Saber para Ensinar: Para quê?

“O Sindicato Nacional dos Psicólogos (SNP) vai negociar, em Setembro, com o Ministério da Educação o reconhecimento da habilitação para a docência aos licenciados em Psicologia, actualmente impedidos de leccionar aquela disciplina no ensino secundário.”

Para que serve uma Licenciatura? Para nos tornarmos, de alguma forma, peritos numa determinada área, não será? Ora, se temos de procurar alguém que saiba de um assunto, é provável que procuremos por licenciados nesse assunto, certo? (Se não quisermos ir mais alto, procurando mestrados, ou doutorados, obviamente.) Se assim não fosse, penso que as licenciaturas, não serviriam de muito…

Neste ponto, e passando ao ensino, poderíamos então pensar…bem, mas ter uma Licenciatura não significa minimamente que se saiba ensinar. Como exemplo, vemos nitidamente professores por aí, que sabem imenso do assunto, mas são uns verdadeiros azelhas a ensinar, e ninguém fica a perceber nada do que tentam explicar. E se fossemos por aqui, estaria totalmente de acordo. Há pessoas sem jeito e sem formação para ensinar. Para isso também existem cursos de Formação de Formadores, que permitem ajudar as pessoas precisamente a isso: a ensinar. Esses sim, acho natural que sejam exigidos para que alguém com uma simples Licenciatura, se possa tornar professor.

No entanto…

Até agora, a disciplina de Psicologia do 12º ano, cujo exame nacional constitui prova de ingresso para vários cursos do ensino superior, é leccionada por profissionais de outras áreas, nomeadamente por licenciados em Filosofia, uma vez que o Ministério da Educação (ME) ainda não reconheceu aos psicólogos a necessária habilitação para a docência.”

Parece que Licenciados em Filosofia servem, e têm servido ao longo destes anos. Então reparo: a questão não é saber ou não ensinar. E perguntam vos: Então o que têm a mais os Licenciados em Filosofia do que os Licenciados em Psicologia para o ensino da Psicologia! (não, não é da Filosofia). Só se tiverem desemprego a mais, porque não vejo outra coisa… (surpreendentemente os de Psicologia também têm desemprego a mais, mas pelo menos sempre podem tentar outras áreas, como: dar consultas ou qualquer coisa assim)

Podemos ainda questionar-nos: Podem ter ficado simplesmente no esquecimento…

Segundo o sindicato, algumas escolas privadas contrataram psicólogos para leccionar a disciplina no ano lectivo que terminou em Junho, mas no final do primeiro período de aulas “foram obrigadas por despacho do ME a substituir esses professores por docentes com formação noutras áreas”. “Ao longo dos anos, o Ministério da Educação foi apresentando diversos pretextos para que a licenciatura em Psicologia não fosse reconhecida para a docência, nomeadamente o número de alunos reduzido, o facto de as faculdades não solicitarem o seu reconhecimento e a existência de muitos professores de outras áreas para colocar”, acusa o SNP.

Mas parece que não, não os querem mesmo lá… Mas pronto, vamos lá fazer um favorzinho, e daqui a uns anos meter a ensinar Psicologia, quem estudou Psicologia!

“Contactado pela Lusa, o ME não confirmou até ao momento a reunião agendada para 19 de Setembro. No entanto, mesmo que a tutela reconheça aos psicólogos habilitação para dar aulas, os mesmos só poderão vir a fazê-lo a partir de 2009, já que os resultados do concurso de colocação de professores realizado este ano são válidos até essa data.”

Artigo, datado de dia 9 deste mês, aqui

Psicologicamente Mal Ensinada…

6 Respostas to “Saber para Ensinar: Para quê?”

  1. Parvo Na Cadeira Says:

    É só rir, faz-me lembrar o meu antigo professor de Introdução à informática no 12º, que nem sabia o que era uma drive de DVD’s lol

    Se calhar também era de filosofia sei lá.

  2. psig Says:

    LOOOOL!

    Se calhar era, eles andem ai!

  3. lunawinter Says:

    Face a isto, minha cara Estrelinha, espero que não tenhas tirado o curso para seguir via ensino…
    Ou que prolongues os estudos até 2009. (LOL!)
    Enfim. O Ministério do “Ensino” anda muito mal ensinado.

    (As aspas não foram ppelo facto do MEnsino na realidade ser MEducação, foram porque saber ensinar só mesmo entre aspas.)

  4. lunawinter Says:

    [EDIT]foram porque eles saberem ensinar, ou saberem ensinar a ensinar só mesmo entre aspas)[/EDIT]

    Para melhor compreensão.

  5. acrisalves Says:

    Bem… não sei qual a diferença… Mas eu tive uma professora a Psicologia que era formada na área da Psicologia. Adorava aquilo e conseguiu transmitir a quase todos os alunos a sua adoração. De tal modo que pouco tive de estudar para ter uma óptima nota em exame nacional.
    Todas as pessoas qeu conheço que apanharam filósofos, dizem que estes odeavam a disciplina de Psicologia… e não conseguiram transmitir muita coisa.
    No final… senti-me previlegiada por ter uma professora formada na área a dar a disciplina.
    Pode não saber ensinar, mas por exemplo na minha área, a maioria dos professores de biologia que vêm com o curso da escola superior de educação e não de ciencias, pouco sabem daquilo que estão a ensinar. Isso depois vê-se nas aulas por melhores que sejam os métodos pedagógicos… ops, escrevi demais… :S

  6. psig Says:

    luna: loli não foi a pensar nisso, mas se calhar até não me importava =p lol

    cris: é que é daquelas coisas que não tem nada a ver…basicamente não se dá nada de Filosofia num curso de Psic, e suponho que também não se dê praticamente nada de Psic num curso de Filosofia…

    A minha prof. por acaso tb era formada em Psicologia, mas também conheci casos de pessoas que tinham dos de Filosofia e odiavam…porque claro, “afilosofavam” a psic…

    Provavelmente, e tendo em conta que há a Filosofia de 10º e 11º, é simplesmente uma maneira dos mesmos profs assegurarem mais um ano, sem terem de preocupar-se a meter mais pessoas…


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: