M. Night Shyamalan – Lady in the Water

Apesar dos imensos posts que surgirão pelo wordpress acerca de M. Night Shyamalan, com a estreia de Lady in the Water, não resisto, também eu, a deixar algumas palavras sobre o filme e sobre o próprio Shyamalan.

Talvez seja eu suspeita, porque me considero fã das suas obras. Mas, e arriscando-me a ser também eu criticada: gostei bastante do filme.

Não esperemos um filme de terror, não esperemos assustar-nos. Para mim, o filme é simplesmente o que é: um conto de fadas recheado de humor.

De algumas criticas que tenho lido por aí, o filme é visto por muitos como somente uma “birra” de Shyamalan, que pretende criticar a todo o custo os críticos de filmes. E sim, ele critica-os. Porque não, dizer o que bem lhe apetece? Vejo um pouco, como um acto de coragem, de quem não se importa do que poderão dizer de mal, ao invés de um acto de birra ou vingança.

Uma das coisas que mais admiro nos seus filmes, prende-se com a aura de mistério em que nos consegue envolver. Não acho que este seja a excepção, muito pelo contrário. Apesar das inúmeras cenas que nos fazem rir, não senti que quebrassem a aura de mistério, mas sim que a conseguiam complementar. Um mundo de fantasia, de história de encantar, um mundo inocente, mas que em simultâneo consegue ser negro. Nos filmes de suspense ou terror, que pretendem apanhar-nos pela sensação de susto, o humor nitidamente quebra o ritmo do filme, e consegue, por vezes, estragá-lo. Este não é um desses filmes.

Não esperemos mais um famoso twist, como em O Sexto Sentido, mas simplesmente um conto de fadas, contado aos adultos. Há que salientar, o brilhante papel levado a cabo por Paul Giamatti, a atitude cómica, de um homem que após perder o que mais amara, se dedica a ajudar os outros. Um homem que acredita de imediato que um conto de fadas pode ser real, e que faz tudo para que o consiga desvendar.

 

A leveza das personagens em acreditar que se trata de uma história real, mostra, quanto a mim, um lado inocente de esperança que deveria restar em cada um de nós.

Quanto ao gosto de Shyamalan em aparecer nos seus próprios filmes, tantas vezes criticado como narcisismo: qual o mal em gostar de dar vida às nossas criações? Fazer algo, e dar a cara pelo trabalho feito, é quanto a mim, mais uma prova de coragem.

Lady in the Water não é um filme perfeito, obviamente. Mas é um filme bem feito.

Poderá não ser um filme sério. Serão sérios os contos de fadas?

Colocando os vários filmes de Shyamalan por ordem de preferência, penso que dificilmente algum destronará O Sexto Sentido. O filme marcou uma era e todos recordamos a primeira vez em que o vimos. Seguidamente colocaria Lady in the Water e The Village, num patamar muito aproximado. (Duas brilhantes representações de Bryce Dallas Howard). Signs ficaria um pouco para trás, nunca me tendo convencido como os restantes. E por fim Unbreakable, que apesar de uma boa história, não teve em mim o impacto que os outros conseguiram ter. (Como costumo dizer, há filmes que nos chamam a atenção, outros nem por isso, independentemente da sua maior ou menor qualidade).

Psicologicamente Narf…

17 Respostas to “M. Night Shyamalan – Lady in the Water”

  1. Parvo Na Cadeira Says:

    A apontar também que ele devia ter mudado de nome antes de entrar na indútria do cinema :X

    Mas pronto, foi porreiro o filme ^^

  2. psig Says:

    porque não é Shy?=X=X

  3. bluesboy Says:

    Story =)

    Foi fixolas o filme… sobretudo pela mistura de humor e mistério… apesar de eu, onde vi (Alvaláxia), ter uns caramelos perto de mim a rirem-se que nem animais… nem 8 nem 80, lol!

  4. psig Says:

    lollll é tão irritante pple a incomodar nos cinemas..Eu vi no Vasco, nem foi mau nesse aspecto=)

  5. ELISABETE CUNHA Says:

    Psig, qual a nacionalidade do filme? Pois não consegui encontra-lo no circuito de cinema brasileiro.Pelo menos aqui na Bahia não está em exibição.Geralmente os lançamentos mundiais passam em paralelo aqui no Brasil. Boa semana!

  6. psig Says:

    O filme foi distribuido pela Warner Bros, segundo o site deles está também em exibição no Brasil. Se calhar não está é na Bahia…*

  7. ELISABETE CUNHA Says:

    Obrigada pela atenção, vou procurar se está no circuito comercial aqui de Salvador. Grata!

  8. ELISABETE CUNHA Says:

    Psig: Encontrei o filme “A DAMA NA ÁGUA” veio para o circuito comercial brasileiro literalmente com o título traduzido. Vou tentar assisti-lo ainda hoje. Gosto muito dos filmes de Shymalan.

  9. psig Says:

    ahahah pois, aqui está traduzido como “A Senhora da Água”

    ehhee bom filme😉

  10. acrisalves Says:

    eu adorei o Lady in the Water😀

  11. psig Says:

    yay mais uma xDDDD

  12. ELISABETE CUNHA Says:

    Desliguei-me e viajei totalmente no filme! valeu!

  13. psig Says:

    ehehe fico contente por teres gostado da recomendação😉

  14. Andre Filipe Says:

    Ainda não vi, mas vou tentar não deixar escapar a oportunidade. Belo comentário ao filme🙂

  15. Ana Ria Says:

    De facto a minha opinião acerca do “Senhora da Água” é bastante diferente. Na verdade, concordo com a posição dada ao sexto sentido, mas jamais na comparação com a vila. A vila foi sem duvida alguma dos melhores filmes que já vi. Penso que este realizador fica marcado pela oscilação, e isto porque o sinais foi também a meu ver uma completa desilusão…não ficando um pouco, mas mutio aquém, e nesse patamar é que colocaria a sra da água.

  16. Eduardo Says:

    Vi o filme e achei mto bom , assim como todos os outros filmes de Shyamalan(principalmente a vila) . Hoje , ele é meu cineasta favorito , não pq todos seus filmes são brilhantes, mas pq ele foge da mesmice do cinema , principalmente norte-americano , de hoje em dia! Palmas para Night!!!

  17. zeke Says:

    Os filmes deste tipo oscilam entre a realidade de Unbreakable ou The Village , e a FC de Signs, Sixth Sense ou Lady in the Water. O próximo filme aposto k vai ser algo mais real, sem fadas, monstros ou afins.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: