Quem Quer, Ganha!

Quem quer ganha, é um concurso que há alguns largos anos passa nas tardes da TVI. Em que consiste? Basicamente, são vários jogos de palavras, que permitem ganhar alguns prémios. E porque venho eu falar sobre isto?

Confesso que até achava uma certa piada ao concurso. Sempre se tratou de um concurso bastante simples e acessível, onde participavam todo o tipo de pessoas, desde pessoas com a simples quarta classe, até licenciados. Este poderia até ser um ponto positivo, que o tornava mais abrangente, e não tão direccionado a um nicho mais fechado de concorrentes com maior cultura geral (como em concursos como “Um contra todos”; “A Herança”, ou o antigo “Quem quer ser milionário”).

Mas o que podia ser uma oportunidade de dar algum dinheiro aos menos conhecedores, transformou-se, quanto a mim, no ridículo.

Para vos dar um exemplo, e para quem nunca tenha visto, um dos jogos do concurso consiste em pirâmides de palavras, isto é, um conjunto de palavras sucessivamente maiores, que os concorrentes vão tendo de adivinhar. E adivinhar como? Cada palavra é composta pelas mesmas letras da palavra anterior, numa ordem diferente. Como cada palavra nova, tem mais uma letra que a anterior, esta nova letra, surge com a contagem do tempo, e a partir dai, é um jogo de anagramas. Trocar as letras para que formem, com a letra que surge, uma nova palavra.

Por exemplo, supondo que a primeira palavra é a palavra LAR, na palavra seguinte poderá surgir _ O _ _ tendo o concorrente que adivinhar ROLA, na seguinte _ _ _ G _, sendo a palavra LARGO, e assim sucessivamente.

Da mesma forma, existe um jogo igual a este, em forma de passatempo interactivo. Isto é, as pessoas ligam para lá, para adivinhar a palavra.

E aí está o cerne da questão. Antes, quando a pessoa telefonava para lá, surgia a letra nova, e a partir dai a pessoa tinha uns segundos para tentar adivinhar a palavra. Agora como é? Vão sendo dadas mil pistas ao longo do concurso, que deixam claro qual é a palavra. Resultado: a resposta é praticamente dada, antes do telefonema, não sendo minimamente necessário qualquer trabalho ou inteligência.

(Se a palavra é TROVOADA, e durante o concurso é dito mil vezes “é aquela coisa que acontece quando estão raios e trovões”, torna-se hmm…óbvio?)

Da mesma forma, os concorrentes presentes também são bastante ajudados. Podem por exemplo, ir dizendo as várias letras que compõe a palavra, que a apresentadora confirma ou não, com que letra a palavra começa.

Resultado: o que poderia ser um incentivo à inteligência, transformou-se num fomentar de ignorância. Não seria suposto este tipo de programas ter como objectivo colocar as pessoas a pensar? Ou o que interessa é que toda a gente telefone para lá, para ganhar com os telefonemas, o triplo do dinheiro que é dado?

Isto porque todas as chamadas são contabilizadas, e depois é então seleccionada uma delas, a quem eles devolvem a chamada. Traduzindo: se não for preciso pensar, para ganhar, mais pessoas ligam, isto é: mais dinheiro.

Tornarem o concurso acessível, é uma coisa, ridicularizarem a inteligência das pessoas, é outra…

E o mais incrível é o desfile de burrice que mesmo assim passa por lá.

Psicologicamente pensante…

31 Respostas to “Quem Quer, Ganha!”

  1. Parvo Na Cadeira Says:

    Estamos a falar da TVI pós Big Brother… de que estavas à espera? =P

  2. psig Says:

    lololllllooll acho que não havia necessidade de estragarem o concurso=P até era engraçado=p

  3. Charlotte_gray Says:

    “Ou o que interessa é que toda a gente telefone para lá, para ganhar com os telefonemas, o triplo do dinheiro que é dado?” –> Sim. Só para veres, já me aconteceu adivinhar a palavra *sem ver a pirâmide*! À apresentadora só falta, literalmente, dizer a palavra. Acho que nesse dia ouvi-a a dizer algo do tipo “Bom, não são os velhos, mas sim os [idosos, pensei logo]… e já não ajudo mais [pois claro que não, mais ajuda só proferires a palavra sem som, tipo leitura labial :P]. E depois vi que as letras também já lá estavam praticamente todas! Enfim, o € das chamadas é que conta, naturalmente. Mas também já reparei que apanho sempre mais pessoas de idade a ligar para lá… não sei se foi por acaso ou se há algum critério…

    Anyway, o programa irrita-me solenemente. =|

  4. psig Says:

    A pessoa não tem de dizer nada quando liga para lá, só os números é que ficam registados, portanto, é seleccionado aleatoriamente, ou por ordem de chamada… o que acontece é ligarem mais as pessoas que estão em casa aquela hora, o que muitas vezes, são os idosos…

    Isto claro, se eles não simularem a chamada sem darem o prémio a ninguém (sabe-se lá!)

    O programa até podia ter piada, se não parecesse tratar toda a gente como crianças de 3 anos, ou iletrados=ss

  5. ELISABETE CUNHA Says:

    Observando o mecanismo do programa ,chego a conclusão de que os progamas de TV são iguais em todos os paises.Aqui no Brasil tem um programa parecido chamado de SHOW DO MILHÃO onde aconteceram coisas parecidas.Tratam as pessoas como debéis só para manter o IBOP alto.Pior é que muita gente assiste!!!Será que a idiotice está globalizada??

  6. psig Says:

    Pois, em todo o lado deve haver qualquer coisa parecida. As vezes custa um pouco a perceber porque não aproveitam estas coisas pelo seu lado bom…mas não, preferem mesmo “globalizar a idiotice”=S

  7. Darkenlightened Says:

    E agora fazem o mesmo no Limbo (RTP1). Acho absolutamente injusto o facto de ganharem mais que os concorrentes propriamente ditos e nem precisarem pensar.

  8. [ CJT ] Says:

    “Não seria suposto este tipo de programas ter como objectivo colocar as pessoas a pensar?”

    AhAhAhAhAh!!! Não…

  9. Anna Says:

    Estive aí em Portugal duas vezes, no primeiro ano assisti o programa e adorei, me divertia mesmo com o jogo, mais ainda quando trocavam a ordem das sílabas.
    Nesse ano,quando voltei praí, procurei assistir o programa novamente, e… poooxa, realmente… ficou boboca! Com tantas dicas, fica quase ridículo!

  10. Anna Says:

    Ainda assim é melhor que “Roda Você”!

  11. ELISABETE CUNHA Says:

    Não presta, não assistam ! Tenham atitude!

  12. filipe Says:

    O zé povinho é iletrado, inculto, analfabeto, estúpido, crente,etc,

  13. No_Nick Says:

    Eu tou-me bem a lixar para o Grau de dificuldade dos jogos interactivos (o que não é nenhum mesmo), agora o que é certo é que QUERO ganhar pelo menos algum dinheiro e NUNCA CONSSEGUi ser eu o sortudo nesse Programa =O

    Se alguém souber qual é o momento certo que as apresentadoras tanto dizem para agente ligar, podiam dizer =D Sim porque eles secalhar nem mudam o momento certo.. programam sempre para a mesma hora e minutos…

    Podiamos descubrir isso, se todos nós consseguissemos falar com alguem que tenha ganho o prémio, ou mesmo conhecece-mos (não é impossível) Se algém quizer colaborar !!! Temos que desvendar isto, e começar a consseguir ganhar dinheiro !!! xD

  14. paula Says:

    este programa e espetacular mas podia ter mais vezes com os mais novos pk eles tabem precisam d tr alguma animacao e eu falo assim pk o minha filha nao perde uma unica ves o programa e diz sempre isto mas tou a falar do minha filha k tem 12 anos os adolesentes tabem gosta nao sao so os mesmo pequeninos.
    espero k leiam este komentario kom muita atencao.
    kuando fizerem um assim lebrem se da minha filha o email ja sabem. obrigada pela vosa atencao

  15. marisa Says:

    sou madeirense e vejo frequentemente o programa e é raro receberem um telefonema da madeira! essa selecçao de numeros aleatorios tem mt k contar.

  16. bita Says:

    custa me acreditar que alguma vez tenham ligado para os telemoveis!!pke são kuase sempre idosos atender,e o som é muito bom,é sempre o telef fixo,ñ acham?

  17. jenny Says:

    gosto do programa, nao suporto de maneira nenhuma a patricia como apresentadora ainda ta muito verde diz a palavara AHHH 10 vezes numa frase ela precisava era de apostar em aulas de fala, a leonor é um amor, e uma excelente apresenatdora, volta depressa!!!

  18. marcia Says:

    no dia 3 de janeiro vou jogar quem quer ganha

  19. Fabio Says:

    Boas…
    Por acaso no dia 5 de Janeiro vou concorrer no Quem Quer Ganha…
    Depois digo como foi a experiencia…

  20. Fabio Says:

    E ja agora sabem se quem participa mas nao chega a’ piramide final ganha alguma coisa??

  21. Catarina Says:

    Sou da opinião que o programa deveria apostar em trocar de apresentadora.
    Julgo que apresentadora já deu tudo o que tinha para dar.
    Neste momento o excesso de à vontade da Leonor Poeira, dos câmara entre outras pessoas que envolvem a produção do programa, acabaram por tornar o “Quem Quer Ganha” num verdadeiro circo.
    Este tipo de comportamento, têm vindo a desencadear distracções entre colegas levando a erros inadmissíveis, tais como: colocar a palavra bónus direita em vez de a colocar com as letras trocadas, dizer ao participante que acertou na palavra quando o mesmo acrescentou erradamente um “r” a mais no final da palavra tornando-a invalida e o mesmo ser desclassificado apenas depois de o programa terminar, uma participante dizer a palavra errada “desfila” em vez de desfile, e por sua vez a Leonor insistir 3 vezes para ela dizer a palavra correcta, infringindo desta forma o regulamento… enfim, um cem fim de anomalias que neste momento têm vindo a ocorrer diariamente.
    Inadmissível é também o assunto de todos os dias, serem as irmãs, o filho, o marido, as lides domésticas da apresentadora, etc.
    Os comentários que se ouvem constantemente neste momento sobre o “Quem Quer Ganha” são degradantes e desanimadores.
    Haja bom senso, coloquem ordem no programa, apostem noutra apresentadora ou simplesmente dêem a reforma ao “Quem Quer Ganha”.

  22. mafalda Says:

    eu gostava de participar no quem quer gannha de criancas.

  23. Manuela Says:

    Concordo plenamente com o que está aí escrito !
    O programa podia ser divertido, bastava a apresentadora (Leonor Poeiras) não ser tão chata, e não dar tantas, tantas, tantas pistas para o jogo de casa. Torna-se mesmo chato estar quase todo o programa a ouvi-la a dar pistas para um palavra ÓBVIA , (até mete nervos). Deve pensar que as pessoas lá de casa são burras. Atenção eu estou a falar nomeadamente da apresentadora, apesar de saber que ela só faz e só diz o que lhe mandam.

  24. MAFALDA Says:

    eu gosto muito de ver a apresentadora (leonor poeiras) axo que tenm desenvolvido um bom trabalho. a minha mae é uma pessoa com problemas nervosos e quando conmeça o programa a minha mae pede para nos mudar-mos para ver a leonor por isso deixem as pessoas fazerem o trabalho a maneira delas… beijinhos leonor.

  25. Daniela Says:

    O quem quer ganha é muito divertido para todas as idades.É um programa da tvi muito engraçado!!!!!!!!

  26. rui brás antunes Says:

    olá eu sou o rui tenho 11 anos e adoro ver o quem quer ganha adoro adoro a apresetadora gosto muito e tenho uma dúvida ae participar alguma criança o que que ganha sem dúvida que há muita gente que gosta de ver quem quer ganha e vou tar sempre a aapoiar-vos
    beijinhos e abraços rui

  27. doriana Says:

    olá eu sou oa doriana tenho 12 anos venho de portgal
    e acho que o programa é giro e tal acho que faz o programa muito bem e o contrário que a catarina não gostei nada do que disse mas acho que a apressentadora leonor poeiras adoro-te leonor poeiras nunca te vou esquecer de ti nem do teu programa e leonor poeiras não ligues á catarina porque ela não sabe o que diz a catarina não presta

  28. doriana Says:

    no caso da catarina ela é uma sonsa e uma estúpida

    a catarina não prestaaaaaaaaaaaaaaaa
    puta
    puta
    e puta

  29. doriana Says:

    odei-o a catarina


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: