Perguntas Inconvenientes!

Quantos de vós, não ouviram já perguntas inconvenientes. E nem falo das perguntas embaraçosas, essas seriam outra questão. Refiro-me aquelas perguntas que nos fazem, geralmente com boas intenções, mas que odiamos grandemente.

Nos longos anos de escola, quantos de vós não ouviram a célebre pergunta: “Então como vai a escola?” E quanto de vós gostavam de a ouvir? Para alguns, porque não ia assim tão bem, portanto era escusado os lembrarem disso; para outros, porque ia bem, como sempre foi bem, portanto qual é a dúvida? Fica a sensação que um dia queriam que respondêssemos que vai mal, para depois poderem fazer aquele risinho interior sarcástico. Engraçado, que mesmo após ouvirem vezes sem conta, respostas como “A escola está lá no sítio”, continuam a perguntar a mesma coisa sempre que nos vêem.

E estas são perguntas inocentes, na maioria das vezes. A pessoa simplesmente não tem outro motivo de assunto, então julgam que esta é a forma de mostrar preocupação.

Claro que lhes sobre sempre o assunto “Então é namorado/a, já há?”. Esta já entra no campo das perguntas embaraçosas. E depois, continua, quando conhecem o namorado/a “Então o/a namorado/a está bom/boa?”. Esta última até consegue ser simpática, porque mostra que até levam a sério o que sentimos.

Mas deixando as embaraçosas e voltando às inconvenientes, à medida que vamos avançado na escola, chegamos ao último ano. Aí as questões proliferam: “Então já estás a receber?”. Não, óbvio que não. Mas pronto, poderiam estar a pensar em estágios remunerados, então lá se responde simpaticamente que não, que não se recebe nadinha. Até aqui tudo bem, não fossem repetir a pergunta na vez seguinte… Isso e o “Então já acabaste?” Até parece que o ano acaba assim a meio de repente, e mesmo depois de ouvirem vezes sem conta que o ano dura um ano, perguntam sempre o mesmo…

E depois, as piores “Então e agora, o que vais fazer?”; “Então e quando começas a trabalhar?” Então e isto…então e aquilo….

Quando a própria pessoa não sabe o que vai fazer ou procurar, que pergunta mais irritante lhe poderiam fazer do que essa mesma?

E calculo que as perguntem se prolonguem pela restante vida “Então quando é o casamento?”; “Então quando vêm um filho?”, etc, etc…

Por vezes a curiosidade e a necessidade de mostrar que se preocupam de algum modo, tapa completamente qualquer discernimento. Se pelo menos se preocupassem em ouvir a resposta, de forma a não repetir a pergunta…

Psicologicamente inconveniente…

16 Respostas to “Perguntas Inconvenientes!”

  1. acrisalves Says:

    Ya… as perguntas pelo futuro que não se sabe …. e pelo qual se desespera… Então ? não ganhas, mas trabalhas? e quando vais receber? quanto à da escola…. eu respondia sempre “está no campo grande… ainda não ganhou pernas!”

  2. psig Says:

    exacto…mas mesmo assim, se fosse preciso, no dia seguinte, perguntavam-te o mesmo :]

  3. Safaa Dib Says:

    Ahhhhhhhhhhh isso é horrível. Só apetece dizer “não te metas na minha vida, seu chato/sua chata”. Eu não gosto que me perguntem nada, só o “tudo bem” e é por causa de convenções. A muito poucas pessoas permito esse tipo de perguntas. Respostas secas, frias e vagas é a melhor resposta.😉

    “Então e o teu dia? Então e trabalhas? Então e o que andas a fazer?” Para quê responder quando sei que a maioria não iria entender metade das coisas que faço?

    Irrita-me tanto. E depois deve ser das coisas que mais me irrita ter alguém a dar-me a entender que tenho que me submeter a um papel convencional em que a pessoa tem que começar logo a ganhar dinheiro, a qualquer custo. Um jovem já nem sequer recebe qualquer tipo de apoio ou incentivo quando acaba o curso, ficamos simplesmente ao deus-dará, e ainda temos a obrigação de conseguir cumprir as metas todas que é suposto cumprir. Ter dinheiro, pensar em casa, em casar, em ter carro, em ter filhos.

    Então e se esses não forem os meus objectivos de vida? Então e se eu quiser dedicar-me a outras coisas completamente diferentes?

    Chateia-me é fazerem-nos sentir mal por tomarmos certas opções que não entendem!

  4. psig Says:

    Exactamente isso. É como se nem pensassem na dificuldade que as pessoas têm em encontrar emprego, e mais importante, em encontrar algo que dê algum prazer a fazer.

    Interessa ganhar dinheiro, interessa ser rápido, interessa fazer aquilo que é suposto.

    E se a pessoa ta feliz? Se a pessoa ta satisfeita com o que ta a fazer? E se a pessoa se sente perdida? Isso parece que não interessa a ninguem, passa completamente ao lado…

    No entanto as perguntas chatas, continuam, mesmo depois de ignoradas e mal respondidads.

  5. Parvo Na Cadeira Says:

    Não fales com pessoas que só te falam por falar..

    Ah pera depois entra o factor “família” e a palavra “excomungada”.

    Sorri e diz algo embaraçoso, ou fala na novela, resulta SEMPRE!

  6. ELISABETE CUNHA Says:

    voces nao estao sendo nada tolerantes,infelizmente o sistema social possui essas regras chatas,porem,temos que ser rapidos na resposta e encarar essas regras com paciencia e bom humor.Pensando assim fica menos irritante!!!!!

  7. Glu Glu, Sou Um Perú! Says:

    Isso são as tipicas conversas de elevador. Eu como moro bem alto e mais de metade do pessoal do meu predio é reformados ja tou habituado a esse tipo de coisas, as quais geralmente acabam a criticar o sistema politico Portugues🙂

  8. ELISABETE CUNHA Says:

    As eleiçoes para presidente do Brasil sera no dia 1 de outubro,agora imagine quantas perguntas de elevador,surgem no dia-a-dia:Vai votar em quem?,Lula e um corrupto,nao acha?;Esse Brasil nao tem jeito? ,etc,etc,etc.Discutir politica e saudavel,mas no elevador???

  9. lunawinter Says:

    A mais famosa: “E o que queres ser quando fores grande?” feita aos 16, 17, 18, 19 anos…
    Tenho quase 18 e nos Natais/ Pascoas /Jantares de família e amigos é sempre… tsc tsc tsc

    Mais?
    – Já estás um homenzinho/mulherzinha, hein? (Sei que esta é retórica e mal aplicada. Mas conta.)

    Porque é que estás sempre no computador?/Que raio tem a internet de tão giro? (Rsp: É o porno.. Mantém-me cá.)

    – Porque fazes isso quando podes fazer aquilo? (Nao sei se esta é “bem” inconveniente.. Mas eu nunca sei o que responder..)

    Uma estremamente estúpida:
    – Está um dia quente, não está? (Não consegues sentir/ver?)

    E uma que eu odeio:
    – Mas em belas-artes não vais arranjar trabalho.. Já pensaste em como te vais safar?

    *

  10. psig Says:

    ahahhah

    essa do que é que queres ser é bue ridicula. Quando nem o próprio sabe, mtas vezes…

    Pior é mesmo acrescentarem algo como “Já estás umas mulherzinha, já tens cá umas boobs” ROFL =X

    A do computador enfim loooool nem comento=X

    A do dia quente é um desbloqueador de conversa =D

    E a ultima é mesmo das inconvenientes odiosas lol

    **

  11. Darkenlightened Says:

    Hehe, o tempo não é nada inconveniente, é um bom desbloqueador, de facto.

    Quanto às outras perguntas do post propriamente dito, podem ser inconvenientes de facto, mas acho que é bem pior teres parentes que te perguntam se não vais cumprimentar pessoa X, embaraçoso eventualmente para ti e para X.

  12. dancingladybug Says:

    Eu chamo a isso perguntas-de-tentar-começar-conversa. Acho giro que comecem quase todas por “então”.

    contribuindo para a lista…:
    A minha mais odiada é quando eu digo que estou em artes e dizem: aaaah… Arquitectura?

  13. deia Says:

    ahhh eu ja não sei o que fazer viu…pior que eu respondo…e mi mordo por dentro por ter que dar satisfações a xeretas…¬¬ (pior trabalho\família)

  14. Erica Says:

    Perguntar se alguém esta grávida quando esse alguém não esta, porra, espera 9 meses, se nascer é porque tá ,se não, aprenda a controlar sua curiosidade e a guardar a língua.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: