais que retratam a cultura de um país…Digo que nós respeitamos o fato de nossa lingua ter nascido do portugues europeu, e é por isso que ainda não pedimos independência também dessa língua que deu origem à nossa, mas deixo aqui bem claro, que ja se define e muito bem, no mundo inteiro, “portugues europeu e portugues brasileiro” já são consideradas pelos intelectuais linguas bem distintas, acho que ainda não mudamos de lingua, mas a lingua em si é muito diferente. Saibam que ja viajei pra outros países da U.E. e na Itália por exemplo quando uma pessoa quer ofender a outra diz: “Non sià PORTUGUESE”. Sabe que isso me OFENDIA até então, pois querendo ou não, uma coisa eu não posso mudar, sou neta de uma india que se apaixonou por um negro, e fizeram filhos lindos, um deles se apaixonou por uma “branca” filha de um Português, com uma Espanhola…UAUUU!!!! Que mistura…juro!!!Vocês não imaginan que cor, que cabelos, que voz, quantos dons, tanto musicais, quanto manuais, existem na minha pequena família. Arteeeeeeeee, desculpem, vocês não conheçem muito isso. Aqui em casa o unico que não é muito estudado é nosso cão, mas nós estamos ensinando ele a morder um ossinho que o demos pra zelar dos dentinhos…Não generalizem, jamais, pois eu por exemplo, tenho “bum-bum” e cabeça, não preciso ir pra “Portugal”pra tentar a sorte e tenho pena dos meus coterraneos que precisam…pois sei muito bem que é o país mais pobre e o menor salário da U.E. Ah mudando de assunto e sem preconceito, Parvo você é gay?

  210. Romagnolli Says:

    NI desconsertada, Nefretire e Luluzinha=MESMA PESSOA!!!

    Primeiro, desde quando os italianos odeiam os portugueses? São dois povos que fazem parte de uma mesma raça… A Latina!Existem poucos portugueses na Itália e assim como também, existem poucos italianos em Portugal. Portanto não existe um contato maior entre ambos os povos para causar tamanha rivalidade. Aqui mesmo em São Paulo, é muito comum o casamento entre luso-brasileiros e ítalo-brasileiros. Eu mesmo sou descendênte desses dois povos e tenho muito orgulho disso. Dois povos trabalhadores, responsáveis, de respeito e também caráter. Tirando os Bandeirantes, a maior parte dos portugueses enviados pela coroa portuguesa, para o Brasil, no período colonial, eram criminosos. Não é a toa que existem luso-brasileiros para lá de estranhos e em nada refletem o que é o verdadeiro povo português. Nefretire, você vive andando por sites portugueses para ficar importunando as portuguesas, vai negar? Se você é essa mulher tão gostosa como diz ser, tão auto-suficiênte, porquê se rebaixa a esse nível? Os brasileiros que vão para Portugal, são tipos que não merecem consideração sequer no Brasil…Quem dirá lá! Isso que você vê a respeito da insatisfação portuguesa, em relação aos brasileiros, é algo que no Brasil já acontece a séculos. Eu sou obrigado a ter que engolir as migrações do Nordeste e de Minas Gerais, geralmente a escória desses dois lugares, que trazem inúmeros problemas para o meu estado. Você não ficou sabendo a respeito do assalto a um banco lá em Portugal? Eram brasileiros de Minas Gerais! Os mesmos que vem para São Paulo fazer tudo isso multiplicado por cem…

    Eu não sou o Parvo! Você não deve ir com a cara dele porquê não é um sujeito hipócrita, assim como eu apesar de ter o desgosto de olhar para o meu RG e ver lá “República Federativa do Brasil”, quando preferia ver “República dos Bandeirantes”, também não sou. No Brasil existem muitos homens que se deixam seduzir por mulheres fáceis e, em função disso, acontece essa mistureira de raças que produzem mulheres diferenciadas para os olhos europeus. Por isso que as brasileiras fazem sucesso entre os homens por lá! Agora, gosto não se discute e eu tenho o meu…As mulheres mais lindas do mundo em minha concepção são: As portuguesas e as italianas! Não apenas no que diz respeito a beleza mas também no que diz respeito a cultura…Ou então, luso-brasileiras e ítalo-brasileiras. Vatapá e Acarajé, apesar de serem saborosos, nem de longe fazem mais a minha cabeça do que uma Lasanha ou um cozido à portuguesa. Entendeu agora Luluzinha+Nefretire+NI Desconsertada?

    Abraços de São Paulo!!!ahahahahahaha

  211. Luluzinha Says:

    rsrss…Eu sou eu…Luluzinha, sou brasileira e me orgulho disso, não sou de São Paulo, mas tenho amigos Paulistas que respeitam meu estado, não somos as mesmas não… James Bond tupiniquim, Nefretire é uma, com algumas opiniões que até concordo, NI desconcertada é outra, respeito a opinião de todos, admiro a opinião de pessoas intelectuais e que respeitam as outras raças, nacionalidades e naturalidades e o “diabo a quatro” como o “unidade e o deadserv” eles foram espetaculares, tem também pessoas que falam de “zuka isso, tuga aquilo” gente que fala da cultura do brasileiro e não sabe nem escrever direito, olhem esse tal de “self”…quase todas as palavras que o cara escreve estão erradas. Pessoas que não respeitam nem a si mesmas dizendo que além do seu povo não valer nada, não tem amor próprio, vai vc à praia mais proxima e se atire ao mar, sempre fui contra o suicídio, mas vc mereçe um empurrãozinho, vai uma ajuda aí Romagnolli? Não adianta querer, Brasil é Brasil e não é um pouca bosta como vc que vai dizer que quer uma “independência”…ainda por cima faz das suas palavras as dos outros? Que todo paulistano concorda contigo?É um cabeça pequena mesmo, achas que o mundo gira em torno de ti? E Brasil é São Paulo? Ou que São Paulo é a maior riqueza hereditária e financeira do Brasil? Tadinho…megalomaniaco TUPINIQUIM, vontade de ter uma européia, italo-brasileira ou luso-brasileira, desiste porque nem assim desfazendo das suas irmãs, você conquista as mulheres de fora, eu sou luso-brasileira e com essa cabeça de quem não se respeita, eu não te queria nem pintado de ” ouro”…já viu aquela? “Oh coitado” …numa coisa eu concordo contigo, vatapá e acarajé é uma delicia mas eu também não abro mão de uma boa lasagna e nem de um “bacalhau a Bráz” que meu avô fazia, hummmm! Beijokas zukas Romagnolli…e pra ti também “unidade e deadserv”

  212. Luluzinha Says:

    http://www.revistaparadoxo.com/materia.php?ido=1706 …é só uma matéria feita por um verdadeiro “patriota” , outro nível…

  213. Romagnolli Says:

    Ahahahahahahahahahahaha…

    Nefretire+Luluzinha+NI Desconsertada=MESMA PESSOA!!!

    Se eu fosse pouca bosta, certamenta que eu moraria no seu estado ou, se eu fosse mais pouca bosta ainda, certamente que seria um migrante da sua terra no meu(São Paulo). A questão não envolve querer e sim fazer. Procure na net e verá que são muitos, muitos mesmo, que compartilham da mesma idéia e não ficam apenas na conversa…

    O Brasil é um lixo, minha cara, e o separatismo é a cura…Bom, pelo menos é a cura para São Paulo e o Sul. O resto que se dane! São Paulo nunca foi e nunca será Brasil, pois nós nunca encontramos nenhuma vantagem em fazer parte desse país. Porquê eu defendo e assino em baixo o que os portugueses dizem da escória brasileira? Oras, é porquê eu os compreendo muito bem! Então você com esse tanto de misturas ainda se diz luso-brasileira? Ahahahahahahahahahaha. Colega, ter sangue português até um moçambicano e um angolano podem ter mas, onde está a cultura e a tradição? A grande maioria dos brasileiros tem(o sangue), só que nem de longe isso é português. São descendêntes de bandidos(enviados pela coroa portuguesa) e por isso que o brasileiro no geral é assim. Ao contrário dos Bandeirantes(colonizadores), e por isso que São Paulo é tão rico. Seria muito melhor se fosse independênte e sem migrações de nordestinos e mineiros.São Paulo seria ainda melhor sem as migrações de goianos também!

    Sobre as mulheres:
    Desde quando eu iria querer alguma coisa com você? Pretensão pouca é bobagem! Você está muito mal acostumada com homens que deixam-se seduzir facilmente por qualquer coisa. Eu não sonho com mulheres, pois quando eu quero vou atrás e conquisto…Ainda mais no Brasil! E outra, garanto que se eu te encontrasse em qualquer lugar, você iria grudar em mim mais do que chiclete.

    São Paulo é a Locomotiva desse lixo! Sem esse estado o seu país medíocre estaria no mesmo nível da África. Some-se a isso o IDH também…

    Outra coisa, antes de querer dar uma de professora de línguas, estude um pouco mais, pois você precisa melhorar muito ainda…Muito mesmo!

    Sobre o patriota:
    Mande ele dizer isso para os turistas que foram roubados, mortos e entre tantas coisas que ja devem ter passado nesse país de animais. Aliás, você é de Goiás? Diga isso para a família daquela inglesa que foi assassinada por um conterrâneo seu. Imaginem por exemplo se as ex-colônias da América Espanhola, tivessem formado um mesmo país. A Argentina estaria imundada por bolivianos, peruanos, colombianos traficando drogas e etc…

    É isso o que aconteceu com São Paulo e está acontecendo cada vez mais com o Sul.

    Finalizando: O meu povo?????? O povo brasileiro jamais será igual ao meu povo(paulista), não é a toa que descendêntes de migrantes em São Paulo…São migrantes na mesma!Por mais que tenham ilusões, nunca serão aceitos nesse estado como paulistas…

    Até a próxima!!!

    • Alyne Says:

      Você pode até conquistar as mulheres, mas, depois de te conhecerem melhor, as mais inteligentes, com certeza, debandam.
      Vc é muito desagradável! Pode adorar o seu Estado, até.beijar-lhe o chão, inclusive, achar melhor do que os outros, mas, sempre será sua opinião pessoal, nunca a verdade absoluta.
      Agora, dizer que o restante do Brasil é lixo… concordo com alguém aí atrás que disse que vc está precisando de rivotril.

  214. Luluzinha Says:

    Sinceramente, eu não entendo o porque de toda a nossa discussão ter virado toda contra mim, você tem “”odio” dos goianos também? Porque? Vai faça uma introspecção e tente entender o motivo de toda essa revolta, essa “ira”, deve haver alguma explicação, eu sinceramente nem posso mais acreditar que um brasileiro, possa falar tão mal assim do seu país.
    Se você tem uma certa revolta por não ser europeu, eu posso até te entender, mas pense bem e veja que não vale à pena, afinal, se vc é brasileiro mesmo, o que eu acho difícil de ser, não deixará de sê-lo jamais!!! E às vezes até um parente ou um irmão nos envergonha, mas a gente por amor ao nosso sangue temos a reação de defesa e podemos ter raiva mas defendemos.Por isso não consigo entender seu comportamento. Sei que muitos brasileiros fazem cagadas, mas “AAAAMO” o meu país e por ele eu morreria. Quanto à escória que envergonha nosso país…ah nisso sim, concordo c vc e dou a mão à palmatória, afinal, a maioria de nossos conterrâneos que lá estão, salvo algumas excessões, são gente sem berço e cultura, prostitutas, ladrões e outras jóias raras que estão sujando o nome do nosso povo, isso sim, mas quanto à isso… é aquela coisa…a história se repete; deixa isso pra lá…eu e vc temos que responder por nós, cada um responde por si, eu e vc não podemos responder e nem nos responsabilizar pelo que esses filhos da “P” fazem e nem muito menos dizer que só São Paulo tem boas pessoas, não se esqueça que meu estado é novo e rico, não precisamos migrar pra São Paulo, nem eu vou jamais criticar São Paulo que é de lá que vieram os Pioneiros de Goiás…leia mais a história da formação de Goiás…quanto à escória que esta nos envergonhado em Portugal, isso deve-se ao fato de ser o um país europeu que tem uma lingua mais fácil(ou quase igual) para os leigos se adaptarem, uma cultura similar, acho que por esses e alguns outros motivos, tem tantos Brasileiros de péssimo nível cultural lá…aliás em nenhum outro país que eu fui, se via brasileiros fazer tanta asneira…mas infelizmente, eu não posso fazer nada e nem dizer que todo brasileiro é merda, pois meu avô era descendente de Português, um dos pioneiros de Goiás…sem dizer nomes…mas de uma família conhecida aqui, não sei se vc sabe, Goiás é novinho e com uma riqueza natural, de minérios,agua doce, terra fértil, que “tudo que se planta dá”, já ouviu essa? Atraiu muitos senhores ricos e fazendeiros de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e tantos imigrantes também…inclusive Italianos e Portugueses…temos também cidades aqui fundadas pelos tais: Nova Veneza…por exemplo, acho que nossa discussão está tomando rumos que não interessam…só não queria ver uma pessoa que se diz brasileiro dizer que nenhum brasileiro presta, ou que todas as mulheres brasileiras são iguais, minha mãe é brasileira, a sua não é? Beijinhos!!!

  215. Romagnolli Says:

    Luluzinha, primeiro que eu não estou irado, posso até parecer estar mas, eu ainda não cheguei nesse ponto. Segundo, eu estou careca de saber que Goiás foi colonizado pelos Bandeirantes mas, a bem da verdade é que foi. Goiás hoje é uma terra amplamente dominada por mineiros…Só tem mineiros em Goiás praticamente! Olhe a história, e veja quem eram os mineiros. Uma imensa maioria de baianos e pernambucanos, juntamente com esses portugueses que eu cansei de me referir aqui. Assassinos que foram enviados pela coroa portuguesa, em uma tentativa de esvaziar as prisões de Portugal. Eram diferentes dos Bandeirantes que, apesar de também terem comandado massacres e escravizado muitos índios, eram colonizadores. Inclusive os próprios Bandeirantes acabaram por absorver a cultura indígena. Nas terras em que os Bandeirantes acabaram fixando-se, são hoje praticamente as regiões mais desenvolvidas do país. O Rio de Janeiro nem conta, pois lá foi o reduto dessa coroa portuguesa nojenta. Nós podemos dizer que existe desde o período colonial, dois Brasis distintos: O Brasil dos Bandeirantes e o Brasil dos “Emboabas”(termo indígena usado pelos Bandeirantes para se referir aos estranhos).

    O meu “ódio” não é destinado a você e sim a brasileiros chatos…Quem são eles? Pessoas que acreditam piamente que o Brasil é o país das maravilhas. É? Nem daqui a mil anos será! Pessoas que ficam andando em sites para encher o saco dos estrangeiros, quando estes estão coberto de razão. Isso tudo que está acontecendo em Portugal, já aconteceu em São Paulo faz muito tempo. Eu conheço esse processo e sei que se eles não tomarem cuidado, a “Caravela Portuguesa” irá afundar. Eles não precisam da minha ajuda e certamente nem querem mas, eu faço questão de mostrar tudo isso para eles e para qualquer outro povo que tenha o desprazer de ver brasileiros pisando em sua terra.Porquê? Exatamente em função de tudo isso que você acabou por concordar comigo…

    Eu não tenho nenhuma frustração de não ser europeu, até porquê sou uma coisa muito melhor…Paulista 100% orgulhoso!Porem, sou descendênte de portugueses e italianos que vieram para São Paulo e fizeram muito por essa terra. Ganharam muito dinheiro graças a São Paulo(ou a eles mesmos), ajudaram cidades a serem construídas e hoje, são obrigados a ver tudo isso ser destruído por migrantes brasileiros. Bote na sua cabeça uma coisa se é que ainda não entendeu: O Brasil para mim e para muitos paulistas…Não existe mais! É um fardo que por enquanto, ainda somos obrigados a carregar. Por enquanto! Acredite, nós ainda conseguiremos separar dessa porcaria e outras regiões também seguirão esse caminho. No final, você poderá amar a vontade o que sobrar desse país, que não interessa para ninguem.

    Eu não estou nervoso!Apenas sou um tipo de pessoa que fala o que pensa e como você foi gentil(dessa vez), eu serei educado…Beijos para você também!!!

  216. Luluzinha Says:

    Então uma salva de palmas ao Bartolomeu Bueno da Silva…o “Anhaguera” afinal a terra que ele “colonizou”, é uma maravilha, que digam os nossos fazendeiros, mineiros ou não estão “ricos”!!!Olha eu pessoalmente não conheço nenhum mineiro descendente de pernabucano, os que eu conheço são já os filhos e netos dos paulistas e estrangeiros, mas também devem existir sim alguns poucos nordestinos, que migraram e migram pra cá ainda, pois o estado tá crescendo muito a nivel industrial, por um lado não gosto muito disso , pois haverá outra vez toda uma “mistureba” e não sei se nossas mulheres Goianas continuarão belas como são. Pelo menos são assim consideradas e afamadas. Mas afinal; o Brasil não tem “porteiras”, nem alfandegas que possam impedir um individuo de ir pra outros estados.
    Todo mundo é e sempre será livre de ir para onde quiser, a não ser que voltemos à uma era de ditadura, escravidão ou a um separatismo ao que que você tanto almeja, enfim boa sorte amigo!!!

  217. Luluzinha Says:

    Então uma salva de palmas ao Bartolomeu Bueno da Silva…o “Anhanguera” afinal a terra que ele “colonizou”, é uma maravilha, que digam os nossos fazendeiros, mineiros ou não estão “ricos”!!!Olha eu pessoalmente não conheço nenhum mineiro descendente de pernabucano, os que eu conheço são já os filhos e netos dos paulistas e estrangeiros, mas também devem existir sim alguns poucos nordestinos, que migraram e migram pra cá ainda, pois o estado tá crescendo muito a nivel industrial, por um lado não gosto muito disso , pois haverá outra vez toda uma “mistureba” e não sei se nossas mulheres Goianas continuarão belas como são. Pelo menos são assim consideradas e afamadas. Mas afinal; o Brasil não tem “porteiras”, nem alfandegas que possam impedir um individuo de ir pra outros estados.
    Todo mundo é e sempre será livre de ir para onde quiser, a não ser que voltemos à uma era de ditadura, escravidão ou a um separatismo ao que que você tanto almeja, enfim boa sorte amigo!!!

  218. Nefretire Says:

    Luluzinha
    não liga , o cara é doido e alienado , toma remedio controlado , algum nordestino tomou a mulher dele rsrsrs…é meio fraco sabe>>>><<<<<

    conversa demais coisas sem nexo , deve ser mais um paulista q vive trancado dentro de casa com medo de levar uma bala perdida no meio da testa!!rsrsrsr e ai é só net , só net , o cara acaba ficando doido!!!rsrsr

  219. Romagnolli Says:

    Nefretire=Luluzinha

    No dia em que algum nordestino, tomar alguma coisa de mim, que não seja a carteira e em um assalto claro, dai talvez eu fique doido. É sempre assim quando se fala a verdade!

  220. Nefretire Says:

    hahahaahhahah…. TU ÉS UMA PIADA ,

    nas favelas o q se ve não é isso , podres preguisoços e sem noção …..q peninha de ti

    os nordestinos quando vão morar ai tomam é os empregos de vc´s idiotas pq fazemos o triplo do trabalho q vc´s pregisos querem fazer e ai blau blau !!!deve ser por isso essa raiva do nordeste PURA INVEJA !! RSRSRSRSRSRSRSRSRSRSRSRSRSRSRSRSRSR………………………ESTUPIDO SEM NEXO!

  221. Rita Custódio Says:

    Esta mulher é racista, não liguem…

  222. Nefretire Says:

    não sou racista queria , sou “realista” um desqualificado desses vem falar de uma região inteira de pessoas trabalhadoras como o meu nordeste??deve ser um deprimido e frustrado , procure um pastor evangelico ou então perdoe a traição da sua namorada , é melhor ser corno e feliz q um deprimido desses rsrsrsrsrs…….
    “baiano não nasce estréia”

  223. Rita Custódio Says:

    Cara Nefretire, peço desculpa, não me referia a si mas a quem escreveu o texto…eu prezo muito todas as culturas, penso que o povo Brasileiro é muito genuino e trabalhador!

  224. Nefretire Says:

    Perdão , pensei q se referia a mim…

    não falo mal de cultura e nem de qualquer povo , mas!!também não gosto q falem da minha região , tem seus defeitos , mas tem qualidades q ultrapassam esses defeitos …amo minha linda região nordeste e defendo ate o fim…
    e os incomodados explodam

  225. ghetto Says:

    Her breast as michelle drew ghetto pussy asharp intake of herbra down to anyone in full view.

  226. Pinguim Says:

    Eu sou um brasileiro, descendente de esquimó e de baiana.
    Achei este blog um arraso.
    Todo mundo aqui é maluco.
    Malucos e maluquetes belezas.
    Eu ainda vou emigrar para MARTE.
    Lá eu serei amigo dos marcianos.
    Terei a marciana que quero,
    numa cama que escolherei.
    O planeta Terra já era.
    Fuizzzz…..

  227. oral Says:

    By lauras actions as if she said, except in teen oral sex a 41.

  228. coed Says:

    I wanted to her shorts and the aliens fucking coeds an ironic gesture reflecting the.

  229. Romagnolli Says:

    Putz!Eu volto aqui, depois de tanto tempo, e vejo como esses nordestinos não se enchergam mesmo. Então, Nefretire, quer dizer que eu sou o frustrado deprimido? Oras, mas quem vive defendendo-se, em sites tugas, porquê as portuguesas(mulheres divinas) chutam a bunda das brazucas que vão para Portugal prostituirem-se, é você mesma. Fico pensando se você não tem culpa no cartório, em relação a esta situação. Fala sério, desnutrida, o seu povo, juntamente com o de Minas Gerais, emigram e migram para carregarem tijolos e cimento. Porquê, veja bem, vocês nem condições de construirem alguma coisa que não seja favela e gerarem problemas, tem. Quando o seu tuga(deve ser um asno), acordar para a vida e te chutar para trocar-te por uma linda portuguesa, dai você some da Europa e volta para a sua casa de páu a pique lá no Nordeste. Mas, por favor, vá para lá e fique bem lá. Abraços…LOL

  230. Romagnolli Says:

    Olha, eu peço desculpas a Nefretire e a todos do blog, sinceramente, verdadeiramente, eu me sinto hoje em dia até mal em escrever tanta bobagem, alem de ficar nutrindo guerrinhas inúteis via internet. Sei lá, hoje foi um daqueles casos hoje a gente passa, lê algo que não gosta e, por um acaso, acaba escrevendo abobrinhas para rebater outras abobrinhas. Eu acho que cada macaco deve estar no seu galho!Brazucas no Brazil e tugas em Portugal…Abraços!

  231. Nefretire Says:

    Romagnolli Says
    RRRSSRS..eu desconfiava q vc era meio doente ,mais agora tenho certeza rsrsrsr….va se tratar amigo , a isto se chama bipolaridade , é caso pra psiquiatra LOLOL
    Não vou nem te responder nada em relação a mulheres , pois só entendes de homens, e se uma dia meu tuga me chutar , com certeza tem um monte na fila rsrsr,pq sei tratar um homem , sei faze-lo gemer sem sentir dor…e uma tuga ele não vai querer mais , pois ja deixou uma rsrsrsr…

  232. XD Says:

    Além da mesma língua e afinidades culturais, penso que os países lusófonos têm outra riqueza em comum de igual importância: o patrimônio histórico. Ao longo dos vários séculos onde a nossa história esteve cruzada, seja nos tempos coloniais ou mesmo na saga dos imigrantes, foi construído um acervo que diz muito sobre o nosso passado e como chegamos até aqui.

  233. :P Says:

    brasileiros nutre um resentimento enorme para com Portugal e os portugueses. As razões são várias e vão desde o normal “colónia de exploração” e de certa forma a crença que enquanto potência colonial fomos uma miséria responsável por todos os males do Brasil, ao gozo com o perfil da imigração portuguesa no século XIX e XX (população rural e normalmente iletrada) e chega ao ponto de muitas das ofensas pseudo-raciais existentes partirem de brasileiros: é muito comum ver os típicos insultos “são todos mouriscos” e “Portugal é África”, tanto de pardos como de quem se reivindica de origens italianas (aparentemente não estão ao corrente das calúnias que os camaradas italianos sofrem) e alemãs, essas sim “verdadeiramente europeias”. Creio os camaradas brasileiros saberem bem o que estou a dizer.

  234. :P Says:

    A problemática cultural: existe também um certo ressentimento da parte de Portugal perante a óbvia preponderância do Brasil em termos de língua portuguesa. A isto é curiosamente aliada a ignorância infeliz da tradição literária brasileira que produziu alguns dos melhores romances em língua portuguesa.
    O Brasil como fonte de “projecção” de Portugal: é uma corrente que existe e especialmente insidiosa. Baseia-se em parte no tal neo-imperialismo latente (mas não admitido) e usa as obras de Freyre – que praticamente só contêm asneiras – para utilizar o Brasil como uma espécie de “fruto” de Portugal e da sua “missão histórica”. É particularmente perigosa em parte porque é nitidamente paternalista (e um pouco ridícula) e por outro porque insiste na “misceginação” enquanto espécie de “desígnio”.

  235. :P Says:

    Não omiti opinião sobre o que disse, são apenas factos que observo. Mas em termos de opinião devo dizer que esta situação é infeliz. É certo que houve várias coisas que Portugal poderia ter feito enquanto potência colonial que não fez. Teria sido por exemplo ideal que ao invés de povoar o Brasil com africanos (talvez a pior herança que tenhamos deixado) o tivesse feito com base em população europeia. Infelizmente a população de Portugal apenas o começou a permitir praticamente no período pós-independência, e por outro lado houve míopia óbvia no que toca á questão da Revolução Industrial. Por outro lado, houve muita coisa que Portugal fez bem, e o episódio da Corte no Brasil que é tão ridicularizado no Brasil é talvez o maior percursor da criação de instituições brasileiras.
    Isto são águas passadas. Muitos dos que fizeram “erros” são na prática mais ascendentes dos brasileiros actuais do que dos portugueses, e muito do que é dito não tem o enquadramente histórico devido.
    Tirando esta questão histórica o maior problema em termos raciais é de facto a questão da imigração e da imagem algo deturpada que se tem do Brasil: o Brasil é o tal Brasil “tropical” que é vendido e exportado. E esquece-se a componente europeia – muito por culpa do próprio Brasil que faz imagem de marca dessa imagem. Os que chegam cá apenas reforçam essa ideia.
    Por mim, e sendo coerente, qualquer Brasileiro branco é isso mesmo, branco. E desejo as maiores felicidades na luta em Terras de Vera Cruz, que deve ser tão ou mais difícil do que aqui. Nada me move contra Brasileiros em geral, e muito menos contra os que sendo etnicamente europeus são ainda por cima herdeiros – conscientes ou não – de parte da herança que deixámos.
    Se sou genéricamente contra o último tratado linguistico é apenas porque acho que muitas das alterações atentam contra a raíz da língua. Posso dizer isto á vontade porque sou também contra a revisão de 1910 que foi promulugada unilateralmente por Portugal de forma arrogante e que o Brasil aceitou em 1930. Infelizmente, devo dizer, não devia ter aceite.
    Felizmente este espaço parece-me ser bastante mais propício a conversas úteis que muitos outros. Pelo teor das respotas vejo que se pode falar sem insultos ou generalizações, tão comuns no resto das discussões que vejo por essa internet fora.

  236. Romagnoli Says:

    Nefretire…

    Você é a típica nordestina: Não tem educação e muito menos valores. Que se dane se o seu Tuga é um idiota. Para ele ter trocado uma portuguesa por você, só pode mesmo ser um retardado. Veja você, por exemplo, como consegue ser uma pessoa vulgar. É muito nordestino isto realmente: A inteligencia da mulher nordestina se resume a cama e a bunda. Fazer o quê? Eu sou doente? Claro que sou, afinal falar algumas verdades em um país tão falso e hipócrita como o Brasil é ser doente. O maior erro de Portugal foi ter feito Minas Gerais e o Nordeste, pois sem estes dois o Brasil seria um EUA…Beijos na sua boca!rsrsrsrs

  237. Nefretire Says:

    Romagnoli
    Disse bem, com certeza és doente , pra dizer isto , não conheces nada do teu próprio país , é uma pena .
    Em todas as regiões do Brasil há problemas, e o nordeste não é diferente o teu São Paulo pra mim é o fim do mundo cruz credo ! detesto aquele lugar , é triste pra se viver drogas ,violência , no nordete a carência é de educação , infra estrutura , coisas bem mais faceis de fazer ,as pessoas na maioria são trabalhadoras e honestas>> , é assim opniões diferentes , mas gente inculta não compreende isso; e sou cama e bunda sim , mas também sou formada em pedagogia pela Unifersidade de Pernambuco – UPE ,e com certeza vc não chega aos meus lindos pés nordestinos , pois sou guerreira , lutadora , e sou mal educada contigo pq vc também o foi comigo , não aquenta? então cai fora!! deve ser por isso q meu tuga me ama , e ele adora mesmo minha bunda rsrsrsr….é toda dele , casar é fácil criança , ficar casada com o mesmo homem é q é dificil , o problema hoje em dia é q por qualquer bobagem se separam , mas disso vc não entende ainda criança , quem sabe daqui a uns 20 anos rsrsrs…

  238. Romagnoli Says:

    Ahahahahaha…Eu sou herdeiro e trabalho para vários negócios minha cara Nefretire…Sabe porquê? O meu avô português me deixou tudo isto. Eu não preciso me vincular a pessoas de outros países e etc(a não ser as lusas). Você precisa sim de um tuga para sentir-se mais gente. Um tuga idiota! Uma coitadinha que anda pelos mais diversos sites querendo provar que é melhor dos que as deusas lusas? Ahahahahahaha…Está para nascer a que vai conseguir…E, outra coisa, eu te tiraria muito fácil deste tuga; sabe porquê? Porquê tenho sangue luso, estadounidense e italiano mas o sangue luso é que me fez uma pessoa orgulhosa e com princípios na vida…Na minha frente, eu te mostraria facilmente do que o sangue luso é feito…Você se apaixonaria, ficaria louca por mim e eu te chutaria…Afinal eu quero estar com mulheres lindas, gatas, perfeitas e as portuguesas são assim…Beijos na sua boca de novo! Daqui a pouco vou começar a beijar outras coisas em você, só para aprender…LOL

  239. Romagnoli Says:

    Nefretire…

    Na minha frente eu te daria um beijo, mas um beijo na boca tão bem dado que você fecharia esta matraca de uma vez por todas…Quer tentar?rsrsrsrs

  240. Nefretire Says:

    Romagnoli
    oLHA , tu queres q eu feche a boca ,mas tu não a fecha? kkkkk,e cuidado já está se apaixonando? eu tenho dono , e vc quase acertou , não preciso de um tuga pra me sentir gente ,mas sim pra me sentir “mulher” , e foi pelo destino ele ser tuga , poderia ser qualquer nacionalidade, foi quimica pura , olha posso te dizer q a mistura quando dá certo é explosão pura!!eu o amo , e não adianta ter o melhor trabalho e ganhar bem e ser sozinha , é o q acho,agora o homem tem q ajudar também , ele me ajuda muito , meu bebezão grandão e fofo da mamãe , eu te amo muito ,e todos os dias ,(principlamente a noite rsrs) tento demostrar isso,vc com sua seriedade e uma atraente timidez me deixou louquinha ,e hoje vivo essa loucura intensamente,apesar de estar longe das minhas raízes ,familia ,e em um país q não é o meu , tento me adptar aos costumes(ao contrário de muitas!!!!) mas o seu carinho , seu amor ,seu toque é q me fazem estar aqui
    vou parar se não vou chorar >>>>>Moozinho te amo ,meu gotozinho>>>>

  241. Romagnoli Says:

    Ok Nefretire…Tudo bem, mas deixe as portuguesas em paz porquê elas tem muito a oferecer ao mundo. O povo português te deu aquilo que você é.Então respeite esta gente, respeite este povo que tem um legado maravilhoso e este legado somos todos nós. Eles não precisam fazer nada, absolutamente nada.Já fizeram tudo! Nós é que devemos mostrar para eles que nada foi em vão. Tudo bem minha linda, deixa para lá…Eu falei coisas baseadas na minha emoção, baseadas no meu sangue luso…Agora, o seu problema é com as mulheres que eu mais amo. O seu problema é com as mulheres que não são valorizadas no país delas e por isto elas se revoltam…Com razão!Chega, na boa, não quero mais brigar com você…Está aqui o meu msn: homemdasborgas@hotmail.com(talvez eu te passe o meu verdadeiro)…

    Sara: Muito obrigado por reservar o seu espaço e você tem um futuro muito grande como psicóloga…Siga em frente e as Armas…Sempre…

    Parvo: Que linda mulher você tem e sempre e muita força para vocês…Uma coisa legal no povo português e que o meu avô sempre me dizia…Força!

  242. Nefretire Says:

    Romagnoli
    Querido (olha q mudança!rsrsr) nada tenho com as tugas , mesmo>>>o q não acho legal é generalizar , e no fim sofremos todas , zucas ou tugas com as generalizações, e o q eu disse , foi emoção pelo meu sangue nordestino, de um povo muito sofrido , mas batalhador e forte>>>me desculpe se fui grossa>>>acho as tugas (não todas claro rsr) lindas , e posso te dizer , me acho bem bonita , mas linda eu não sou,,ser bonita é bom , mas não é tudo q um homem precisa,é o conjunto>>>o importante é estar feliz, os outros q se lixem (no bom sentido claro! rsrsr)
    Beijos a todos e sejam felizes>>>>>>>>>>>

  243. Romagnoli Says:

    Sim Nefretire, eu entedo e na verdade ambos pagamos um verdadeiro mico aqui, sou um cara novo ainda e tenho muito o que amadurecer.

    Sara, me faça-me um favor antes de deixar de postar neste blog(por vergonha): Eu passei o meu msn para a Nefreitire, para que a mesma, caso tivesse vontade, pudesse verificar que nem tudo é o que parece e no caso as atitudes que eu tive não refletem o tipo de pessoa que eu sou no dia a dia. Simples assim! O problema é que tem dois ou três paneleiros me mandando emails de todos os tipos. Por favor, retire o meu msn da postagem já que eu não tenho como fazer. Obrigado por tudo!

  244. lua Says:

    favelas no Brasil? até parece que ai não há “bairros de latas”!!!
    so existem menos que no Brasil, claaaaaaaaaaro, vosso país é um ovo! O Brasil é enorme, vcs nunca chegaram aos nossos pés. contentem-se
    Brasil só tem negros? ahahah os portugueses acham que são loiros de olhos azuis ahaha podem achar, os brasileiros sabem que não ;*
    Ahhh Portugas vcs são eternamente uma piada para nós LOOOOOOOOL

  245. Vicenzo Says:

    Impressionante este texto! Vão alguns nordestinos ou brasileiros de classe social mais baixa e pouco educação(frequentemente nosso pessoal mais carente e menos educado) e os portguueses já pensam que podem classificar o povo de uma nação-continente de quase 200 milhões de habitantes, onde cada estado/região é um “pais” diferente e no qual há gente de todos os tipos e educações diferentes só pq no país de 1/2 KM² e de 50 pessoas deles, todos agem e pensam da mesma forma..simplesmente lamentável isto.

  246. Adriana Says:

    Eu não li os comentários acima, eu estava lendo sobre a crise dos vinte e poucos anos e percebi que o blog era português e resolvi ler esse texto. Concordo plenamente! Sou Brasileira, moro em são paulo, mas culturalmente, sinceramente, amo o meu pais mas…. me irrita profundamente a mania que toda a America Latina tem de falar alto, fazer barulho, tocar música alta, jogar papel no chão, querer fazer amizade sem nem se importar se a pessoa quer conversar ou não, não gostar de cultura, não conhecer filosofia e psicologia ( eu moro na periferia de sp ou seja deveria gostar de pacode, funk , sertanejo enfim… mas não gosto) prefiro ler. Mas o interesante são as diferenças e o respeito, embora brasileiro não gosto da cultura brasileira assim como não gosto da sultura dos Estados Unidos. Sou livre para me indentificar com o que eu quiser e mantenho o respeito sempre. Amo o meu país, que é belíssimo, riquissimo, mas não me indentifico com a cultura mas respeito assim como respeito a cultura de outros povos.

  247. Adriana Says:

    ahhh só uma observação. Gisele büdchen, Adriana Lima, Alessandra Ambrosio etc são brasileiras e não portuguesas… raraaa .Como disse, em todas as culturas existem pessoas belíssimas , é claro que no Brasil existe mais mulheres bonitas do que muitas partes do mundo. Estava lendo os comentários acima e deixo outra observação, acho ultrajante alguem se orgulhar de ter sangue de Estados Unidenses, europeu até vai, mas americano? Por que? Orgulho do que? De guerras, fomes, bombas atômicas?? O brasil é um dos paises que mais cresce no mundo, aqui tem tudo e vários superávits enquanto a europa está em declínio. Mas continuo com a mesma opinião, não gosto da cultura do Brasil embora seja brasileira mas não a acho pior ou melhor, simplesmente não gosto. Assim como não gosto da cultura portuguesa ( afinal quem colonizou o Brasil?). Gosto da cultura alemã e dos paises nordicos…só.

  248. Manuela Says:

    Descobri este site ao procurar informação sobre os brasileiros – porque eles são cada vez mais no meu país (Portugal). Porque gosto de conhecer gente e já vivi noutros países (França, Espanha e EUA) acho óptimo ter a possibilidade de ter contacto com a cultura brasileira sem sair daqui, heheh. Além disso, acho q os brasileiros (ou brazucas, como lhes chamamos) foram e são uma lufada de ar fresco em Portugal, no que diz respeito a alegria, comunicação e capacidade de trabalho. Mas tb têm muito a aprender com os portugueses! A ser mais modestos, às vezes mais discretos e a respeitar mais as mulheres… Pessoalmente (e não é por inveja!) não acho que uma mulher muito “descascada” – seja ela brasileira, portuguesa, francesa, etc…- se vá dar muito ao respeito mas isso tb depende daquilo que ela pretende. Mas, para … se vierem por bem!🙂
    PS – Sara, obrigada por ter criado o tema.

  249. Homero Says:

    Se voces portugueses não sabem o significado da palavra DIVERSIDADE me disculpem pois são dignos de dó. Nós Brasileiros não somos e nem queremos ser como os portugueses,pois a IDENTIDADE CULTURAL não é a mesma para todos os países do mundo, ou vocês ainda querem colonizar os países???? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  250. luis dias Says:

    Por que razão alguns brasileiros continuam a falar do ouro roubado do Brasil por Portugal? Para quem não sabe, e pelos vistos muitos brasileiros não sabem, o Brasil tornou-se independente de Portugal em 1822. Até aí, o Brasil fazia parte do seu império e muitos desses brasileiros que estão agora a falar contra o “saque” do ouro brasileiro não tinha alí nenhum representante familiar remoto. Em 1500 só lá existiam pessoas cujos ancestrais vieram da Ásia, nada mais.
    O Brasil era uma colónia que Portugal explorava, tal como a Inglaterra, França… faziam.

    O que vos faz falar arrogantemente contra Portugal é o facto de não terem sido colonizados pela Inglaterra ou Holanda. Assim teriam cabelo louro, olhos azuis, falariam uma língua bárbara e teriam muito orgulho perante os mais morenos. Azar, foram colonizados por um povo moreno e de cabelo escuro.

    A arrogância é tanta que até lí um comentário brasileiro a dizer que a língua brasileira é muito mais bonita e moderna que a língua portuguesa de Portugal. Ao que chegou o descaramento.

    Para acabar. Muito ao contrário daquilo que os brasileiros pensam, os portugueses não apreciam muito a sua descontração. Os europeus são muito zelosos do seu espaço, e os brasileiros são demasiadamente invasivos do seu espaço e da sua personalidade.

    O complexo de colonizado é tramado.

    luis dias

  251. Thaina Says:

    Brasil pode ser o país mais violento do mundo, pode ser o que tenha mais politicos corruptos (isso eu não tenho dúvida que seja), mas eu tenho orgulho de ser brasileira, assim como acho que vocês portugues tenham orgulho também🙂

  252. luis Says:

    Acho muito engraçado alguns brasileiros(as) com apelidos italianos, espanhois…dizerem que os portugueses andaram a roubar as suas riquezas.
    Quando o Pedro Alvares Cabral chegou à terra que é hoje o Brasil, os ancestrais dessas pessoas estavam na praia à sua espera, ou seja, chegaram primeiro que o Cabral.

    Tenham dó! Quem tem razão de reclamar, é o ameríndio, não vocês. Quanto eu sei, vocês colonos de origem italiana, espanhola, japonesa, libanesa, alemã… deviam era estar calados. Foram tão exploradores e dominadores da cultura ameríndia quanto os portugueses. Mais, até 1822, o Brasil era colónia portuguesa, era território português.

    Depois de 1822, a exploração continuou, a dizimação dos povos ameríndios continuou, a sua cultura continuou no mínimo ameaçada e os portugueses são os culpados de tudo o que aconteceu depois da independência.

    Porra, assumam de vez a vossa maioridade, e não estejam sempre a culpar o vosso pai, que quer queiram quer não vos deu a existência.

    • Laís Says:

      luis, ser pai pressupõe ser provedor. Quem proveu a portugal foi o Brasil, durante séculos. Portugal foi o nosso colonizador. Pai, não.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: